Faça Parte

Guia do Paranaense 2016


Neste final de semana, inicia-se o Campeonato Paranaense de 2016, o pontapé inicial será dado já no sábado, dia 30 de janeiro. A final está marcada para os dias 1 e 8 de maio. Essa que será a centésima segunda edição deste torneio estadual de clubes e contará com a presença de 12 times, organizado e regimentado pela Federação Paranaense de Futebol (FPF).

O campeonato garante o direito a uma vaga na Série D conforme o desempenho e pontuação final das equipes, exceto os que disputam o Campeonato Brasileiro das Séries A e B, e o Maringá, que garantiu vaga pela Taça FPF 2015. Já os três primeiros colocados disputarão a Copa do Brasil de 2017.

Os 12 times jogam entre si em turno único. Os oito melhores passam para as quartas de final e fazem partidas de ida e volta até a definição do título. Desta vez, os dois últimos colocados da primeira fase caem automaticamente para a Divisão de Acesso 2017, diferente do ano passado aonde os quatro últimos colocados disputaram o Torneio da Morte.

Confira os participantes da edição de 2016:

ATLÉTICO-PR:
O Atlético reviu a política de contratações dos anos anteriores e foi ao mercado. Trouxe sete jogadores: os zagueiros Thiago Heleno e Paulo André, os laterais Pará e Léo, o meia-atacante Vinícius e os atacantes André Lima e Anderson Lopes. Manteve ainda os destaques de 2015, casos do goleiro Weverton, do volante Otávio, do meia Nikão e do atacante Walter. Por conta de uma decisão política, o Atlético passou a desprezar o Estadual a partir de 2013. O vexame no Paranaense de 2015, o jejum de títulos e o risco de perder a eleição no final do ano passado fizeram a diretoria rever a estratégia. O cenário local volta a ter importância e, com o time principal, o Rubro-Negro busca levantar a taça, algo que não acontece desde 2009. O Atlético estreia fora de casa contra o atual campeão Operário.

CASCAVEL:
Criado há oito anos, o time do Oeste paranaense faz seu segundo ano consecutivo na elite estadual. A campanha do ano passado superou as expectativas da direção aurinegra, que esperava apenas brigar contra o rebaixamento, mas alcançou as quartas de final do torneio, até ser eliminado pelo Coritiba. A meta é avançar às semifinais. Sem destaques individuais, o Cascavel aposta na força do grupo e na chance que os jovens jogadores têm de utilizar o Estadual como vitrine para futuros contratos. Alguns jogadores já passaram por equipes de ponta, como o zagueiro Américo e o volante Hildo, ambos defenderam o Figueirense, e o meia William, atleta do Coritiba entre 2011 e 2012. O Cascavel estreia fora de casa contra a equipe do Coritiba, no Estádio Couto Pereira. Esse que será o primeiro jogo aonde a bola vai rolar pelo Paranaense de 2016.

CORITIBA:
Com 37 títulos, o Coritiba é o maior campeão do estado. O Coxa começou a década com quatro conquistas seguidas, todas em cima do rival Atlético. Porém, há dois anos não triunfa e, na temporada passada, foi arrasado pelo Operário na decisão do título. Um título estadual servirá para recuperar também a equipe da campanha ruim no Brasileiro, quando lutou contra a degola. O Coritiba manteve a base da equipe que terminou 2015 e ainda fez algumas contratações. A principal baixa é no ataque, que ficará sem Henrique Almeida, artilheiro do time no Nacional, com gols que livraram o Coxa da Série B. O lateral-direito Ceará chegou e Leandro e Vinícius, ex-Palmeiras, farão companhia no setor ofensivo a Kléber Gladiador e Negueba. O comando técnico da equipe esse ano será de Gilson Kleina, que iniciou a carreira no Coritiba, quando deixou a condição de preparador físico para tornar-se auxiliar-técnico, em 1999. Volta ao velho lar para retomar a carreira após passagens irregulares por Palmeiras, Bahia e Avaí. A estreia da equipe Alviverde será em casa contra o Cascavel.

FOZ DO IGUAÇU:
O "Azulão da Fronteira" foi fundado no ano de 1996 e desde então sua melhor campanha aconteceu na última edição do Campeonato Paranaense (2015). O time ascendeu à divisão de elite do estado após o pedido de licença do Arapongas em 2014. Uma das expectativas para a próxima temporada é fazer uma ótima campanha no estadual para novamente agarrar a vaga para Série D do Brasileiro. O azulão fará sua estreia contra o Toledo, fora de casa. 

J. MALUCELLI:
A manutenção da base da equipe e do treinador Ary Marques são trunfos do Jotinha para a temporada 2016. Em 2015 o time terminou a primeira fase na vice-liderança, mas acabou batido nas quartas de final pelo Foz do Iguaçu. A expectativa é seguir disputando a fase eliminatória e alcançar as semifinais. O J. Malucelli todo ano consegue reunir jogadores experientes, atraídos pela boa estrutura e pagamentos em dia. Os atletas mais conhecidos são o zagueiro Leandro Silva, que jogou a Série A de 2015 pelo Coritiba, o meia Tomás Bastos, campeão da Série B pelo Botafogo, e o também meia Dinélson, com passagens por Paraná e Coritiba. Na estreia o Jota visita o Paraná.

