Faça Parte

O cara certo para o Chelsea

"O único caminho é José"
Poderíamos passar o texto discutindo sobre como Hazard aparenta não querer mais vestir a camisa azul, ou sobre como ninguém entende mais a titularidade de Cahill, assim como a insistência em Zouma como lateral direito. Até sobre como Willian é o destaque positivo, assim como Azpilicueta. Mas esse não é o objetivo aqui. Depois de mais uma derrota, o assunto continua sendo somente um: José Mourinho.

Desde que Mourinho saiu do Chelsea em 2007, Roman Abramovich – dono dos Blues – vem procurando, sem sucesso, treinadores que possam ter uma história tão bem sucedida no clube quanto o português teve. Além de títulos, o treinador se tornou um grande ídolo para a torcida e sua volta era um sonho a partir do dia em que deixou o Stamford Bridge.

Quando seu retorno foi anunciado, no verão de 2013, era como se o time tivesse ganho um título. Camisas eram vendidas nos arredores do estádio, na loja oficial e os torcedores falavam com orgulho que, finalmente, Mourinho estava voltando à casa. Dava para sentir o quanto um dos melhores técnicos do mundo era amado pelo lado azul de Londres. E isso não mudou.

"Bem-vindo à casa, chefe"
Apesar da crise, os frequentadores do estádio continuam cantando seu nome, levando bandeiras e demonstrando que estão ao lado de José. E não adianta chegar com o discurso de que “o Chelsea é maior que qualquer treinador”, a questão não é essa. O motivo de todo esse apoio é a certeza de que não tem ninguém melhor do que ele para esse cargo. Não importa quem venha a substitui-lo – se assim for decidido por Abramovich – ninguém vai amar e se importar tanto com o time como ele.

“Você sabe a história desse clube. Quando os resultados não são bons, acontece a mudança de treinador. Mas quando fui chamado para voltar, me disseram: ‘Nós tivemos muitos treinadores, sabemos que você é o melhor’, declarou Mourinho.


Há poucos meses, em maio, o troféu da Premier League foi merecidamente conquistado pelos Blues. O time era incontestável, assim como o comandante. Mourinho era o melhor do mundo, a equipe saia feliz e os torcedores satisfeitos com o final da temporada. Mas a preparação para o novo ano já dava sinais negativos, assim como a falta de sucesso nas tentativas durante a janela de transferências. O elenco permaneceu quase inalterado, enquanto todos os outros concorrentes se renovaram. Os problemas eram iminentes.

A culpa está em todos. Desde os jogadores que não conseguem render dentro de campo e alguns até parecem entrar sem vontade de jogar, até a comissão técnica e os que administram o clube. A única forma de sair desse buraco é a união, a confiança no trabalho que é desenvolvido e tudo que está sendo construído há dois anos. Apostem na filosofia de José Mourinho e deixem com que ele tenha uma carreira longa e duradoura no Chelsea ou o demitam e comecem tudo de novo, persistindo no mesmo erro e só aumentando a lista de treinadores dos últimos anos, que já é extensa.


“Acho que é hora do clube agir de forma diferente. Marcar uma posição, uma posição de estabilidade – de confiança. Três meses atrás, estávamos todos juntos em um ônibus com os títulos. Acho que é hora de ficarmos juntos no final da tabela”, comentou José.

Keep the Blue flag flying high!
Luiza Sá (@luizasaribeiro)

Postar um comentário

0 Comentários