Faça Parte

Guia do Campeonato Mineiro 2016

Neste mês, inicia-se oficialmente a temporada 2016 para vários clubes do Brasil. Em Minas Gerais não será diferente, já que, no próximo dia 31, será dado o pontapé inicial no Campeonato Mineiro 2016. A final está marcada para os dias 1 e 8 de maio. A competição, que chega a sua centésima segunda edição, é uma das mais importantes do país e manterá o regulamento dos anos anteriores.

Serão 12 equipes, sendo que cinco já conquistaram o título e um disputará a elite pela primeira vez. Tanto na parte de cima, quanto na parte de baixo da tabela, os clubes lutarão por diferentes objetivos e o campeonato promete ser bem disputado. Confira como chegam às equipes e a expectativa de cada uma na competição:


América Futebol Clube

Cidade: Belo Horizonte
Estádio: Raimundo Sampaio (Independência)
Melhor campanha: Campeão (15 títulos)
Campanha em 2015: 5ª colocação
Objetivo: Título

Recém-promovido à Série A do Campeonato Brasileiro, o América-MG chega motivado para a disputa do Campeonato Mineiro. Tendo conquistado a competição pela última vez em 2001, o clube tenta quebrar o jejum para voltar a comemorar o título estadual. Desde 2005 - quando o Ipatinga conquistou o título - não temos um campeão que não seja Cruzeiro ou Atlético-MG, e a equipe favorita a quebrar a hegemonia dos grandes é justamente o outro time de Belo Horizonte.

Planejamento e pré-temporada: Após uma ótima campanha na Série B, vários jogadores ganharam visibilidade e deixaram o América-MG. As principais baixas no elenco são Richarlison e Marcelo Toscano, sendo que o primeiro se tornou a venda mais cara da história do clube ao assinar com o Fluminense. Ao todo, dos titulares da última temporada, apenas três permaneceram. Com novidades, a equipe se apresentou no dia 5 de janeiro, e foram contratados 13 reforços. Nos dois jogos-treino realizados na pré-temporada, contra Minas Boca e Formiga, o coelho venceu ambos pelo placar mínimo. A estreia do América será no dia 31/01, contra o Tupi, em casa. Antes disso, o coelho enfrenta o Figueirense, no dia 28/01, pela Liga Sul-Minas-Rio ou Primeira Liga.
Associação Atlética Caldense

Cidade: Poços de Caldas
Estádio: Municipal Dr. Ronaldo Junqueira (Ronaldão)
Melhor campanha: Campeão (2002)
Campanha em 2015: Vice-campeão
Objetivo: Vaga na Série D

Em 2015 a Caldense ganhou repercussão nacional após campanha surpreendente no Campeonato Mineiro, chegando a final e dando trabalho para os grandes. Tal campanha, fez com que a equipe garantisse a classificação para a Série D do Campeonato Brasileiro no mesmo ano, quando quase conseguiu o acesso para a Série C. Nesta temporada, o time do sul do estado, tentará repetir a façanha no estadual anterior. Contudo, o objetivo principal será conseguir novamente uma vaga na Série D do Brasileirão.

Planejamento e pré-temporada: A Veterana, como é conhecida a equipe, apostou em montar um elenco cheio de jogadores experientes. Bastante diferente em relação ao time da última temporada, os jogadores iniciaram a preparação no dia 1º de dezembro. No mesmo mês, no primeiro teste da equipe, contra o Guarani de Campinas, a Caldense foi derrotada por 3 a 2. Depois de ter o jogo-treino contra o RB Brasil cancelado por causa das chuvas, a equipe enfrentou o Itapirense e venceu por 1 a 0. Contra Santo André e XV de Piracicaba, venceu por 2 a 1 e empatou em 0 a 0, respectivamente. A estreia da Caldense será no dia 31/01, contra o Boa Esporte, em casa.

