Faça Parte

No futebol também tem "erros".

O futebol é um esporte que move milhões de pessoas ao redor do mundo, traz felicidades para muitos times, torcedores, famílias e pessoas, mas "erros" acontecem às vezes. O porque das aspas? É que muitas vezes não sabemos se aquilo foi mesmo um erro. Nessa matéria, conheça alguns jogos polêmicos que chamaram a atenção de muitas pessoas. Fizemos aqui uma matéria especial colocando um Top Five, com um jogo da UEFA Champions League, Copa do Mundo, Libertadores e dois no nosso querido futebol brasileiro.

Conheça alguns jogos polêmicos que envolveram a arbitragem.
Foto: campeonatogaucho.com.br



1- Chelsea 1-1 Barcelona - Semifinal da UEFA Champions League 2008/2009 (Jogo de volta).


Desespero de Ballack em lance polêmico no final do jogo.
Foto: futebolingles.ig.com.br
Apesar de ser o melhor o futebol do mundo na melhor competição do mundo de clubes, acontecem também grandes erros que podem influenciar um resultado e até uma grande equipe.Em um ano em que o time espanhol conquistou a tríplice coroa, a partida da semifinal entre Chelsea e Barcelona ficou marcada por muitos erros importantes que deram a classificação para o time espanhol à final da competição continental daquela temporada.

O primeiro jogo terminou empatado sem gols na Espanha. Com esse resultado, os Blues voltaram confiantes para a partida de volta. No início, tudo parecia estar correndo bem quando Essien marcou um golaço em Victor Valdéz, mas aí começaram os erros do juiz naquela noite em Londres. No primeiro lance, Drogba recebeu a bola na frente e saiu cara a cara com o goleiro, mas teve sua camisa puxada por Abidal dentro da área. Pênalti claro não marcado.

Aquele foi só o primeiro de muitos erros. Malouda entrou na área com a bola e Daniel Alves impediu que ele passas-se. Outra penalidade clara, mas o juiz marcou uma falta entendendo que o lance ocorreu fora da área. Na segunda etapa, Touré deu um carrinho violente em Drogba, mas o juiz nada marcou, depois, mais um lance claro de pênalti quando Piqué tocou com a mão na bola dentro da área, mas nada marcado novamente.

Apesar da quantidade de erros do árbitro, o jogo parecia estar se caminhando para uma classificação dos Blues. Abidal tinha sido expulso e o Chelsea mandava no jogo, mas faltando um minuto para acabar a partida, Messi tocou para Iniesta, que bateu na entrada da área e marcou um golaço. Aquele gol dava a classificação para o Barcelona.

Mas as polêmicas ainda não tinham acabado. No último lance da partida, o Chelsea teve um escanteio e a chance de marcar o gol da ida para a final da Liga dos Campeões. Até Petr Cech foi para a área. A bola foi cruzada e a defesa afastou, mas ela caiu nos pés de Ballack que chutou no rebote, e claramente o braço de Eto'o atrapalha a passagem da bola. O jogador alemão enfurecido grita na frente do árbitro, mas de nada adiantou. Final de jogo e eliminação decretada do Chelsea. 

2- Coréia do Sul 0-0 Espanha (Pênaltis: 5x3) - Quartas de finais da Copa do Mundo de 2002.

Capitão espanhol Hierro discutindo com árbitro da partida.
Foto: Globo Esporte
Na única Copa do Mundo que teve realizada em dois países de uma vez (Coréia do Sul e Japão) no ano de 2002, os sul-coreanos fizeram bonito, sempre lotando os estádios e fazendo a melhor campanha deles até hoje nessa competição onde chegaram até as semifinais, mas será que foi tudo honestamente?

Alguns dizem que a Coréia comprou a arbitragem em alguns jogos realizados naquele ano, mas nada foi provado. O que sabemos é que "erros" grotescos aconteceram e prejudicaram seleções como Portugal, Itália e Espanha. Vamos falar aqui das quartas de finais em que a Coréia eliminou os espanhóis nos pênaltis, mas com polêmica.

