Faça Parte

Apenas esperanças

Nem todos esportes são acompanhados fielmente, mesmo em Jogos Pan-Americanos. O atletismo, pela desculpa de existir várias provas simultâneas, o tênis de mesa e de quadra, assim como a maratona aquática, pela demora das disputas e a ginástica de trampolim pelo desconhecimento dos espectadores. Mas se todos são esportes olímpicos e o Rio de Janeiro é a sede do próximo, cabem aos interessados às repercussões desses, em Toronto, Canadá.

O atletismo, grande esperança de medalha para o time do Brasil nos Jogos Pan-Americanos não alcançou suas metas, em conquistas de medalhas, nem recordes batidos. Foram conquistados 13 pódios, sendo que o hino brasileiro foi tocado apenas uma vez, na vitória dos 5000m rasos com Juliana dos Santos.

Fabiana Murer, grande nome do atletismo moderno brasileiro ficou com a prata ao não conseguir bater a meta dos 4,85m no salto com vara. Na segunda posição do pódio também ocuparam Julião Ronald (lançamento de disco), a equipe masculina do revezamento 4 x 100m, Adriana da Silva (maratona), Erica de Sena (marcha atlética-20km) e Keila Costa ao bater o salto triplo de 14,5m. Caio Bonfim conseguiu a medalha de bronze na marcha atlética masculina de 20km e com ele vieram outras conquistas de terceiro lugar, como, Flávia de Lima nos 800m rasos, Luiz Alberto de Araújo (decatlo), Vanessa Spindola (heptatlo), Jucilene de Lima e Julio César de Oliveira no lançamento de dardo.

Outra aposta de medalha era no tênis de mesa e assim se concretizou. A equipe brasileira conquistou sete medalhas e pela primeira vez uma mulher representante do Brasil subiu ao pódio na disputa. Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano e Thiago Monteiro, na disputa por equipes, conseguiram a primeira posição no pódio. Este lugar, ocupado novamente por Hugo Calderano na sua conquista individual. A equipe feminina, Gui Lin, Cardine Kumahara e Ligia Silva ficaram no segundo lugar, assim como, Gui Lin e Gustavo Tsuboi nas disputas individuais. O terceiro lugar do pódio também foi espaço para brasileiros, com Cardine Kumahara e Thiago Monteiro nas disputas individuais. O curioso que se pode observar é que na disputa individual masculina o pódio foi todo verde e amarelo, as três posições foram ocupadas por brasileiros. E no feminino, teve a dobradinha canarinho no pódio. É a hegemonia brasileira no tênis de mesa!

Crédito: Time Brasil
Tantas medalhas do tênis de mesa e essas não conseguiram incentivar a equipe de tênis de quadra. A dupla representante brasileira Paula Araújo e Beatriz Haddad terminou em quarto lugar geral na competição.

Na maratona aquática, Carolina Bilich após disputar 400m e 800m em piscina partiu para natação em águas abertas e terminou na décima posição. Luiz Arapiraca Lima conseguiu uma boa quinta colocação na prova masculina que contou com a desistência de Samuel Menegon, devido ao mal-estar.

De todas as ginásticas, a menos conhecida é a ginástica de trampolim. Saltos e acrobacias sobre a cama elástica deram a sexta posição geral para Camilla Lopes e uma última posição inesperada para Carlos Ramirez Pala.

Além do atletismo, estes esportes tiveram suas finais nos últimos dias de Pan-Americano. Olímpicos sim, mas não muito acompanhados devido baixa repercussão destes, temos o dever de apresentar os brasileiros representantes para os futuros jogos.

Com carinho, Cássia Moura (@cassinha_moura)

Postar um comentário

0 Comentários