Faça Parte

Debaixo de dilúvio, Irlanda do Norte "afoga" Ucrânia e faz história

Nessa quinta-feira (16/06) Irlanda do Norte e Ucrânia lutaram por uma chance de continuarem vivos na Eurocopa, debaixo de um dilúvio em Lyon, e foram os Irlandeses que saíram vitoriosos após o apito final. Além de conquistarem três pontos, a Irlanda do Norte conseguiu sua primeira vitória e seus dois primeiros gols em toda sua história na fase final Eurocopa, além de eliminar a Ucrânia, cotada como uma das favoritas para a segunda vaga do seu grupo.

Irlanda Do Norte: Mudança de postura, três pontos, um dia para entrar na história.

Debaixo de chuva e granizo,a Irlando do Norte venceu a Ucrânia por 2x0. (Foto: Uefa Euro 2016/Divulgação)
Desacreditada por todos (inclusive por seus torcedores) a Irlanda do Norte viajou a Lyon para enfrentar a Ucrânia, com remotas chances de se classificar para a próxima fase. Para essa partida o técnico Michael O'Neill realizou quatro mudanças na equipe titular, dentre elas, a saída do craque Kyle Lafferty que estava desgastado devido a última partida e três mudanças ofensivas no meio campo, com a chegada de Washington, Ward e Stuart Dallas.

O primeiro tempo foi algo muito parecido com o episódio ocorrido em Nice. A Norn Iron se defendia com um esquema 5-4-1 e apostava em seus contra-ataques rápidos armados por Dallas e Norwood para conseguir finalizações. O meio campo ucraniano se mostrou ineficaz exigindo pouco de McGovern e para o espanto de todos, os irlandeses mesmo ficando menos com a bola (35% dos primeiros 45 minutos) terminaram o primeiro tempo com mais finalizações, somando um total de oito sendo três no alvo de Pyatov.

A chuva veio com o segundo tempo, e logo aos cinco minutos saiu o primeiro gol da Irlanda do Norte em fases finais da Eurocopa. Em uma cobrança de falta, Norwood achou McAuley na área para empurrar a bola para o fundo das redes e fazer história, Irlanda 1x0 Ucrânia. Nos cinco minutos seguintes, ocorreu uma intensa pressão ucraniana que somente parou quando a chuva trouxe granizo, paralisando a partida. Para segurar o resultado Norwood foi recuada a linha defensiva e a muralha verde foi erguida, aguardando ansiosamente por um contra-ataque.

A chuva cessou no fim da partida, mas a festa dos norte-irlandeses não. Na arquibancada se via um espetáculo verde, que dava forças à muralha feita pelos jogadores em campo. Nos últimos minutos, a defesa era constituída por seis ou até sete jogadores na mesma linha. Todo esse esforço defensivo e da torcida não foi jogado fora, pois em um contra-ataque aos 51 minutos do segundo tempo Maggenis cruzou e no chute de Dallas rebatido por Pyatov, McGinn empurrou para o fundo das redes sacramentando a vitória norte-irlandês, e um dia histórico para o futebol.

Ao final dos 90 minutos, a Irlanda do Norte pode dar alegria aos torcedores e fazer história na Eurocopa (Foto: globoesporte.com)
Com a vitória e os três pontos, a Norn Iron alcança a terceira colocação e vai enfrentar a Alemanha em Paris, começando a sonhar com uma inédita vaga o que aumentaria ainda mais seu feito histórico realizado nessa Eurocopa.

Ucrânia: Mais uma vez decepcionando a sua torcida.

A Ucrânia sem muitas mudanças era favorita para a partida, pois mostrou um bom futebol na partida contra Alemanha apesar da derrota, Pyatov, Fedetskiy, Rakitskiy, Shevchuk, Khacheridi, Stepanenko, Sydorchuk, Yarmolenko, Kovalenko, Konoplyanka e Seleznyov foi o time que Fomenko mandou a campo apenas com Seleznyov de diferente no time anterior.

O jogo começou e com ele veio a surpresa, Irlanda do Norte dominava as ações com a posse de bola, porem a Ucrânia começou a ficar mais presente no ataque, mas sem o poder de finalização, os ucranianos eram melhores até o primeiro tempo com 68% de posse da bola mas nada criava.

O segundo tempo voltou e com ele novamente à surpresa, logo no começo uma ducha de água fria, o gol da Irlanda do Norte, depois disso só tinha uma coisa a fazer ir ao ataque e a seleção ucraniana e foi com tudo tentou de varias maneiras, mas nada dava certo nessa tarde então mais um gol dos Norn Iron fechando o Caixão ucraniano, nesse momento a Ucrânia encerrou sua participação na Euro 2016.

Postar um comentário

0 Comentários