A partida começou com a Espanha melhor dentro de campo, tanto que a Coréia do Sul pouco atacou, mas os "donos da Copa" cometiam muitas faltas em cima dos jogadores espanhóis, e faltas para cartões que não apareceram. Na segunda etapa, tivemos dois gols anulados que poderiam decidir a partida para a seleção espanhola. No primeiro gol, em bola lançada na área após cobrança de falta, Iván Helguera cabeceou para a rede do goleiro Lee Woon-Jae, mas o juiz alegou falta do jogador espanhol e anulou o gol.

No segundo erro, e o mais grave, já na prorrogação daquela partida, Joaquin pegou a sobra da bola pela direita e fez linda jogada pra cima da marcação, cruzando na cabeça de Morientes que mandou para a rede, mas o bandeirinha assinalou saída de bola, algo que não aconteceu.


Arbitragem marcou saída de bola nesse lance do gol da Espanha.
Foto: Reprodução/Youtube


Com esses erros, a partida terminou empatada sem gols e a Coréia venceu a disputa por 5x3 e se classificou para as semifinais. Nas outras partidas contra Portugal e Itália, o time sul-coreano também foi beneficiado. Os portugueses tiveram dois jogadores expulsos sem grandes motivos naquela partida, perdendo o jogo para a Coréia e sendo eliminada na fase de grupos. A Itália teve jogadores "quebrados" em campo pelos sul-coreanos, e o juiz nada marcava, impedimentos mal marcados, um pênalti claro não marcado e a expulsão injusta de Totti por simulação. Será que se a Coréia fosse até a final naquele ano, o Brasil iria conquistar o penta? Talvez eles poderiam se surpreender com um 12º jogador em campo.

3- Corinthians 1x1 Boca Juniors - Oitavas de finais da Taça Libertadores da América 2013 (Jogo de volta).



Nós sabemos que quando se fala de Corinthians, pensamos em erros de arbitragens, jogos comprados e vários outros fatores que já beneficiaram e muito o time mais popular de São Paulo, mas na Libertadores de 2013, eles tomaram do próprio veneno. O Timão voltou a se encontrar com o Boca Juniors, adversário da final da Libertadores de 2012, quando o time alvinegro conquistou o título. Na primeira partida, os argentinos haviam vencido por 1 a 0, portanto, os corintianos tinham que reverter o placar no Pacaembu, mas foram surpreendidos pelos erros graves da arbitragem.

Como todos esperavam, o Corinthians buscou vencer o jogo desde o começo, mas foi prejudicado por erros graves. No primeiro deles, Emerson Sheik recebeu a rola no peito e tinha tudo para marcar, mas foi interceptado pela mão de Márin, que fez uma espécie de jogada de handebol dentro da área, mas o árbitro nada marcou. Sheik reclamou e ainda foi amarelado.

Márin tirando a bola com mão dentro da área.
Foto: Reprodução/Globo Esporte.


No lance seguinte, Romarinho recebeu passe de Emerson Sheik e saiu cara a cara com o goleiro, chutou duas vezes e marcou o gol, mas o bandeirinha assinalou impedimento que não existiu, e o time paulista foi mais uma vez prejudicado.


Romarinho estava atrás da linha da bola.
Foto: Reprodução/Globo Esporte.



Os lances de impedimentos continuaram, e depois de um cruzamento e uma cabeçada, o Corinthians quase marcou um gol que precisava, mas a bola bateu no travessão e voltou para Paulinho, que em posição legal, conseguiu mandar para a rede, mas foi marcado impedimento novamente, o gol foi anulado, e o juiz paraguaio Carlos Amarilla deu amarelo para o jogador.



