Faça Parte

Avaí, meu Avaí

Olá a todos que seguem o blog "Linha de Fundo" e aos torcedores Avaianos! Hoje, escrevo essa matéria não como comentários pré-jogo ou pós-jogo, mas como um torcedor do Leão, para falar da atual situação do nosso time. Mas antes de falar da nossa situação, falarei das conquistas e vitórias, da torcida que me enche de orgulho e de tudo o mais que me vier em mente enquanto escrevo esse texto.  


"Não dá para esquecer o seu belo passado
Mas a hora é presente"


Como é torcer para o Avaí?


Para muitos torcedores do Leão da Ilha, torcer para o Avaí é algo inexplicável. O time sempre é capaz de surpreender a torcida: quando você menos espera, o Avaí faz algo inacreditável. Não há nada de excepcional, mas se eu tivesse que descrever essa minha paixão, descreveria da seguinte maneira: eu choro, sorrio, às vezes até rio. Quase sempre bate um nervosismo quando o time não está bem, mas não consigo deixar de torcer para esse time, que tem belas conquistas e belas vitórias. A torcida já testemunhou muitas vitórias do Leão. 

By the way, falando em torcida ... como não ser orgulhar dessa bela torcida? Aquela torcida que ao mesmo tempo que vibra, cobra do time. E a torcida organizada? O time pode estar perdendo de 3 x 0, que eles estarão lá cantando e apoiando até o apito final. A torcida do Leão é vibrante. E quando essa torcida explode de comemoração quando o Avaí faz gol? Simplesmente, não tem explicação. Ser Avaí é quase uma religião e a Ressacada é a nossa casa. 

Meu recado é: nos melhores e nos piores momentos, estaremos com ti, Leão. Não importa se os jogadores jogam pela camisa ou não, não importa o que digam por aí, seu passado é belo, e a atual situação não vai destruir tudo o que já foi conquistado. Nessa atual (e pior) fase do Avaí, mostramos que não vivemos só por títulos, não somos o tipo de torcedor que só apoia o time quando esta lutando por uma conquista. Vide a atual situação no campeonato catarinense. NÃO somos um time pequeno só porque estamos lutando para não cair no estadual. Reconheço, é triste. Mas são fases. Eu acredito, do fundo do meu coração, que o Avaí irá reagir. Respeito aquele torcedor mais pessimista que acredita que o time vai cair e que esse time não presta. Respeito totalmente todas as opiniões. Mas eu prefiro acreditar que o Avaí vai mostrar toda sua força - aquela força que sempre mostrou. 

Seja na série A ou B, SOU AVAÍ ATÉ MORRER!

Zunino


Antes de avançar no texto, gostaria de fazer uma pausa e prestar uma homenagem ao presidente que nos trouxe muitas felicidades. Zunino deixou saudades e além de saudades como presidente, deixou saudades pela sua pessoa e seu caráter.

Zunino faleceu depois de um forte Câncer (Foto: Avaí FC)

Rivalidade



Muitas pessoas que não são de Santa Catarina podem se confundir quanto a definição de clássico. Avai x Joinville? Figueirense x Chapecoense? ERRADO! Mas por que? Porque o único clássico (e, digamos, o jogo mais importante de Santa Catarina) é Avaí x Figueirense!

Jogos: 408
Vitórias do Figueirense: 143
Vitórias do Avaí: 138
Empates: 127

Até livro esse clássico tem. O nome? "90 Anos do Clássico Avaí x Figueirense", escrito por Polidoro Junior. 

O clássico entre os dois times é sempre marcado por zoações por parte de torcedores e com uma bela partida de futebol e, às vezes, até confusão dentro de campo entre os jogadores. Nesse ano de 2015, o clássico acabou no empate por 1 a 1, mas podemos esperar mais, talvez na Copa do Brasil e no Brasileirão, na Série A.

Torcida


Torcida do Avaí no clássico contra o Figueirense em 2015 (Foto:NDOnline)
A torcida do Avaí é considerada uma torcida apaixonada, que não abandona o seu time por nada. A bela torcida do Avaí não abandona o time nunca. Podemos estar na Série B ou no pior momento, a torcida está sempre lá para apoiar. 

Bem, mas toda torcida tem seu limite. Podemos dizer que nesse ano de 2015, a paciência da torcida acabou. Eles tentaram resolver na conversa e não deu certo. No último jogo do Avaí, os torcedores partiram para a violência. Infelizmente, não é a melhor maneira de se resolver as coisas. Mas o time precisa acordar... 

Com tudo isso, a torcida do Avaí tem a segunda maior média do Catarinense (atrás apenas do Joinville). Ou seja, mesmo o time vivendo o pior momento, a torcida vai na Ressacada ou em qualquer canto de Santa Catarina, para poder apoiar o seu amado Leão.

