Faça Parte

Falando de tática

Após os vexames na Copa do Mundo e Copa América, tem-se falado muito sobre quais são os problemas que o futebol brasileiro enfrenta. Sabe-se que um dos mais graves é o atrasado dentro de campo. Não estamos falando de jogadores ou gramados, e sim dos eventos do jogo, da tática. No Brasil, ainda há certo preconceito ao falar de tática, muitos ainda acham que não é importante, desprezando-a. Entretanto, ela é essencial, já que o jogo é essencialmente tático e estratégico. Portanto, se você ainda tem a visão de que a tática vai mecanizar os jogadores, é melhor pensar bem...


Aqui no país o tema ainda é pouco abordado por jornalistas e muitos treinadores parecem desconhecer sobre o assunto. Raphael Rezende, Raphael Oliveira, Paulo Calçade e André Rocha são um dos poucos jornalistas que fundamentam seus pensamentos em estudos.

Apesar de serem leituras cansativas e um pouco complicadas, a recompensa de entender sua lógica é recompensadora. O colunista tentará esclarecer ideias da forma mais simples possível, como um quebra-cabeça, que vai se montando aos poucos.

O que é ''tática''?

É a gestão de espaço de jogo (COSTA; CARDOSO, 2013). Pode ser definida também como adaptações pontuais dos jogadores mediante a posição da bola, dos companheiros e dos adversários em uma determinada configuração do jogo (GREHAIGNE et.al., 1999). Mais que falar sobre sistemas táticos, é importante frisar que tática advém da estratégia. Tudo que você planeja antes do time é estratégia, a partir do apito do árbitro, a estratégia torna-se tática.

Como NÃO gerir o espaço de jogo.
O futebol é um fenômeno complexo, rico em situações de imprevisibilidade e aleatoriedade. É claro que não é possível prever o que vai acontecer no jogo, mas é possível deixar seu time preparado para enfrentar o que vier pela frente, treinando a tomada de decisão de seus jogadores e sabendo lidar com situações difíceis. A equipe deve ter a capacidade de adaptação. É importante frisar que os jogadores sempre estarão realizando ações táticas. Se eles estarão realizando isso de forma correta e consciente, é outro viés.


Segundo Garganta, é a tática que permite a equipe saia, a partir de um conjunto heterogêneo de elementos, criar uma unidade homogênea, fazendo com que possam emergir características próprias da equipe. Essa equipe deve ser entendida como uma unidade, onde jogadores interagem dentro de uma dinâmica para atingir o objetivo maior.

Exemplificando:

O Barcelona de 2014/2015. Mesmo tendo Messi como o atual melhor jogador do mundo, o time não joga em função dele, e sim do coletivo. A tática permite que os catalães troquem de posição de forma inteligente, triangulem, achem o espaço e finalizem para o gol. Tendo em vista essa unidade homogênea, é possível potencializar talentos, sempre em prol do time.

''Ah, mas o Barcelona só joga com a posse de bola'' Não. É possível ver vários gols da equipe surgindo de contra-ataques. A equipe tem capacidade de se adaptar a aleatoriedade do jogo.



Neymar no mano a mano: Letal
''Ah, mas a tática vai engessar o time'' Não, não vai. Ao contrário, um time organizado taticamente, vai permitir que seus jogadores sempre estejam bem posicionados, fazendo que o jogador que estiver com a bola tenha mais espaço pra pensar.

Exemplificando:

A atual seleção brasileira. Esquecendo individualidades e jogando coletivamente, seria possível vencer jogando um futebol competitivo. Se a equipe soubesse agir taticamente, o Neymar não precisaria driblar 2 ou 3 jogadores. Ele estaria no mano a mano, aumentando a possibilidade de acerto.

Basicamente é isso, em próximos posts vou aprofundar e falar da importância da análise do jogo, a evolução do futebol, métodos de treino, métodos ofensivos e modelação tática.

Gabriel Antony || @gabrielantony_

Postar um comentário

0 Comentários