Boa Esporte Clube

Cidade: Varginha
Estádio: Municipal Prefeito Dilzon Luiz de Melo (Melão)
Melhor campanha: 4ª colocação (2014)
Campanha em 2015: 7ª colocação
Objetivo: Classificação às semifinais

Após um ano decepcionante em 2015, o Boa Esporte tenta se reerguer nessa temporada. Com apenas 31 pontos e vice-lanterna no Campeonato Brasileiro da Série B, o clube foi rebaixado e disputará a Série C em 2016. Contudo, antes disso, a equipe disputa o Campeonato Mineiro. Diferente do estadual de 2014, quando o clube teve a sua melhor campanha da história, na última participação a equipe de Varginha foi bastante irregular e ficou de fora da semifinal.

Planejamento e pré-temporada: Com um elenco reformulado após o rebaixamento, a diretoria fez várias contratações, além de integrar alguns jogadores da base ao plantel principal. Apostando em jogadores jovens, o time tem uma das médias de idade mais baixas da competição, apenas 22 anos. A equipe foi uma das últimas, entre as do interior, a iniciar a pré-temporada. O calendário apertado por causa da disputa da Série B fez com que o Boa Esporte começasse a preparação apenas no dia 5 de janeiro. Nos jogos-treino contra a seleção de Nepomuceno e o Perdões - equipes amadoras -, venceu ambos por 3 a 0. Já no último jogo-treino, venceu o Formiga, por 1 a 0. A estreia do Boa Esporte será no dia 31/01, contra a Caldense, fora de casa.

Clube Atlético Mineiro

Cidade: Belo Horizonte
Estádio: Raimundo Sampaio (Independência)
Melhor campanha: Campeão (43 títulos)
Campanha em 2015: Campeão
Objetivo: Título

Maior vencedor na história da competição e um dos grandes do estado, o Atlético-MG sempre é um dos favoritos ao título, e nesta temporada não será diferente. Atual campeão, o Galo tentará defender o posto, podendo chegar a sua 44ª conquista. Para isso, terá que superar os seus rivais Cruzeiro e América-MG, principais concorrentes na luta pelo bicampeonato. Disputando outras duas competições simultâneas, a Libertadores e a Liga Sul-Minas-Rio, o clube prioriza o torneio continental.

Planejamento e pré-temporada: Após demitir Levir Culpi, a equipe inicia o estadual sob o comando do estrangeiro Diego Aguirre. Josué, Cárdenas, Emerson Conceição, Pedro Botelho e Danilo Pires deixaram o clube, porém, a base do time vice-campeão brasileiro foi mantida. A diretoria buscou contratações pontuais e Hyuri, Cazares e Erazo chegaram. Com a pré-temporada iniciada no dia 04/01, parte da preparação foi disputando a Flórida Cup, onde o Galo conquistou o primeiro título de 2016. As duas vitórias, contra Schalke 04 e Corinthians, serviram para mostrar que a equipe chega forte para a temporada. A estreia do Atlético-MG será no dia 31/01, contra o Uberlândia, fora de casa. Antes disso, o Galo enfrenta o Flamengo, no dia 27/01, pela Liga Sul-Minas-Rio ou Primeira Liga.

Clube Atlético Tricordiano

Cidade: Três Corações
Estádio: Elias Arbex
Melhor campanha: Nunca disputou a elite
Campanha em 2015: Vice-campeão do Módulo II
Objetivo: Se manter na elite

Com apenas nove anos de história, o Tricordiano disputará pela primeira vez o Módulo I do Campeonato Mineiro. Após conquistar o vice-campeonato do Módulo II, o clube fará com que a terra do Rei Pelé tenha um representante na elite do futebol mineiro 22 anos depois. Uma curiosidade importante é que o clube foi fundado em 2007 para substituir outro time de Três Corações. Desde então, a cidade os abraçou e hoje eles tem uma das melhores médias de público do interior, o que será fundamental para que o clube faça bonito na competição.