Nos últimos anos, a torcida do Avaí marcou presença em diversos jogos. Em 2009, a força da torcida foi invadiu o Rio de Janeiro, quando cerca de 3.000 torcedores foi até o Maracanã ver o Avaí jogar contra o Flamengo. Foi um jogo que não valia absolutamente nada, no dia 16/05/2009 na 2° rodada do primeiro turno da Série A. O jogo acabou no 0 x 0.

Torcida do Leão marcando presença no Maracanã
No mesmo ano, a torcida fez outra invasão no estádio Couto Pereira, no dia 29/08/2009. Mesmo com a derrota para o Coxa, por 2 x 0, o Avaí trouxe mais de 4 mil pessoas ao estádio.


4 mil torcedores no Couto Pereira: invasão Avaiana em massa (Foto: Jamira Furlani)
Como não dizer que essa torcida não é apaixonada? Como não dizer que essa torcida não é a maior torcida de SC? A torcida do Avaí ama seu time. A Ressacada fica ainda mais linda quando está cheia e a torcida faz a festa, como fez contra o Cruzeiro e o Inter com a chamada "Ressacada on fire".



E para não deixar o texto mais longo do que ele já está, deixo vocês com uma imagem da Ressacada lotada. Como é linda quando lotam, com mil loucos apaixonados pelo seu time. Como a Ressacada é linda de Azul e Branco !

Ressacada Lotada em dia de jogo do Leão (Foto: Avaí FC)

2008: O ano

Podemos dizer que esse início de ano está sendo um tanto quanto decepcionante para o Avaí. Mas vamos lembrar de momentos felizes, momentos em que o Avaí foi realmente o Avaí. 

Em 2008, após uma campanha razoável no Catarinense, onde ficou em quarto lugar (e viu seu rival ser campeão e ser o maior campeão Catarinense), a equipe foi feliz (e muito!) no Campeonato Brasileiro da Série B, quando ficou na 3º colocação com 18 vitórias, 13 empates e 7 derrotas, ficando com 67 pontos, conseguindo o tão sonhado acesso para a série A do Brasileirão. A equipe era comandada por Silas e tinha como jogadores Martini, André Turatto, Emerson, Ferdinando, Jefferson Silva, Marcus Vinicius, Batista, Marquinhos, Válber, Evando e William.

Elenco do acesso para série A
Não podemos esquecer dos destaques desse elenco que foi chamado de "Fabuloso". Eduardo Martini, goleiro titular de 2008, foi o paredão e ainda fez um gol de sua própria área, no jogo contra o Paraná na Ressacada. Evando foi o artilheiro da equipe, com 20 jogos. Ele marcou 11 gols e 2 deles foram inesquecíveis, consagrando ele como o ídolo desse time. No jogo contra o Corinthians, na Ressacada, o Avaí estava perdendo de 1 a 0, até aos 38 minutos. Em um cruzamento na área do Timão, quem estava lá para empatar ? Sim, o Evando, fazendo um belo gol de bicicleta, que entrou para a história do Estádio da Ressacada (e um dos gols mais bonitos da carreira de Evando). Ele também foi o responsável pelo gol do acesso da equipe do Leão, no jogo contra o Brasiliense, na Ressacada, que fez a torcida explodir num misto de choro e comemoração.

Evando comemorando o gol do acesso diante o Brasiliense (Foto: Agência Estado)
Além de Evando, Marquinhos, - mais conhecido como "Anjo Loiro" - fez também uma campanha excepcional e tornou-se ídolo do Avaí, ao fazer história nesse 2008 inesquecível. 

2009-2010: Série A do Brasileirão

Em 2009, chegou a hora do Avaí mostrar a que veio na série A do Campeonato Brasileiro. E não é que mostrou? A equipe fez uma bela campanha com 15 vitórias, 12 empates e 11 derrotas, fazendo 57 pontos e ficando na 6 colocação, arrancando uma oportunidade de disputar a Sul-Americana em 2010 - além de se tornar o time catarinense mais bem colocado na série A.

Nesse ano, a equipe era formada por Martini, Eltinho, Emérson, Rafael, Augusto, Léo Gago, Ferdinando, Luis Ricardo, Marquinhos, William e Muriqui.

Equipe de 2009 .
Em 2009 e 2010, o Leão se consagrou bi-campeão do Catarinense, ultrapassando assim o seu rival.

