Faça Parte

2015, o ano em que o Remo ressurgiu

O ano de 2015 começou de maneira boa para o Remo. Eleição direta, onde os sócios do clube puderam exercer seu papel de torcedores apaixonados e participar do presente e futuro do clube. Mas o "bom" durou pouco tempo. A eleição que tinha tudo para ser um marco histórico de maneira positiva dentro da história do clube, logo se tornou um pesadelo. A eleição onde Pedro Minowa e Henrique Custódio foram eleitos, logo foi invalidada e o clube permaneceu sem presidente por um período. Período esse que já estava próximo do início do calendário profissional e contratações deveriam estar sendo realizadas, projetos e pagamentos. O clube ficou parado.

Pedro Minowa e Henrique Custódio, presidente e vice presidente do Clube do Remo em 2015. (http://globoesporte.globo.com/pa/)
E além desse pesadelo, tivemos que contar com a presença do rival na série B nos assustando sobre uma possível derrota nos Campeonatos Paraense e Copa Verde, pois o lado de lá já estava todo organizado e o nosso... Bom, o nosso não tinha nada por enquanto, mas tínhamos aquele sentimento que nunca e nem ninguém irá entender: O AMOR! Mas e aí?! Será que só o amor basta?! Afinal, já foram tantos anos batendo na trave, tentando o acesso à série C, tentando sair desse limbo que é ter que disputar uma vaga no Campeonato Paraense pra poder jogar a série D, e tanto estresse e pressão, pois o Remo é grande, é gigante, mas esses problemas nos bastidores ficariam nos prejudicando até quando?

Após todo o tormento acerca da eleição, Pedro Minowa e Henrique Custódio, presidente e vice, respectivamente, assumiram seus cargos de forma direita – para comandarem o Remo no biênio 2015/16. A gestão acabou passando por problemas internos, levando a uma crise administrativa. Ambos se licenciaram dos cargos e, em seguida, renunciaram. O presidente do Condel, Manoel Ribeiro, passou a ocupar, também, a presidência do Condir. Ao longo dessa crise interna que parecia ser interminável, o Remo foi bicampeão do Campeonato Paraense e assim conquistou a vaga para a série D.

Bicampeão Paraense. (http://globoesporte.globo.com/pa/)
A Copa Verde foi um momento mágico para a torcida e para os jogadores. Muitos acreditavam que o time era limitado e não teria condições de passar por certos clubes, bem... A vitória em cima do Paysandu (não é novidade) nos mostrou que o Remo sempre consegue superar qualquer limite e expectativa. Eliminamos o rival da competição, os deixamos de fora da Copa Verde de 2016 (mas agora eles já estão dentro de novo daquele jeitinho que eles sempre fazem e a gente conhece bem, né?!) e fomos para a final. Fomos para a final disputar com um time que todos diziam ser muito superior ao Remo. Pois bem, Remo jogou brilhantemente o primeiro jogo, uma vitória linda e um placar de 4x1 em cima do Cuiabá, acendeu na cabeça dos azulinos o sonho de disputar uma competição internacional. Mas estamos falando de Remo. E no Remo, nada é fácil. Nada é assim feito conto de fadas. Remo perdeu o segundo jogo de maneira apática e surreal, o placar foi revertido e fomos vice da Copa Verde. Choramos? Sim. Mas não nos desesperamos. O ano ainda estava por vir... O melhor estava por vir.

Vice campeão da Copa Verde: surpresa e frustração na mesma medida. (http://globoesporte.globo.com/pa/)
O objetivo do Remo sempre foi o acesso à série C e o clube estava focado. Mas as brigas internas continuavam e as dúvidas sobre o elenco assombravam. O Campeonato Brasileiro era o foco, mas não tínhamos um elenco formado ainda. A torcida nunca deixou de acreditar, os jogadores também e isso foi refletido dentro de campo. Mesmo pagando advertência e não tendo jogos em casa, Remo conseguia manter média boa nos jogos, e chamou a atenção desde a Copa Verde dos canais de transmissões. 