LONDRINA:
Completando 60 anos de fundação neste ano, o Tubarão vem à caça de mais uma taça de campeão estadual. E não é pra menos ter-se essa expectativa por parte do alviceleste, afinal o clube cresceu (e muito) desde o início da gestão de Sérgio Malucelli. Após sagrar-se campeão no ano de 2014 e ter conseguido o sonhado acesso à segunda divisão nacional, nada além de uma boa briga pelas primeiras posições e o título estadual, pode ser esperado de um dos clubes mais tradicionais do interior do estado. Uma das grandes armas do time de Claúdio Tencatti pode ser o estádio Vitorino Gonçalves Dias, que passou por reformas e vai ser utilizado no Campeonato Paranaense após a terceira rodada. O Londrina fará sua estreia contra o PSTC, na cidade de Arapongas já que o estádio Jacy Scaff (estádio do café) e também o VGD passam por reformas. 

MARINGÁ:
Fundado em 2010 com a intenção de recolocar o nome da cidade na elite do futebol estadual, o time da cidade canção tem deixado seu torcedor ansioso para a temporada que terá início neste fim de semana. Em dois anos de primeira divisão do estado o time já conseguiu alcançar um segundo lugar no ano de 2014 e uma boa campanha em 2015. Com vaga garantida na Série D de 2016 (por ter vencido a taça FPF 2015), a zebra tricolor pretende chegar pelo menos ao título do interior e manter uma boa base para o Campeonato Brasileiro. O Maringá faz o primeiro jogo no estádio Willie Davids contra o Rio Branco de Paranaguá.

OPERÁRIO:
Das reuniões de trabalhadores e ferroviários, surge em 1912 o Operário Ferroviário Esporte Clube. O segundo clube mais antigo do estado acumula poucos títulos, mas o título de 2015 é a prova de que a equipe pontagrossense vem se estruturando para ser uma das forças do interior paranaense. Atual campeão estadual, o fantasma alvinegro vem assombrar os mesmos adversários que na temporada passada o subestimaram e tiveram de vê-lo ganhar seu primeiro título estadual com requintes de frieza contra o Coritiba, dentro do Couto Pereira. O Operário tem seu primeiro desafio a cumprir dentro de casa contra o Atlético Paranaense, no Germano Krüger.

PARANÁ:
Sina dos últimos tempos, o Paraná está reconstruindo sua equipe. É o primeiro início de temporada sob o comando do grupo Paranistas do Bem, que elegeu o presidente Leonardo Oliveira em setembro do ano passado. A equipe está sendo formada em torno de jogadores experientes como o goleiro Marcos (39) e o volante Fernandes (30) e conta com as novidades Válber (meia), Dick (lateral) e Nadson (meia-atacante). Claudinei Oliveira foi franco sobre as pretensões da equipe para a temporada. De acordo com o treinador, o foco dos paranistas está na Série B. O Estadual servirá de campo de testes para ajustar o time para a missão de conquistar o acesso para a elite na nona tentativa consecutiva – o Tricolor foi rebaixado em 2007 no Nacional. A equipe tricolor estreia em casa contra o J. Malucelli.

PSTC:
Fundado em 1994 por um grupo de empresários na cidade de Londrina, o PSTC surgiu com a intenção de aprimoramento técnico de atletas de futebol. O clube já revelou grandes nomes do futebol brasileiro e até mundial, como por exemplo, o lateral direito Rafinha do Bayern, Kléberson Campeão Mundial de 2002 pela seleção e Jádson, ex Corintiano. Atual campeão invicto da segunda divisão do Campeonato Paranaense o PSTC vem para sua primeira temporada na elite estadual tentando se manter e revelar outros nomes para o futebol. O PSTC dará início ao campeonato enfrentando o Londrina, em Arapongas.

RIO BRANCO:
A expectativa do Leão de Paranaguá é modesta. No ano passado, por pouco não acabou rebaixado para a Segunda Divisão do Estadual. Este ano, apesar do baixo investimento no elenco, a esperança é cumprir campanha mais regular e não passar sustos. Classificação para a fase final será um bônus. O elenco do Rio Branco mescla apostas, algumas encontradas em uma peneira com atletas amadores, e jogadores rodados em Paranaense. O goleiro Edvaldo já defendeu o Cianorte, o meia Rodrigo Jesus passou pelo Operário e o volante Élber e os atacantes Luccas Barreto e Douglas jogaram no Coritiba. Uma das figuras conhecidas é o volante Marcos Paulo, que já atuou em Coritiba e Paraná. O Rio Branco estreia fora de casa contra o Maringá.

TOLEDO:
Em atividade desde o ano de 2004, os Porcos Selvagens têm poucas glórias em seu currículo. Uma delas foi o alcance da primeira divisão paranaense em 2008 como campeão do acesso. Vice-campeão da segundona em duas oportunidades o Toledo volta para a primeira divisão com o objetivo de se manter e por que não galgar a vaga para Série D que resta para os clubes interioranos. A estreia dos Porcos Selvagens vai acontecer dentro de casa contra o vice-campeão do interior, o Foz do Iguaçu. 

PRIMEIRA RODADA:
Sábado:
Coritiba x Cascavel no Couto Pereira às 19:30
Domingo:
Toledo x Foz do Iguaçu no 14 de Dezembro às 17h
Operário x Atlético-PR  no Germano Krüger às 17h
Londrina x PSTC no Estádio do Café às 17h
Maringá x Rio Branco no Willie Davies às 17h
Paraná x J. Malucelli no Durival Britto ás 19:30

Texto feito por:
@Andreysuldovski - Andrey Suldovski
@VitorBatata3 - Vitor Guimarães

Postar um comentário

0 Comentários