Faça Parte

Invicto: o início do campeonato do Botafogo


Flamengo 1 x 1 Botafogo com os dois gols nos momentos finais da partida -  Fim de Jogo
Foto: Vitor Silva/Botafogo

Caros leitores, antes de começar a ler, vocês conhecem o nosso podcast? Se liguem aqui


Eu havia pensado em uma dinâmica diferente para os textos do Glorioso nesse Brasileirão. Iria escrever de 3 em 3 jogos, afim de fazer uma analise completa de como o time jogaria  e qual seria sua cara. Contudo, para minha grata surpresa, o time de Paulo Autuori vem apresentando uma cara nova a cada jogo. É muito bacana ver essa variação de plano de jogo de acordo com o adversário e, como cada jogo será único, resolvi manter a forma tradicional. Irei escrever textos após todos os jogos.

Dito isso, vou tratar aqui como foi cada jogo dos 4 disputados com um breve comentário e, a partir de amanhã, já teremos essa dinâmica antiga.

2ª rodada: Bragantino vs Botafogo (o jogo da primeira rodada foi adiado em consequência a final do campeonato estadual da Bahia):

Sem dúvidas, nosso pior jogo. Começamos mal e fomos praticamente engolidos pelo Massa Bruta no 1º tempo. O time estava sem ritmo, mas duas boas surpresas surgiram nesse jogo e, até o momento, tem sido boas peças no elenco. Curiosamente, as duas peças responsáveis pelo 1x1: Guilherme Santos e Matheus Babi. O lateral esquerdo (ou ponta? Ou volante?) entrou bem no segundo tempo, sendo uma válvula de escape pelo lado esquerdo. Um leão em campo, conseguiu arrumar um cruzamento para o bom centroavante, muito bem garimpado no mercado, empurrar para o fundo da rede. Olho no time paulista. Vai ser chatinho de jogar contra e causou problema para o Flu, por exemplo. 1 pontinho valioso conquistado lá.

3ª rodada: Fortaleza vs. Botafogo:

Nessa partida notou-se uma melhora no time Alvinegro. Fizemos um bom primeiro tempo, mas cansamos no segundo, dando muitas chances ao time cearense. O que de fato incomodou foi o pênalti claro em Bruno Nazário, que nem revisado pelo VAR foi. No mais, criamos, fomos propositivos, mas não conseguimos finalizar. Babi, foi mal e perdeu algumas chances. Nesse, a sensação foi de que dava para ter ganho.  Após o jogo, houve uma leve corneta à Paulo Autuori no Twitter. Mal se sabia o que estava por vir. 


Após 'acidente de trabalho', comentarista volta atrás e diz que Bruno  Nazário sofreu pênalti em Fortaleza x Botafogo - FogãoNET
O defensor tricolor caiu em cima de Názario. Reprodução: Fogãonet

4ª rodada: Botafogo vs. Atlético Mineiro:

Sem dúvidas, o melhor jogo até o momento. Não só pela vitória, mas por tudo que envolveu o duelo. O Galo tem um excelente time, belíssimo elenco, um grande técnico e é favorito ao título. O Botafogo tem um bom time, um elenco médio, um grande técnico e não é favorito ao título. Eu estava confiante com um empate e, quando vi a escalação, estava certo da derrota. "O que é que o Autuori inventou?", pensei. E deu no que deu. O Galo atacou muito e manteve sua proposta. Paulo, como o camarada disse a "Maikin", foi mais maluco ainda e deu um nó em Jorge Sampaoli. Dentro de sua proposta, sabendo sofrer, o time teve muita consistência defensiva e um contra-ataque mortal. O juiz quis aparecer com o gol que anulou do Botafogo, onde deveria ter marcado mão do defensor do Atlético antes. Não importou. Fizemos o segundo mesmo assim, apesar deles descontarem no fim. Nessa partida, é difícil escolher só um destaque, o time todo jogou bem, mas em especial, Matheus Babi novamente brilhou. Deu um passe que originou o primeiro gol e assistência para o segundo em bela jogada dentro da área. Jogo que animou muito, extasiando torcedores.
Como Autuori respondeu plano de Sampaoli e Botafogo venceu o Atlético-MG -  Jornal O Globo
Foto: Vitor Silva/Botafogo


5ª rodada: Flamengo vs. Botafogo:

Mais um jogo e mais uma boa atuação. Pecamos aqui pela juventude do elenco, que, após sair a frente no placar nos acréscimos, não soube segurar a vantagem e sofreu um pênalti bobo no fim. O jogo foi bom para dar confiança a outro destaque do início da temporada: Pedro Raul. O atacante marcou um golaço de volêio e é esperança para garantir bons resultados ao time. Nessa partida, mais uma vez Autuori surpreendeu em campo, com uma escalação diferente. Guilherme Santos foi um leão na marcação e no ataque, cumprindo muito bem seu papel tático. A arbitragem foi bem, anulando o gol deles corretamente e marcando o pênalti. O que levanta os questionamentos é o critério, do VAR chamar nesse lance mas não chamar no lance do Nazário, em Fortaleza. De qualquer forma, jogamos direitinho e conseguimos 1 ponto, com a sensação que poderiam ser 3. 


Imagem
Foto: Vitor Silva/Botafogo

Enfim, a sensação após esses jogos foi de que estamos no caminho certo. Poderemos fazer um ano tranquilo e sem sustos. Se conseguir manter os salários em dia, quem sabe até beliscamos algo maior. O que importa é manter o time focado, fazendo uma boa transição para o novo modelo de gestão para que, aos poucos, retomar a estrada dos louros. 

Saudações alvinegras!

Guilherme Abizaid David
Twitter: @guiabizaid

Postar um comentário

0 Comentários