Faça Parte

Botafogo vence o Bahia e se aproxima cada vez mais da elite

O Botafogo recebeu o Bahia no Estádio Nilton Santos, na tarde deste sábado (31), pela 33ª rodada da Série B. Após vitória convincente fora de casa sobre o Náutico, o Glorioso, empurrado pelos mais de 20 mil torcedores que foram ao jogo, fez o simples e venceu com gol solitário de Neilton. O Botafogo é mais líder do que nunca, agora com 65 pontos, 8 a mais que o vice América-MG. A vaga na Série A pode ser confirmada matematicamente na semana que vem, quando o clube visita o Criciúma, sábado, dia 7, às 17h30. 

O JOGO

Botafogo e Bahia fizeram uma partida equilibrada. O Glorioso, aos 10 minutos, chegou com perigo à área do Bahia. Neilton, após belo chapéu, chutou. A bola resvalou em Sassá e depois sobrou para Camacho, que de carrinho tentou abrir o placar, mas o goleiro Douglas Pires ficou com a bola.  Aos 12', Thiago Carleto bateu falta rasteira com força. O goleiro do Bahia mais uma vez defendeu. 

O time baiano quase fez o gol aos 20 minutos. Gabriel Valongo subiu mais que todos e cabeceou com força. Jefferson se esticou e fez milagre ao defender. Aos 22', o Botafogo respondeu. Daniel Carvalho, na entrada da área deu belo passe para Sassá, que com um toque tentou fazer o gol. Douglas Pires, com a ponta dos dedos, desviou na bola, que tocou a trave. 

Aos 31', Daniel Carvalho, da intermediária, fez lançamento longo. A bola passou por Sassá e Neilton, que não conseguiram o desvio. Pouco tempo depois, aos 34', Kieza recebeu dentro da área e chutou. Jefferson, o melhor goleiro do Brasil (Chupa, Dunga!), salvou com os pés. No rebote, Renan Fonseca travou o chute de Roger, que se preparava para finalizar. 

Aos 44', Sassá teve que ser substituído por Ronaldo e saiu de maca após entorse no joelho. Aos 47', o primeiro tempo chegou ao fim. 

O segundo tempo começou agitado, com o Botafogo tendo gol anulado logo aos 2 minutos. Ronaldo, de cabeça, ajeitou a bola para Neilton, que fez o gol, porém, a arbitragem marcou falta de Ronaldo no início do lance. 

Mas aos 5 minutos, o gol botafoguense enfim saiu. Neilton passou pelo meio e achou Ronaldo dentro da área, que de calcanhar devolveu a bola para Neilton. O atacante apenas tirou do goleiro e abriu o placar. Botafogo 1 a 0.  


Neilton comemora o único gol da partida (Foto: Vitor Silva/SS Press)

O Glorioso não parou e foi em busca do segundo gol instantes depois. Thiago Carleto pegou sobra na entrada da área e arriscou. A bola tirou tinta da trave.  

Autor do gol, Neilton foi substituído sob aplausos por Lulinha aos 19 minutos. 

Com posse de bola do Bahia, que havia crescido na partida, Ricardo Gomes promoveu a terceira e última alteração no Glorioso. Camacho saiu para a entrada de Diego Jardel, que aos 33', emendou e assustou o goleiro Douglas Pires. Aos 40', Ronaldo perdeu chance clara. Pela diagonal, Willian Arão tocou para o atacante, que em velocidade ajeitou o corpo e errou na hora de finalizar. 

Nos minutos finais, o Bahia tentou pressionar um Botafogo bastante recuado. Aos 44', Maxi Biancucchi, de voleio, mandou a bola para o meio do gol. Jefferson, atento, evitou o empate. Aos 49', o jogo foi encerrado. Vitória magra mas suficiente do quase garantido na elite, Botafogo. 


OBSERVAÇÕES

O Botafogo está 99,9% garantido na Série A, como gostam de dizer os matemáticos. Sábado pode confirmar o acesso caso derrote o Criciúma. Se perder, ainda pode garantir a vaga, dependendo dos demais resultados da rodada. 

Neilton foi muito bem na partida. Fez o gol e buscou o jogo durante todo o tempo em que esteve em campo. Mas o meu destaque vai para Renan Fonseca, que foi MONSTRUOSO no jogo. Não é um baita zagueiro, mas atua com seriedade, o que é essencial para um jogador de sua posição.

O forte sol castigou os torcedores, que mesmo assim compareceram ao estádio (Aleluia!) e apoiaram do início ao fim. 


 A torcida aguentou o sol forte e comemorou a vitória (Foto: Vitor Silva/SS Press)

FICHA DO JOGO

Botafogo 1
Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho e Thiago Carleto; Rodrigo Lindoso, Willian Arão, Camacho (Diego Jardel), Daniel Carvalho; Neilton (Lulinha), Sassá (Ronaldo). Técnico: Ricardo Gomes.

Bahia 0
Douglas Pires, Railan (Maxi Biancucchi), Gabriel Valongo, Gustavo, Vitor Costa; Paulinho Dias, Souza, Tiago Real (Rômulo), Eduardo; Kieza, Roger (João Paulo). Técnico: Charles Fabian. 

Estádio: Nilton Santos (RJ).
Árbitro: Daniel Nobre Bins (RS).
Assistentes: Alexandre Pruinelli (RS) e Elio Nepomuceno (RS). 
Gol: Neilton (5' do 2º T). 
Cartões amarelos: Thiago Carleto (Botafogo); Gustavo, Vitor Costa e Eduardo (Bahia). 
Público: 20.038.
Renda: R$ 578.320,00. 

Por: Gabriel De Luca (@biel_dluca).

Ei, você aí, o Bota vai subir!!! 

Postar um comentário

0 Comentários