Faça Parte

Aquecimento Olímpico: Boxe

Foto: Scott Heavey/Getty Images
Atrás de socos e um esporte extremamente físico, o boxe carrega muito mais. O foco, a determinação e a inteligência são as principais armas de um lutador, que precisa estar atento e pontuando em cada segundo da luta. Histórico, esse único esporte a manter a tradição de utilizar majoritariamente atletas amadores, foi o último a incluir as mulheres na disputa.

Lá vem história...

Presente nos Jogos Olímpicos desde 1904, St. Louis, e tendo ficado de fora apenas em Estocolmo, 1912, quando uma lei sueca bania a prática do esporte em seu território, o boxe é uma das lutas que mais ganha adeptos. As regras dessa disputa já foram alteradas diversas vezes, mudando o sistema de pontuação, o uso de capacete, a permissão ou não das mulheres, entre outros.

O Brasil possui apenas quatro medalhas na modalidade, sendo uma de prata e três de bronze. No peso mosca (até 52 kg), Servílio de Oliveira levou o primeiro bronze na Cidade do México, em 1968. A prata veio na categoria peso médio (até 75 kg) em Londres, 2012, com Esquiva Falcão. Ainda na Inglaterra, no peso meio-pesado (até 81 kg), o segundo bronze chegou com Yamaguchi Falcão.

Por incrível que pareça, os Jogos Olímpicos Rio 2016 marcarão apenas a segunda participação das mulheres nessa modalidade. O boxe foi o último esporte a permitir a participação feminina e apenas na Olimpíada de Londres, em 2012, foi oficialmente introduzido. Na ocasião, o Brasil ficou em quarto lugar com a brasileira Erica Matos, que por pouco não venceu a venezuelana Karlha Magliocco. Além dela, Adriana Araújo, que conquistou a medalha de bronze, e Roseli Feitosa também marcaram presença nesse evento histórico.

RIO 2016


A competição de boxe terá a participação de 286 atletas, sendo 250 na disputa masculina e 36, na feminina. A modalidade olímpica passou a ter dez categorias no masculino e três categorias no feminino na última edição dos Jogos em 2012. São elas:

Masculino: Mosca-ligeiro (até 49kg), Mosca (até 52kg), Galo (até 56kg), Leve (até 60kg), Médio-ligeiro (até 64kg), Meio-médio (até 69kg), Médio (até 75kg), Meio-pesado (até 81kg), Pesado (até 91kg) e Superpesado (acima de 91kg).

Feminino: Mosca (até 51kg), Leve (até 60kg) e Meio-pesado (até 81kg)

Até agora, apenas Robson Conceição, da categoria até 60kg, está classificado para representar o Brasil. Outras eliminatórias, tanto no feminino quanto no masculino, ainda acontecem até julho.

Foto: Scott Heavey/Getty Images
No Rio 2016, algumas regras importantes serão alteradas visando aproximar o esporte olímpico do profissional. As mais relevantes são a retirada do protetor de cabeça (apenas para os homens) e a mudança na contagem dos pontos, que não será mais feita pelo número de golpes computados, mas em uma pontuação parecida com o boxe profissional (até dez, com a diferença que em todos os assaltos haverá obrigatoriamente um vencedor).

Hoje, o duelo masculino é disputado em três rounds de três minutos, e o feminino tem quatro rounds de dois minutos. Quando o round chega ao fim, os cinco juízes selecionados atribuem notas aos dois lutadores, sendo que um deles precisa vencer. Um boxeador recebe dez a cada round vencido, enquanto o perdedor ganha de seis a nove pontos.


A definição do vencedor de uma luta pode acontecer de três formas: pela pontuação, quando quem tem mais pontos vence, desqualificação de um dos lutadores ou por nocaute.


Local de competição: Riocentro – Pavilhão 6


Foto: Empresa Olímpica Municipal
O Riocentro é conhecido por seus grandes eventos, convenções e exposições. A localização, que faz parte da zona da Barra, está acostumada ao fluxo intenso de pessoas e deve receber mais de 25 mil pessoas durante os Jogos. Os Pavilhões 2, 3, 4 e 6 serão a casa do levantamento de peso, tênis de mesa, badminton e boxe na Olimpíada, além de sediar o halterofilismo e tênis de mesa na Paralimpíada.

Mariana Sá || @imastargirl 

LEIA: Aquecimento Olímpico - Rugby Sevens - entrevista com Beatriz Futuro

Postar um comentário

0 Comentários