Faça Parte

Resultados e expectativas do basquete brasileiro em 2016

Rafa Luz Ă© um dos destaque do Flamengo em 2016 (Foto: Flamengo)
O basquete brasileiro vai se preparando diariamente para os novos desafios da temporada. Com a aproximaĂ§Ă£o dos Jogos OlĂ­mpicos Rio 2016, as competições nacionais e internacionais ganham cada vez mais importĂ¢ncia.

No NBB, mais uma disputa acirrada vai chegando aos playoffs. Na Liga das AmĂ©ricas, os brasileiros nĂ£o conseguiram corresponder Ă s expectativas e acabaram nĂ£o levando o tĂ­tulo. Para a OlimpĂ­ada, a definiĂ§Ă£o dos grupos jĂ¡ trilha o caminho atĂ© a sonhada medalha. 

Novo Basquete Brasil:

O NBB estĂ¡ conseguindo manter e atĂ© aumentar o alto nĂ­vel dos Ăºltimos anos. Com quinze times na disputa, esse ano nenhum clube serĂ¡ rebaixado para a Liga Ouro, jĂ¡ que o planejamento Ă© que uma equipe suba da segunda divisĂ£o e fiquem dezesseis concorrentes.
A disputa do campeonato Ă© feita como nos anteriores: os doze melhores colocados passam para os playoffs, sendo os quatro primeiros direto para as quartas-de-final e os outros para as oitavas. Diferentemente de 2014-15, todas as disputas sĂ£o com melhor de cinco jogos, incluindo a final.

Na briga pelas quatro primeiras colocações, Flamengo, Bauru, Paulistano, Mogi das Cruzes, Basquete Cearense e BrasĂ­lia seguem tentando obter o melhor aproveitamento, assim jĂ¡ eliminam uma fase no campeonato. Com trĂªs rodadas restantes, as definições na parte de cima e de baixo jĂ¡ podem aparecer nos prĂ³ximos jogos.

Nas trĂªs Ăºltimas colocações, SĂ£o JosĂ©, VitĂ³ria e MacaĂ© ainda respiram e tentam roubar as vagas principalmente de Liga Sorocabana e Caxias do Sul, mas Ă© improvĂ¡vel que haja uma grande mudança nessa parte.

Liga das Américas 2016:


Guaros de Lara acabou vencendo o Final Four.
Sendo considerada uma das mais importantes competições do calendĂ¡rio do basquete americano (sem contar o esporte nos Estados Unidos), a LDA tem sido dominada por brasileiros nos Ăºltimos anos. AlĂ©m de trĂªs campeões seguidos, sendo Pinheiros, Flamengo e Bauru, o Brasil estĂ¡ sempre entre os paĂ­ses favoritos a levar o tĂ­tulo.

A Liga das Américas desse ano tinha tudo para ser extremamente positiva para os brasileiros, mas acabou com resultados desanimadores. Tudo começou quando, na fase semifinal, o Brasília acabou eliminado graças a derrota do Flamengo para o Guaros de Lara, resultado que classificou o time venezuelano.

Para o Final Four, que tinha trĂªs brasileiros e uma proposta conjunta para sediar o evento em Mogi das Cruzes, a surpreendente decisĂ£o da FIBA de colocar os jogos em Barquisimeto, na Venezuela, jĂ¡ foi um dos pontos negativos.

Sem torcida a favor e batendo de frente com os jĂ¡ conhecidos adversĂ¡rios, as finais começaram com Flamengo x Bauru, partida em que o time carioca abriu dezessete pontos de vantagem, mas vacilou no Ăºltimo quarto e levou a virada, deixando o placar final em 83 a 81. No outro jogo, o Guaros de Lara foi com tudo e venceu o Mogi das Cruzes, que atĂ© tentou a reaĂ§Ă£o no fim, por 81 a 73.

Na disputa de terceiro lugar, o Mogi fez um jogo disputado e venceu o Flamengo por 71 a 73. JĂ¡ na final, o Guaros de Lara frustou o Bauru e levou a taça com um resultado de 84 a 79.

OlimpĂ­adas:


Fisher, jogador do Bauru, ficarĂ¡ fora de seis a oito meses e desfalca o Brasil.
A cada dia os Jogos OlĂ­mpicos de 2016 ficam mais prĂ³ximos e a expectativa sĂ³ aumenta. Recentemente mais uma definiĂ§Ă£o importante aconteceu com a definiĂ§Ă£o dos dois grupos que disputarĂ£o a cobiçada medalha de ouro. Conheça as definições do basquete masculino e do feminino:

Masculino:
Grupo A: EUA, Venezuela, China, AustrĂ¡lia e mais dois do prĂ©-olĂ­mpico*.
Grupo B: Espanha, Brasil, Argentina, NigĂ©ria, LituĂ¢nia e mais um do prĂ©-olĂ­mpico*.

*Os outros trĂªs participantes serĂ£o definidos apenas no dia 10 de julho, apĂ³s a realizaĂ§Ă£o do PrĂ©-OlĂ­mpico mundial, e serĂ£o sorteados apĂ³s o torneio nos grupos da Rio 2016. Em um grupo, SĂ©rvia, Angola, Porto Rico, JapĂ£o, RepĂºblica Tcheca e LetĂ´nia. Na outra disputa, Turquia, Senegal, CanadĂ¡, França, Nova ZelĂ¢ndia e Filipinas. As Ăºltimas seleções a buscarem seu espaço sĂ£o GrĂ©cia, MĂ©xico, IrĂ£, TunĂ­sia, CroĂ¡cia e ItĂ¡lia.

Feminino:
Grupo A: AustrĂ¡lia, Brasil, JapĂ£o, prĂ©-olĂ­mpico 1*, prĂ©-olĂ­mpico 3* e prĂ©-olĂ­mpico 5*.
Grupo B: Estados Unidos, CanadĂ¡, Senegal, SĂ©rvia, prĂ©-olĂ­mpico 2*, prĂ©-olĂ­mpico 4*.

*No PrĂ©-OlĂ­mpico feminino, disputado entre os dias 13 e 19 de junho, França, Espanha, Belarus, Turquia, Cuba, Argentina, Venezuela, Camarões, NigĂ©ria, China, Coreia do Sul e Nova ZelĂ¢ndia brigam pelas Ăºltimas cinco vagas.

Mariana SĂ¡ || @imastargirl

LEIA: Aquecimento OlĂ­mpico: Basquete
E MAIS: Aquecimento OlĂ­mpico: Os dois lados do basquete brasileiro

Postar um comentĂ¡rio

0 ComentĂ¡rios