Faça Parte

Aquecimento Olímpico: Esgrima

Esgrima é um jogo de combate onde você ataca e se defende. Utilizam-se três tipos de armas brancas: Espada (rígida e pesada, marca pontos quando a ponta atinge qualquer parte do corpo); Florete (lâmina leve, marcando pontos quando a ponta atinge a virilha ou o tronco); E Sabre (lâmina curta e mais leve, os pontos são somados quando a ponta atinge o corpo acima da linha da cintura).

O jogo de combate individual tem duração de três rounds de três minutos cada ou então, quando um competidor somar 15 pontos. Já os duelos em equipes possuem nove rounds de três minutos cada, ou então quando a equipe conseguir somar 45 pontos. A arma Florete é a única que obriga os combates a serem apenas individuais.

A pontuação é feita de maneira eletrônica, quando a ponta da arma é tocada no adversário acenderá uma luz, sendo ela branca (invalidando o ponto), verde ou vermelha, isso depende de qual lado o oponente estará. Quando ambas as luzes acendem, a escolha fica a cargo do juiz. Todos os competidores devem lutar de máscaras, luvas e roupas que não são perfuradas ao toque das armas.


Ghislain Perrier - Prata no Pan Toronto 2015 (Foto: Sergio Dutti)
Lá vem história...

O uso da espada era muito comum entre os povos da antiguidade nos combates de guerra. Possuindo mais de três mil anos, sendo um esporte a.C, a esgrima só foi reconhecido mesmo em 1861 nos Estados Unidos como esporte de competição. A Federação Internacional de Esgrima foi fundada em 1913 e o primeiro mundial realizado em 1921. 

A modalidade entrou nos Jogos Olímpicos no ano de 1896 realizado em Atenas e se manteve presente em todas as edições até o momento, nessa edição apenas os homens participaram, as mulheres fizeram sua estreia em 1924 com o Florete, 1996 com a Espada e apenas em 2004 disputaram com o Sabre. O Brasil nunca conseguiu uma medalha na modalidade durante Olimpíadas e participou de apenas nove edições (1936, 1960,1968, 1988, 1992, 2000, 2004, 2008 e 2012).

RIO 2016

Os favoritos para a competição são os italianos, franceses e húngaros que possuem maiores números de medalhas conquistadas e todas as edições levam um galardão para casa. 

O Brasil vem com uma equipe de lutadores estrangeiros. Conseguindo cinco vagas de acordo com o ranking mundial e oito convites disponibilizados por ser o país sede, as cores verde e amarela serão representadas por 13 atletas de ambos os sexos.

Os representantes brasileiros são:
- FLORETE
Taís Rochel e Bia Bulcão
Guilherme Toldo, Henrique Marques e Ghislain Perrier
- ESPADA
Nathalie Moellhausen (Italiana), Rayssa Costa  e Emese Takacs (Húngara)
Nicolas Ferreira, Athos Schwantes e Guilherme Melaragno
- SABRE
Marta Baeza
Renzo

Nathalie Moellhausen bronze no Pan de Toronto 2015 (Foto: Eric Bolte)
Local da competição: Arena Carioca 3

Entre os dias 6 e 14, a Arena Carioca 3 receberá os combates de Esgrima. Situado no Parque Olímpico da Barra, a Arena foi construída para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016. Possui uma coloração do verde claro ao azul escuro no formato de um caldeirão para mais de 10 mil pessoas.

Isabela Macedo || @ismacedo_

Postar um comentário

0 Comentários