Planejamento e pré-temporada: O acesso inédito do Tricordiano fez com que a cidade e o clube se adequassem para cumprir todas as exigências da Federação Mineira de Futebol (FMF). Devido à reforma e ampliação do estádio Elias Arbex, a equipe de Três Corações optou por fazer a pré-temporada no município de Elói Mendes, também no sul do estado. Foram anunciados 29 reforços e, apenas três jogadores do elenco fizeram parte da campanha do acesso. A equipe realizou dois jogos-treino contra equipes amadoras de Varginha, vencendo um e empatando o outro. Após os dois primeiros testes, a diretoria demitiu Ney da Matta, que vinha preparando a equipe para a competição. Josué Teixeira assumiu o comando da equipe, e a primeira impressão do treinador foi boa, já que a equipe venceu por 5 a 0 o Arsenal de Venda Nova em um jogo-treino. A estreia do Tricordiano será no dia 31/01, contra o Guarani-MG, em casa.

Cruzeiro Esporte Clube

Cidade: Belo Horizonte
Estádio: Governador Magalhães Pinto (Mineirão)
Melhor campanha: Campeão (38 títulos)
Campanha em 2015: Eliminado nas semifinais
Objetivo: Título

Na última participação, o Cruzeiro acabou caindo precocemente, ficando de fora da final. Porém, nesse começo de ano as expectativas são boas, já que a equipe se recuperou no segundo semestre conseguindo uma das melhores campanhas no segundo turno do Brasileirão. Nesta temporada, já que o time não disputa a Libertadores, a pressão da torcida será ainda maior por uma boa campanha.

Planejamento e pré-temporada: Nesta temporada, o Cruzeiro contará com a maioria dos jogadores titulares do último Campeonato Brasileiro, com a exceção de Marquinhos e Willians - que foram envolvidos nas negociações por Fabrício e Marciel, respectivamente. Alguns reservas não tiveram o contrato renovado e outros saíram por empréstimo, porém, eram pouco utilizados e não devem fazer tanta falta. Foram contratados: Sanchez Miño, Bruno Nazário, Douglas Coutinho, Rafael Silva, Matías Pisano e Marciel. Além, claro, de Deivid que já havia sido anunciado como novo treinador. Com pré-temporada iniciada no dia 05/01, a equipe foi derrotada no primeiro jogo-treino, contra o Vila Nova-MG. Porém, no amistoso contra o Rio Branco-ES, o Cruzeiro se recuperou e venceu por 2 a 0. A estreia do Cruzeiro será no dia 31/01, contra o URT, em casa. Antes disso, a Raposa enfrenta o Criciúma, no dia 27/01, pela Liga Sul-Minas-Rio ou Primeira Liga.

Guarani Esporte Clube

Cidade: Divinópolis
Estádio: Waldemar Teixeira de Faria (Farião)
Melhor campanha: Vice-campeão (1961)
Campanha em 2015: 10º colocado
Objetivo: Se manter na elite

Desde 2013, quando ficou na 6ª colocação, o Bugre não faz uma campanha razoavelmente boa. Em 2015, pelo segundo ano consecutivo, o clube fez a pior campanha entre as equipes que se mantiveram na elite. Lutando contra o rebaixamento, escapando nas últimas rodadas, a equipe espera não passar pelo mesmo sufoco nessa temporada.

Planejamento e pré-temporada: A equipe optou em realizar parte da pré-temporada no interior de São Paulo, onde realizou quatro jogos-treinos. No primeiro deles, contra o Ituano, foi goleado por 4 a 1. Na sequência o Bugre seguiu sem vitórias, empatando com o Atlético Sorocaba, em 0 a 0, e perdendo para o São Bento, por 1 a 0. Por fim, contra o São Bento novamente, a equipe empatou em 0 a 0. A estreia do Guarani-MG será no dia 31/01, contra o Tricordiano, fora de casa.

