Faça Parte

Ceará: Fazendo mais contas


Cinco vitórias, das seis disputadas, foram à façanha que o Ceará fez nessa reta final de campeonato. A situação do Vovô era tão complicada que mesmo ganhando essas cinco, ficamos a dois pontos de diferença do Macaé (que até a 35º rodada estava no Z4).

Porém a 36º rodada chegou e com ela a preocupação da torcida alvinegra. O time entrou neste sábado (14) para enfrentar o Vitória, ambos precisando da vitória para consolidar, ainda mais, seus objetivos. E quem se saiu bem desse confronto foi o time baiano vencendo os cearenses por 1x0. Um jogo bastante movimentando e com atuação do árbitro questionável. Não estou querendo argumentar que ele errou na expulsão do Ricardinho, mas que ele deixou de expulsar o jogador do Vitória que deu dois tapas no jogador do Ceará e outro que deu um "coice" na cara do Ricardinho. Mas passou.

Fora a derrota, a torcida alvinegra ainda estaria ligada na partida entre Atlétigo-GO e Macaé, ambos brigando para não cair. O Atlético-GO não conseguiu segurar o Macaé, que venceu o jogo por um placar de 4x3 e saiu da zona de rebaixamento empurrando o Vovô para lá. A diferença é de um ponto.

Futebol não é uma ciência exata, matemática sim:

Após a rodada, os torcedores tentam fazer os cálculos para saber a situação que o time pode chegar à última rodada. O Ceará ainda terá um confronto direto, na última rodada, diante do Macaé que enfrenta na próxima o já rebaixado Boa Esporte (que venceu o Bahia por 3x0). Porém, a briga pela última vaga no Z4 ainda continua com quatro times: Ceará, Macaé, Atlético-GO e Oeste.

Vamos aos cálculos:

Na pior das hipóteses o primeiro cálculo que pretendo fazer é com a derrota do Ceará na próxima rodada diante do América-MG e com a vitória do Macaé em cima do Boa Esporte. O time carioca chegaria aos 45 pontos e se salvaria da Série C. Porém, isso acontecendo, o Ceará ficaria de olho no confronto entre Oeste e Atlético-GO, que, a meu ver, um empate seria um ótimo resultado. Por quê?

Chegaríamos à última rodada para enfrentar o Macaé precisando vencer, a qualquer custo, e esperar um tropeço dos dois times que enfrentam Paysandu e Bahia, respectivamente. Então iríamos igualar em número de pontos, mas escaparemos por número de vitória.

Na hipótese mais provável, é que joguemos retrancado contra o América-MG para conseguir um ponto, e o Macaé vença o já rebaixado Boa Esporte, com isso, dependeria somente do Ceará vencer na última rodada, para igualar o número de ponto do Macaé, mas se salvar por número de vitórias. Nesse caso, ambos se salvariam se Atlético-GO e Oeste perdessem na última rodada.

Fiz a pequena simulação para mostrar que iremos brigar até o apito final.

Saudações Alvinegras!

Twitter: @Airton1914

Postar um comentário

0 Comentários