Faça Parte

Aquecimento Olímpico: Tiro Esportivo

Falta aproximadamente 140 dias para os Jogos Olímpicos Rio 2016, traremos a sequência do Aquecimento Olímpico Linha de Fundo, dessa vez com o Tiro Esportivo. Apesar de não ter destaque no Brasil, a modalidade tem crescido constantemente e até mesmo alcançou o título na Copa do Mundo de Tiro Esportivo realizada em Bangkok e as medalhas de ouro e de prata no 32º Torneio Internacional de Dortmund.

Apesar dessas conquistas importantes, deixaremos para abordar os feitos brasileiros mais adiante e vamos começar explicando um pouco mais sobre esse esporte, que será disputado no Centro Olímpico de Tiro de Deodoro, que foi construído em 2007 para a disputa dos jogos Pan-Americanos.

Felipe Wu, medalhista de ouro no 32º Torneio Internacional de Dortmund
Lá vem história...

As primeiras competições de tiro esportivo aconteceram no início do século XIX na Suécia e logo a modalidade se espalhou pelo continente europeu. Em 1814, na Grã-Bretanha, o coronel Peter Hawker publicou um livro contendo as primeiras regras para competições da modalidade. Já no final do século, nos Estados Unidos, foi criada a ISSF (Internacional Shooting Sport Federation ou Federação Internacional de Tiro Esportivo, na tradução para a língua portuguesa) em meados de 1871 e hoje possui 154 países filiados.

O Tiro é considerado um esporte olímpico desde a Olimpíada de Atenas em 1896. Desde então, só não esteve presente na Olimpíada de 1904, que teve seus jogos realizados em Saint Louis, nos Estados Unidos e em 1928, na Olimpíada de Amsterdã, na Holanda. A primeira participação feminina na modalidade foi em 1984, nos Jogos realizados em Los Angeles (EUA).

Nos Jogos Olímpicos de Paris, na França, em 1900, pombos vivos foram utilizados como alvos possíveis nas competições de tiro, fato que nunca mais se repetiu. Entre os países de maior destaque no Tiro Esportivo: Suíça, Dinamarca, França, Noruega, Holanda e Estados Unidos.

RIO 2016

A regra não é tão simples quanto as do Tiro com Arco, mas também não é impossível. De acordo com a característica da prova, o atleta dispara em alvos com uma distância de 10, 25 ou 50 metros e nas posições deitado, em pé ou de joelho. Cada prova tem a sua fase de qualificação, com a quantidade de disparos variando entre 40 e 120. Na fase final, cada competidor classificado atira entre 20 e 45 vezes, exceto na prova da pistola 25m, que pode ser necessária uma quantidade maior de tiros para obter um vencedor.


Os atletas podem utilizar protetores de ouvido para minimizar o barulho do tiro e óculos com lentes para proteger os olhos. As provas de pistola de tiro rápido 25m e da pistola de 25m têm sistema diferente. Em ambas, a pontuação é contabilizada levando em conta apenas acertos e erros. Um disparo é considerado certo quando atinge uma zona determinada do alvo.

Logotipo da modalidade para os Jogos Olímpicos Rio 2016
A FASE DE QUALIFICAÇÃO:
Na fase de qualificação, há dois sistemas de pontuação que são utilizados em diferentes provas:

1- Pontuação varia de 1 a 10 de acordo com a zona acertada pelo disparo.

2- Cada zona é subdividida em 10 setores com a pontuação indo de 1.0 a 10.9 por disparo.

Nas finais, apenas o segundo sistema é utilizado. Em todas as provas o vencedor é o atleta com maior pontuação na fase final. O alvo é dividido em 10 zonas e o objetivo é acertar o centro, que é a zona de pontuação máxima do alvo.

TIRO AO PRATO:
Nas provas de fossa olímpica e fossa double, os atletas atiram em cinco posições centrais do estande e alvejam os pratos lançados a partir da trincheira. Um tiro é considerado certo quando quebra qualquer parte do prato após ele ser atingido.

*Fossa Olímpica - 75 pratos para as mulheres, 125 para os homens na fase de qualificação e 15 para os dois gêneros na fase final.

*Fossa Double - 150 pratos na fase de qualificação e 15 pratos duplos na fase final.

*Skeet - nessa prova, os competidores devem atirar das 8 posições numeradas no estande, alvejando pratos que são lançados da casa alta e da casa baixa. Na fase de qualificação, são lançados 75 pratos para as mulheres e 125 para os homens. Na fase final são 16 pratos duplos.

ARMAS UTILIZADAS:
Pistola, pistola de ar, pistola de disparo rápido, carabina, carabina de ar e espingarda.

ALGUNS TERMOS USADOS NO ESPORTE:
Centro - círculo central do alvo das provas de carabina e pistola, que dá pontuação máxima ao atirador que o acertar.

Linha de tiro - linha onde os competidores se posicionam para realizar as provas.

Série - uma sequência de tiros, que é, normalmente, de 5 ou 10 tiros.

CLASSIFICADOS:
Os países que garantiram vaga para os Jogos Olímpicos Rio 2016 foram:

Evento Masculino:
Carabina 3 posições 50 m: China, Noruega, Itália, Ucrânia, Coréia do Sul e Cuba.
Carabina deitado 50 m: Brasil, Austrália, Alemanha, Belarus, Rússia, Itáliae Cuba.
Carabina de ar 10 m: China (2), Rússia (2), Belarus, França e Estados Unidos.
Pistola 50 m: Coréia do Sul, Índia, China, Vietnã e Cuba.
Pistola de tiro rápido 25 m: Brasil, Coréia do Sul e Alemanha.
Pistola de ar 10 m: Brasil, Bulgária, Turquia, Rússia, China, Vietnã, Eslováquia e Estados Unidos.
Fossa olímpica: Brasil, Eslováquia, Grã-Bretanha, Itália, Rep. Dominicana, Itália, Austrália, Croácia e República Checa.
Fossa doublê: EUA, Itália, China e Rússia.
Skeet: Brasil, Rússia, França, Egito, Estados Unidos, Itália, Dinamarca e Chipre.

Evento Feminino:
Carabina 3 posições 50 m: Alemanha, Croácia, Noruega, Itália, China e Cuba.
Carabina de ar 10 m: Brasil, Itália, China (2), Alemanha, Sérvia, Dinamarca e Cuba.
Pistola 25 m: Brasil, China, Coreia do Sul, Hungria, Coreia do Norte, França e Equador.
Pistola de ar 10m: Coreia do Sul, Ucrânia, Taiwan, Eslovênia, Sérvia, Espanha e El Salvador.
Fossa Olímpica feminino: Brasil, Alemanha, Espanha, Austrália, EUA, Austrália, Itália e San Marino.
Skeet: Brasil, EUA, Grã-Bretanha, Eslováquia, EUA, China e Itália.

Local de competição: Centro Olímpico de Tiro

Esta instalação foi utilizada no Pan Americano 2007 e passará por algumas reformas para a Olimpíada de 2016. O Centro conta com instalações permanentes e um estande temporário. A instalação abrigará quase sete mil pessoas e se tornará em um grande legado para o esporte.



LEO FERNANDES || @leo_fernandes_9
LINHA DE FUNDO || @SiteLF

Postar um comentário

0 Comentários