Técnico Cacaio: o homem que conhecia o Remo mais que todos. (http://globoesporte.globo.com/pa/)
Nesse ano de 2015, finalmente as coisas "básicas" dentro do clube, apesar das constantes confusões nos bastidores começaram a funcionar. Uma ASCOM qualificada, sócio torcedor fluindo, lojas próprias sendo abertas, pagamentos de salários de funcionários em dia... Acredito que Deus é justo. Eu sei que ele é! E por isso, quando finalmente o clube começou a engatinhar rumo ao profissionalismo, o tão sonhado acesso veio. E veio da maneira mais linda. Dentro de casa. Mangueirão lotado. Milhares de corações batendo no mesmo ritmo. Tanto choro. Tanto abraço. Tanta emoção. Logo nesse ano que tudo parecia estar perdido. Nesse ano que perdemos um grande ícone para o clube, o Mudinho, funcionário do Baenão (Estádio Evandro Almeida). Eu via as fotos lindas. Vídeos lindos. E pela primeira vez na vida, estou distante do meu amado clube. Distante fisicamente. Meu coração e minha alma continuam por lá, sempre. Mas eu pude ver em cada registro, o amor transbordando naquele dia.

Em 2015 o tão sonhado acesso veio. Série C em 2016. (http://globoesporte.globo.com/pa/)
Remo jogará a série C em 2016. O pesadelo acabou. O Remo tá ressurgindo e agora já não tem mais medo de nada. A tendência é que essa caminhada rumo ao topo continue fluindo assim, mesmo que seja lenta. O Remo merece estar entre os melhores, e isso vai demorar, nós sabemos, mas já passamos pela pior fase. Remo agora vive uma ótima fase extracampo onde há pouco tempo o Conselho Deliberativo (Condel) do clube, em reunião extraordinária, definiu que a eleição para escolha do novo presidente do clube acontecerá no dia 23 de janeiro (sábado) do ano que vem. Os sócios proprietários e remidos terão direito ao voto que definirá o nome do mandatário para 2016.

Lojas próprias com produtos originais e patenteados estão fazendo sucesso nos shoppings da cidade. Contratações e renovações estão sendo feitas, mas a principal expectativa é acerca da permanência ou não do meia Eduardo Ramos, protagonista desse ano ímpar para o futebol azulino.

Eduardo Ramos, o homem do Remo. Por enquanto vivemos a expectativa da permanência dele ou não no clube. (http://globoesporte.globo.com/pa/)
O sócio torcedor do Remo nesta quarta-feira ultrapassou a marca de 10 mil sócios, de acordo com o Movimento por um Futebol Melhor, idealizado pela Brahma. Com isso, o clube consolida-se no Top 20 do Torcedômetro.

Atualmente, temos 10.071 associados e aparecemos na 17ª colocação do ranking geral de afiliados. O Remo possui mais associados do que clubes como Fortaleza, Vitória, Avaí, Ponte Preta e Goiás.

Bom, sobre o ano de 2016, os bastidores sobre as novas eleições estão do mesmo jeito que estavam há um ano atrás: muita polêmica. Mas isso é o início de  outro texto que fica para o ano que vem.

No mais, o ano de 2015 para o Remo foi um marco. Bicampeonato estadual, vice-campeão da Copa Verde, 10 anos do título nacional... 10 anos da conquista da série C. 10 anos depois voltamos para a mesma série C e esperamos que o ano de 2016 seja repleto de emoções e felicidade como foi este ano que passou. O amor? Bom, isso nunca faltará. Nem por um momento. Nem um por um minuto. Nem nos piores momentos.

"...nunca se esqueça, nem um segundo, que eu tenho o amor maior do mundo. Como é grande o meu amor, por você..."

Obrigada 2015. Feliz 2016 ao Remão da massa! 

Postar um comentário

0 Comentários