Tombense Futebol Clube

Cidade: Tombos
Estádio: Antônio Guimarães de Almeida (Almeidão)
Melhor campanha: 3ª colocação (2013)
Campanha em 2015: Eliminado nas semifinais
Objetivo: Classificação às semifinais

Em 2016, pelo quarto ano consecutivo, o Gavião disputará o Módulo I. E o clube tem feito bonito no Campeonato Mineiro. Desde que conseguiu o acesso para a elite do estadual, em 2012, o Tombense tem dado trabalho na competição. Tendo chegado a semifinais duas vezes nos últimos três anos, a equipe buscará novamente uma classificação à segunda fase. Na última participação, a equipe de Tombos bateu na trave de chegar à final inédita, foi eliminada para a Caldense. Já na Série C, em 2015, a equipe não empolgou e se quer brigou por acesso, também não correu riscos de rebaixamento ficando no meio da tabela.

Planejamento e pré-temporada: Após a campanha razoável na Série C, a diretoria fez uma reformulação, poucos jogadores da temporada passada permaneceram. Em um torneio amistoso realizado em Muriaé, o Tombense perdeu para o Volta Redonda-RJ, por 3 a 1, e para o Nacional-MG, nos pênaltis, ficando em último no quadrangular. Na sequência perdeu outros dois jogos-treinos, contra o Democrata-MG e Atlético-ES, por 2 a 1 e 1 a 0, respectivamente. No último jogo-treino, enfrentou outra equipe capixaba e empatou com o Estrela do Norte-ES, por 0 a 0. A estreia do Tombense será no dia 31/01, contra o Villa Nova-MG, fora de casa.

Tupi Football Club

Cidade: Juiz de Fora
Estádio: Municipal Radialista Mário Helênio (Helenão)
Melhor campanha: Vice-campeão (1933)
Campanha em 2015: 9ª colocação
Objetivo: Classificação às semifinais

Após baixo rendimento no Campeonato Mineiro 2015, o Galo Carijó conseguiu feitos históricos na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro da Série C, conquistando o acesso para a Série B na temporada passada. Contudo, no entanto, o clube tentará voltar a ser um dos protagonistas também em seu estado. Sem disputar as semifinais desde 2012, o objetivo da equipe será quebrar esse jejum.

Planejamento e pré-temporada: A diretoria manteve boa parte dos jogadores que conquistaram o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro e a principal mudança em relação ao elenco de 2015, foi à saída do treinador Leston Júnior - que deixou o Tupi para assumir o Remo. Junior Lopes, técnico que levou o Tombense às semifinais na temporada passada, assumiu o comando da equipe. O novo comandante terá a missão de usar o estadual, para avaliar o elenco e preparar o Tupi para a disputa da Série B. Nos testes da pré-temporada, a equipe teve bom rendimento, vencendo todas. Nos jogos-treinos contra América do Progresso e Minas - equipes amadoras - venceu por 5 a 0 e 2 a 0, respectivamente. Contra o Tigres-RJ, em Xerém, venceu por 4 a 1. Por fim, venceu o Bonsucesso-RJ, 1 a 0. A estreia do Tupi será no dia 31/01, contra o América-MG, fora de casa.

Uberlândia Esporte Clube

Cidade: Uberlândia
Estádio: Municipal Parque do Sabiá
Melhor campanha: 3ª colocação (1968 e 1986)
Campanha em 2015: Campeão do Módulo II
Objetivo: Vaga na Série D

Depois da boa campanha, que garantiu o título do Módulo II em 2015, o Uberlândia está de volta à elite do futebol mineiro. Recentemente o clube firmou parcerias, que prometem viabilizarem o crescimento do clube, Wagner Ribeiro e Neymar (pai) estão entre alguns dos investidores. Sendo assim, o clube inicia o Campeonato Mineiro com ambição, almejando não apenas a permanência na elite, mas também uma vaga nas competições nacionais.

Planejamento e pré-temporada: O elenco se apresentou no dia 1º de dezembro. Já a pré-temporada foi bastante conturbada, a torcida fez protestos, após as derrotas nos jogos-treinos para Comercial, por 2 a 1, e duas vezes para o Itumbiara-GO, por 1 a 0. Na sequência, enfrentou a Patrocinense e o Botafogo-SP, onde venceu, por 3 a 1, e empatou por 2 a 2, respectivamente. A estreia do Uberlândia será no dia 31/01, contra o Atlético-MG, em casa.

