Faça Parte

Briga contra a queda e alívio no final. Balanço do Náutico na Série B 2020

O drama do time alvirrubro na Série B que acabou com um final feliz e com lições a serem tiradas 

O apito final na partida de ontem entre Cruzeiro e Náutico sem dúvida alguma foi muito comemorado pelos torcedores alvirrubros, o empate em 0x0 serviu para garantir o Timbu na Série B de 2021. De fato, a permanência na Série B deve ser comemorada pelo torcedor alvirrubro por todo um contexto que mostrava que o Náutico não iria conseguir evitar o rebaixamento. Hélio dos Anjos quando chegou para assumir o comando técnico da equipe alvirrubra  o clube estava a 8 pontos de sair da zona do rebaixamento e com 86% de risco de queda. A missão difícil se tornou possível a ponto do clube acabar com qualquer risco de queda faltando uma rodada para o término da competição. 

Foram inúmeros erros que fizeram o Náutico brigar até o fim para não cair, o principal deles talvez tenha sido com o deslumbramento da conquista da Série C de 2019. O elenco era modesto e tinha jogadores do time titular que nitidamente não tinham condições de jogar uma Série B e mesmo assim a diretoria junto com o então técnico do Náutico Gilmar Dal Pozzo decidiram renovar o contrato de vários deles como o de Josa, Lombardi e Diego Silva, por exemplo, que nem chegaram ao final da atual temporada. Não só isso, com a nitidez da incapacidade do elenco e com a briga contra o rebaixamento à Série C já iniciada, o Náutico foi ao mercado para se reforçar e trouxe jogadores extremamente questionáveis como Dudu, Marcos Vinicius, Igor Miranda, Matheus Trindade e Renan Foguinho, nenhum deles foram titulares e até agora o torcedor se questiona o porque da vinda deles. 

Hélio sem dúvidas é o grande responsável por essa virada de chave do Náutico, mas a contratação do treinador não era um desejo da diretoria que flertava com o nome de Marquinhos Santos e só acertou com Hélio após ouvir opiniões vindas de fora, por pessoas que não trabalham no clube mas que já são conhecidos nos bastidores. Abrir a cabeça para ouvir opiniões alheias a da diretoria foi sem dúvida essencial para evitar a queda do clube para a Série C novamente.

                                           Foto: Caio Falcão/CNC

Para próxima temporada tem que haver uma reformulação no elenco além de um maior critério na hora das contratações de novos atletas afim de evitar os mesmos erros de 2020 e uma possível nova briga contra o rebaixamento. A renovação de Hélio dos Anjos deve ser imediata para que o treinador junto com a diretoria possam montar o planejamento para 2021 onde o clube não participará da Copa do Nordeste e nem da Copa do Brasil. Que a diretoria do Clube Náutico Capibaribe tenha aprendido a lição.

Postar um comentário

0 Comentários