Faça Parte

Os caça-fantasmas

Na noite de ontem (21/07), Criciúma e Grêmio enfrentaram-se no Estádio Heriberto Hulse, em partida válida pela 3ª fase da Copa do Brasil. Com gol de Pedro Rocha no tempo normal e uma incrível vitória nas penalidades, o Grêmio exorcizou os fantasmas de 91 e garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil.
 
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA


Sem o zagueiro Rhodolfo, negociado com o Besiktas, o Grêmio entrou em campo precisando reverter a derrota por 1 a 0 sofrida na Arena. Claramente com a intenção de marcar um gol no começo do jogo e acabar com a desvantagem, o Grêmio tentou ser ofensivo. Mas o time criou muito pouco, as melhores chances acabaram sendo do Criciúma. Eis que aos 22 minutos, o Tricolor gaúcho chegou ao gol. Após cruzamento de Luan, Pedro Rocha estufa as redes e abre o marcador. Criciúma 0 a 1 Grêmio. O gol fez o Criciúma acordar na partida, e consequentemente, o Grêmio recuou. Fábio Ferreira, Lucca, Guilherme Santos e Rodrigo Andrade tiveram chance de igualar o placar, mas não foram eficientes. O resultado foi muito melhor que o futebol apresentado pelo Grêmio na primeira etapa. 

Foto: Ricardo Duarte/Agência RBS
Na segunda etapa o Grêmio adiantou a marcação e voltou com mais intensidade. Aos 12 minutos, Luan desperdiçou a melhor oportunidade de todo o segundo tempo. Os dois times buscavam o jogo e, consequentemente, a partida ficou aberta. Até os 36 minutos, quando Guilherme Santos foi expulso por receber o segundo cartão amarelo. Era tudo que o Tricolor Gaúcho precisava. Então, para equilibrar a partida, o técnico Roger mandou a campo o centroavante Braian Rodriguez. Aos 42, o atacante finalizou por cima do gol a grande oportunidade que teve. A etapa complementar acabou sendo um grande teste para cardíaco.

A vitória por 1 a 0 levou a partida aos pênaltis. O Grêmio priorizou os mais experientes para as cobranças, enquanto o Criciúma estava sem os seus principais cobradores: Guilherme Santos expulso, Lucca substituído e Rodrigo Andrade lesionado. Maicon, Fernandinho e Galhardo converteram as primeiras cobranças do Grêmio. Marcelo Grohe defendeu a cobrança de Paulo Sérgio, a primeira do Criciúma. Maurinho e Fábio Ferreira acertaram as seguintes. Na quarta cobrança, que poderia dar tranquilidade aos gremistas, Braian Rodriguez cobrou muito mal e facilitou a defesa de Luiz. Cristiano, para o Tigre, e Douglas, para o Grêmio, converteram. Na última cobrança, o goleiro Luiz foi tentar a sorte. Foi então que brilhou a estrela do goleiro de Seleção Brasileira. Grohe, que vinha sendo criticado nas últimas semanas, defendeu o chute e colocou o Grêmio na próxima fase da Copa do Brasil.
 
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Se os torcedores do Criciúma, que estavam todos com espírito de 'já ganhou', pensaram que o “fantasma de 91” (em alusão ao título da Copa do Brasil vencido pelo Tigre naquele ano contra o Grêmio) assustaria os gremistas, estavam completamente enganados. Bem-humorados, os torcedores gaúchos rebateram as provocações usando trajes de caça-fantasmas.
 
Foto: Reprodução
Ao longo das últimas semanas, muito se discutiu sobre o que seria melhor para o futuro do Grêmio: continuar na Copa do Brasil ou disputar a Sul-americana. Eu particularmente nunca gostei de escolher competição pra jogar. Quem muito escolhe acaba ficando sem nada na final. Tem que priorizar o que se está jogando. Há vantagens e desvantagens nas duas competições. A premiação em dinheiro é semelhante: em torno de 7,9 milhões para quem vencer a Copa do Brasil e 7,14 milhões pela Copa Sul-Americana. Ambas as competições levam à Libertadores da América. A Copa do Brasil garante vaga na fase de grupos, já a Sul-Americana na fase preliminar. Entretanto, esta última leva o vencedor ainda a disputar outras competições: a Recopa (contra o campeão da Libertadores) e a Copa Suruga (contra o vencedor da Copa do Japão). Em se tratando de adversários, não há muita diferença. Na Copa do Brasil estão presentes praticamente todas as potências nacionais. Na Sul-Americana há times mais fracos, porém, há também algumas potências continentais, como River Plate, Olímpia, Nacional, Emelec e LDU. Há ainda um desgaste maior, devido as longas viagens a serem feitas.

Enquanto a Sul-Americana ainda é uma competição com a qual o Tricolor não tem muita intimidade, ainda não tendo levantado o caneco, a Copa do Brasil é uma velha conhecida gremista – foram, até agora, quatro títulos e três vice-campeonatos. Nesse ano, o Grêmio vai em busca do penta.  Há ainda um longo caminho pela frente. A fase de oitavas de final terá as equipes que disputaram a Libertadores - um sorteio definirá os confrontos, que só acontece após a competição continental. 

Agora, o Grêmio volta suas atenções para o Brasileirão, onde precisa reencontrar a vitória. No próximo sábado, o Tricolor recebe o Sport, às 19h30min, na Arena. Já o Criciúma, jogando pela Série B, recebe o Santa Cruz, também no sábado, às 16h30min.
 
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

FICHA TÉCNICA:

CRICIÚMA: Luiz, Maicon Silva (Jonas), Wanderson, Fábio Ferreira e Guilherme; Wellington Santos, Robrigo e Marcão; Paulo Sérgio, R. Juba (Maurinho) e Lucca (Cristiano). Técnico: Petkovic

GRÊMIO: Marcelo Grohe, Galhardo, Pedro Geromel, Erazo e Marcelo Hermes; Walace (Edinho), Maicon, Giuliano (Fernandinho) e Douglas; Luan e Pedro Rocha (Braian Rodriguez). Técnico: Roger Machado.

ARBITRAGEM: Flavio Rodrigues Guerra (SP);
AUXILIARES: Bruno Boschilia (PR) e Vicente Romano Neto (SP).
GOL: Pedro Rocha (GRE).
CARTÕES AMARELOS: Guilherme Santos, Luiz, Cristiano e Maurinho (CRI); Douglas, Rafael Galhardo, Maicon e Walace (GRE).
CARTÃO VERMELHO: Guilherme Santos (CRI).
PÚBLICO: 9.746 pessoas;
RENDA: R$ 276.341,00.
 Janaína Wille | @janainawille

Postar um comentário

0 Comentários