União Recreativa Dos Trabalhadores (URT)

Cidade: Patos de Minas
Estádio: Zama Maciel
Melhor campanha: 3ª colocação (2005)
Campanha em 2015: 8ª colocação
Objetivo: Se manter na elite

Desde que conseguiu o acesso, em 2013, a URT vem sendo apenas coadjuvante na elite do futebol mineiro. As duas últimas participações do clube foram frustrantes, brigando e se salvando de ser rebaixado nas últimas rodadas. Nesta temporada a equipe tentará evitar, pelo terceiro ano consecutivo, o rebaixamento no estadual.

Planejamento e pré-temporada: A URT foi outro clube que trocou de técnico antes do início do campeonato, Edson Porto foi demitido junto com toda comissão técnica, ainda sob comando do ex-treinador a equipe foi derrotada para o Crac-GO, por 2 a 1, no primeiro jogo-treino. Com Ademir Fonseca, que foi contratado para comandar a equipe, a URT venceu o Uberaba, por 1 a 0, e perdeu o clássico contra o Mamoré, também por 1 a 0. A estreia do URT será no dia 31/01, contra o Cruzeiro, fora de casa.

Villa Nova Atlético Clube

Cidade: Nova Lima
Estádio: Municipal Castor Cifuentes
Melhor campanha: Campeão (5 títulos)
Campanha em 2015: 8ª colocação
Objetivo: Vaga na Série D

Sendo um dos mais tradicionais em seu estado, ficando atrás apenas dos clubes da capital em títulos estaduais, o Leão do Bonfim busca retomar os dias de glória. Porém, atualmente, o clube de Nova Lima está longe de repetir as conquistas das décadas de 30 e 50. Apesar da péssima campanha na Série D, sendo eliminado na 1ª fase em 2015, a equipe busca conseguir uma boa participação no Campeonato Mineiro para voltar a disputar a competição nacional.

Planejamento e pré-temporada: Com problemas financeiros, a diretoria buscou investidores, para montar o elenco. Mesclando vários conhecidos no futebol brasileiro e jovens que vieram das categorias de base, os jogadores se apresentaram no dia 1º de dezembro. Nos jogos-treinos realizados, a equipe conquistou bons resultados, vencendo Cruzeiro e Minas Boca, por 2 a 1 e 2 a 0, respectivamente. A estreia do Villa Nova-MG será no dia 31/01, contra o Tombense, em casa.

Regulamento
Inspirada na ''orelhuda'' da UCL, a taça será concedida ao Campeonato Mineiro 2016 (Foto: Divulgação/FMF)
Na primeira fase, serão 12 equipes participantes que se enfrentam em turno único. No fim das 11 rodadas, os quatro melhores classificados avançam para a semifinal com vantagem para os dois primeiros da fase de classificação. Nas semifinais, se enfrentam o 1º contra o 4º e o 2º contra o 3º colocado da primeira fase, em duas partidas por confronto. A final também será decidida em duas partidas. Os dois últimos da fase de classificação serão rebaixados para o Módulo II. A capacidade mínima dos estádios que ir receberam semifinal e final deve ser de 10.000 torcedores.

1ª rodada (31 de janeiro)
17h - Cruzeiro x URT – Mineirão
17h - Caldense x Boa Esporte –  Ronaldão
17h - Tricordiano x Guarani-MG –  Elias Arbex
17h - Villa Nova-MG x Tombense – Castor Cifruentes
19h30 - América-MG x Tupi-MG – Independência
19h30 - Uberlândia x Atlético-MG – Parque do Sábia

Clique aqui e confira a tabela divulgada pela Federação Mineira de Futebol (FMF).

Por: Marcelo Júnior || Twitter: @marcelinjrr

Postar um comentário

0 Comentários