Faça Parte

Mutatis Mutandis: Bahia busca ajustes

Não restam dúvidas sobre o bom trabalho de Sérgio Soares no Bahia de 2014. O treinador soube transformar um elenco renovado - entre peças desacreditadas pela torcida e jovens recém-promovidos da base – em um time vibrante, intenso e que assimilou rapidamente conceitos atuais do futebol que andava desprezados no Fazendão. Poucos jogadores foram contratados, nenhum da “nata” do futebol nacional. Mesmo assim o clube cumpriu as metas estabelecidas para a primeira parte da temporada e, tivesse copado a Lampions League, teria alcançado um semestre perfeito, algo que o clube não obtém desde o longínquo ano de 2001.

Mas vieram as derrotas para o Ceará e algumas feridas ficaram expostas: O time tinha um bom padrão, mas era previsível; faltavam alternativas para modificar panoramas adversos durante as partidas; o esquema principal [4-4-2] estava engessado e fácil de ser anulado; o treinador rodava pouco o elenco em jogos importantes e utilizava sempre os mesmos reservas nas mesmas funções. Some-se a esses fatores a dificuldade financeira e estrutural do clube para garimpar rapidamente reforços que suprissem as carências do time e a contusão que deve afastar o principal jogador durante o primeiro mês de campeonato brasileiro e voilá (ele): O espectro sinistro da desconfiança subiu no telhado.

 No empate de estreia contra o América Mineiro no Independência, o Bahia utilizou o esquema mais habitual do ano: 4-4-2 em losango, com Maxi um pouco mais recuado por dentro como “enganche”, Bruno Paulista e Tiago Real pelos lados e Pittoni como único volante centralizado; Kieza e Zé Roberto no ataque. Com essa formação o Bahia vencia por um a zero, dominava as ações e desperdiçava chances. A contusão de Kieza no final da primeira etapa obrigou Sérgio Soares a mudar o time. Querendo alterar o mínimo possível na estrutura da equipe, ele optou por Willians Santana, em uma substituição direta, sem mudança de posicionamentos em campo.

Contudo, é sabido até pela senhora que vende mingau de manhã cedo no ponto da Brasilgás, que Willians Santana – não obstante as 17 canelas que tem espalhadas pelo corpo (incluída nessa conta a que carrega no cérebro) – atravessa um inferno astral mais severo que as chuvas torrenciais que desabam na capital baiana. O infeliz foi incapaz de dar sequência a alguma jogada de ataque e acabou com o plano de jogo do tricolor. Parecia que, de fato, ele ainda jogava na equipe mineira, tal a insistência em tocar a bola para os jogadores de verde e preto.

E assim, o que antes era dedução, inferência, transformou-se em necessidade: Ou o Esquadrão mudava o esquema de jogo ou encontrava novas peças para fazer o sistema rodar tão ajeitadamente quanto antes. A volta de Léo Gamalho teoricamente supriria a ausência de Kieza, mas a fase do Ibrahimovic do Sertão não inspirava melhores auspícios.

Para o confronto contra o Mogi Mirim, o estádio Metropolitano de Pituaçu vazio (Bahia cumpria pena por baderna de torcida organizada no Brasileirão 2014) sugeria mesmo um jogo-treino. Era possível ouvir as batidas na bola e instruções, misturadas aos palavrões, vindo das casernas que abrigavam os suplentes da chuva. Sérgio manteve o esquema da estreia, mas surpreendeu alterando a função dos jogadores escalados: Adiantou Maxi para o ataque, próximo a Gamalho que atuava como referência. O argentino viveu grande fase no Vitória/BA atuando desta maneira, ao lado de Dinei; Tiago Real passou do lado esquerdo para o centro, atuando como armador mais próximo à área adversária; e Zé Roberto fez a função que era de Tiago Real, atuando aberto pela esquerda com bastante liberdade para atacar e recompor fechando o setor de Bruno Paulista para bloquear as subidas de Edson Ratinho.

Bahia iniciou confronto de sexta nessa formação: Zé recuado pela esquerda, porém chegando á frente com intensidade
Não foi uma tentativa pioneira na temporada. No jogo de volta contra o Sport pela semifinal do Nordestão, Sérgio tentou essa mudança com Willians no lugar de Tiago Real, que estava suspenso. Não deu certo porque, bem, é difícil algo dar certo quando Willians Santana está envolvido.

Na sexta feira as mudanças surtiram efeito em função do bom desempenho do trio, especialmente Maxi e Zé que aproveitavam bem os vacilos da defesa paulista com movimentação constante que abriam mais espaços e desorganizavam as linhas do Mogi. Assim foram construídas as jogadas dos dois primeiros gols na etapa inicial: Maxi em diagonal curta finalizando dentro da área e Zé Roberto aproveitando cruzamento de Pirlottoni posicionando-se na área “de surpresa”.

Momento exato do lançamento que inicia a jogada do primeiro gol: Zé recuado pela esquerda, defesa do Mogi desarrumada
O Mogi Mirim do neófito técnico Edinho não parecia preparado para anular essas variáveis. E tudo desmoronou de vez com a mudança de sistema do Bahia para a segunda etapa: Desde a saída de bola o time tricolor avançou as linhas e utilizou marcação pressão, agora com o time disposto no 4-3-3 base alta. Bola recuperada no campo de ataque, transição rápida e conclusão de Zé Roberto para o gol em 13 segundos. Gol mais rápido desde a saída de bola do meio campo da equipe no ano.

Bahia aperta saída de bola e tira opções de passe do zagueiro: Observem que há superioridade numérica no campo de ataque
Esse novo sistema permitiu uma participação maior de Léo Gamalho no jogo: O centroavante, cornetado pela indolência em campo, fez o primeiro gol dele pela série B, teve outro mal anulado, e concluiu corretamente mais três vezes, além de efetuar um passe para finalização e um desarme certo. Boa evolução para um jogador que costumava ser notado apenas pela quantidade de vezes que arrumava o coque do cabelo.

Bahia reconfigurado para segunda etapa: Maxi e Zé abertos dando amplitude ao ataque, sem perder eficácia na recomposição
Os números, aliás, reforçam que o time de Sérgio Soares tem conseguido impor seu estilo de jogo aos rivais, mesmo sem conseguir atuar próximo da plenitude técnica que a equipe já demonstrou na temporada. Teve mais posse de bola e trocou mais passes que os adversários; finalizou mais e desarmou mais também; como também errou mais lançamentos e teve muito mais impedimentos. Ou seja: Tem buscado mais o jogo, mesmo que o faça, às vezes, de forma não muito eficaz. As mudanças sinalizam para ajustes que minimizem esses erros e potencializem as virtudes, preparando o time para os desfalques e situações adversas que um campeonato longo exige: Exatamente como a expressão em latim do título define: Mudando o que tem de ser mudado.



Alex Rolim || @rolimpato   #BBMP

Postar um comentário

0 Comentários