A polêmica não ficou apenas dentro de campo. Alguns suspeitavam de que esse jogo contra o Boca Juniors foi tramado para que o time argentino tivesse uma ajudinha extra do árbitro. Dois dias antes da partida, Julio Grondona, ex-presidente da Associação Argentina de Futebol, falava com Abel Gnecco, representante argentino na comissão de arbitragem da Conmebol. Na conversa, Gronodona disse que o árbitro Carlos Amarilla tinha sido o melhor reforço do Boca Junios para a Libertadores. Gnecco ainda afirmou ter convencido o diretor da comissão de arbitragem da Conmebol, Carlos Alarcon, pela escalação de Amarilla na partida. O trio de arbitragem foi suspenso pela confederação de futebol paraguaia até o final das investigações.



Carlos Amarilla foi suspenso depois da polêmica na Libertadores de 2013.
Foto: Globo Esporte.

4- Vasco 1x2 Flamengo - Campeonato Carioca 2014.



Indo para o futebol brasileiro, não podemos esquecer do "queridinho" da arbitragem, o Flamengo, que foi completamente ajudado em uma partida no Campeonato Carioca de 2014. O clássico era contra o Vasco no Maracanã, e foi marcado por muita polêmica. 

Desgastado pela Libertadores, o Flamengo não atuava tão bem e viu os vascaínos abrirem o placar com Fellipe Bastos, até aí nada de errado, mas o lance que chamou a atenção num erro escandaloso da arbitragem foi na cobrança de falta do mesmo Fellipe: a bola bateu no travessão do goleiro Felipe e pingou dentro do gol (33 cm depois da linha), mas o árbitro não validou o gol claro.

O Flamengo conseguiu o empate num gol de falta do meia Elano, e a bola realmente havia entrado no gol. O goleiro Martín Silva defendeu ela dentro do gol. Mas como o árbitro vê um lance difícil como o do gol do Flamengo, e deixa passar um gol claro do Vasco? Será que foi mesmo um erro? Talvez nunca saberemos.

Os dois lances entraram, mas só o do Flamengo foi válido.
Foto: Globo Esporte.

5- Corinthians 1x1 Internacional - Campeonato Brasileiro 2005.

Tinga reclama de lance crucial da partida que resultou na sua expulsão.
Foto: Globo Esporte.
No ano de 2005, o Corinthians se consagrou campeão brasileiro. Porém, outras histórias dizem que o clube comprou o título nacional naquele ano. Na partida contra o Internacional, vice-campeão naquele ano, o time corintiano enfrentou os colorados em um jogo polêmico. O jogador Tinga, recebeu uma bola na frente, tinha driblado o goleiro Fábio Costa, mas foi derrubado por ele na área. O juiz deu o segundo amarelo para o Tinga e o expulsou. Aquela partida terminou empatada, e o Inter não conseguiu ultrapassar o Corinthians naquela tarde por conta do "erro" do árbitro Márcio Rezende de Freitas.

Além disso, naquele ano, tivemos escândalos de arbitragens, manipulação de resultados e anulação de jogos muito suspeita. O próprio presidente do Corinthians na época, Alberto Dualib, disse em ligação com Renato Duprat, que se não tivesse anulação de onze jogos, o campeão de fato e de direito seria o Internacional. Será mesmo que não houve sujeira dos corintianos nisso tudo? 

Lance em que Tinga foi claramente derrubado por Fábio Costa.
Foto: canelada.com.br

Esses são apenas alguns dos vários jogos polêmicos que tivemos no Brasil e no mundo. Se houve manipulação ou não dentro de campo, não sabemos de fato, mas sabemos como é triste ver coisas assim acontecendo. Não só para nós torcedores, mas para o futebol. 

Matéria feita por Wagner Oliveira e Alzemir Neto.

Wagner Oliveira || @wagneroliveiraf
Alzemir Neto || @NeetoMoraes96

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Vcs esqueceram de São Paulo 2x1 Palmeiras no Paulista de 2008, foi a primeira vez q chorei por futebol por culpa do Paulo Cesar Oliveira

    ResponderExcluir