A Grande equipe do Avaí da conquista do Catarinense de 2009
Equipe Bi-Campeão do Catarinense de 2010
Embora campeã do campeonato estadual, 2010 não foi um ano muito bom no Brasileirão. O Avaí teve uma campanha ruim e acabou lutando para não cair. Faltando quatro rodadas para o fim do campeonato, o time precisava ganhar do Santos para continuar na série A. Diante de um público de um pouco mais de 17.080 pagantes no estádio da Ressacada, para apoiar o time, esse jogo entrou para a história. Conhecido como o "Dia do Fico", o Avaí virou o jogo e ganhou de 3x2, - numa noite em que Neymar, como sempre, brilhava no jogo - com atuação brilhante do meio-campista Caio, que ajudou o Leão a permanecer na série A.

Fazendo 3 gols, Caio brilha contra o Santos.
E a Sul-Americana? Não esqueci. 
O Leão brilhou na competição e logo de cara, enfrentou o mesmo Santos, eliminando o time santista!

Ídolo do Avaí, Marquinhos falando com Bruno Silva
Na próxima fase, o Avaí acabou enfrentando o Emelec. A equipe perdeu o jogo de ida, mas na Ressacada a equipe deu show. Começou perdendo no primeiro tempo por 1x0, mas no segundo tempo, durante os 6 primeiros minutos, o Leão foi pra frente e marcou 3 gols. Com esse placar, avançou mais uma fase na Sul-Americana.

Avaí elimina o time Equatoriano na Ressacada
E acabou indo para as quartas, mas infelizmente foi eliminado pelo Goiás (time que chegou a final da competição). No fim das contas, Leão fez uma bela campanha na Sul-Americana e a torcida reconheceu bem isso.

2011: A queda 

Como todos sabem, 2011 foi o ano do rebaixamento do Avaí. Mas tivemos nossos momentos felizes.

A equipe foi bem na Copa do Brasil, ganhando de gigantes do futebol brasileiro. Eliminou o Botafogo, num jogo marcado pela briga entre Loco Abreu e Marquinhos. Eliminou também o São Paulo, chegando na semi-final do campeonato, onde enfrentou o Vasco. Comandada pelo técnico Silas e com o artilheiro William Batoré, o Avaí acabou caindo na semi-final.

2012 - 2014: Dias de luta, dias de glória

Em 2012, o Avaí levou o Catarinense em cima de seu maior rival, o Figueirense, no Orlando Scarpelli - a casa do Figueirense. O primeiro jogo, na Ressacada, foi 3x0 - com gols de Nunes, Felipe Alves e Cleber Santana. No Scarpelli, o Figueirense endureceu o jogo, porém o Avaí se sagrou campeão com uma vitória de 2x1, com gols de Cleber Santana e Laércio. O time, comandado por Hemerson Maria, era formado por: Diego; Patric, Renato Santos, Leandro Silva, Pirão; Bruno, Robinho (Diogo Orlando), Mika, Cleber Santana; Felipe Alves (Laércio) e Nunes (Ronaldo Capixaba). 

Time campeão do Catarinense de 2012
Apesar da bela conquista do Catarinense, o time decepcionou no Brasileiro de 2012 e de 2013. Lutando sempre pelo o acesso, nos dois anos, o Avaí chegou a estar entre os 4 primeiros, porém, na reta final acabava tendo uma queda de produção. 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Chegou 2014, o Avaí terminou o primeiro turno sendo um sério candidato ao titulo da série B e  suas chances só cresceram após a goleada em cima do Vasco, no São Januário, por 5x0. Porém, o time teve a mesma queda nos 2 últimos anos

Mas quem pensou que o Avaí não iria subir, acabou se enganando. A equipe teve uma bela recuperação e na última rodada precisava ganhar do Vasco e torcer contra o Boa Esporte, América MG e Atlético-GO. 

E isso aconteceu.

E O AVAÍ GARANTIU A ÚLTIMA VAGA.

Anjo Loiro chorando após a vaga para série A
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Avaí tem uma história belíssima, mas se eu escrevesse sobre todos os momentos do Avaí, o texto ficaria bem maior do que ele já está. Tive que escolher os meus favoritos. Ou os mais importantes. Ou enfim, rs. De alguma forma, eu cheguei a esse resumo.

O que eu acho da atual fase do meu time? Não vou mentir, é vergonhosa. Nós merecemos mais do que isso. Nós merecemos muito mais do que estar no quadrangular da morte, lutando para não ser rebaixado no Catarinense. Mas não vai ser isso que vai fazer a torcida abandonar o Avaí. Por isso eu resolvi fazer esse texto. Para desabafar. Para lembrar aos mais pessimistas que tivemos nossos altos e baixos. Para mostrar que vamos sair dessa. Sabe o porquê? Porque ESSE AVAÍ FAZ COISA!

"Avaí é paixão, ta no meu coração e não tem jeito"
@Coeejp 

Postar um comentário

1 Comentários