Faça Parte

Surpresas, classificados, rebaixados e muito mais do Paulistão 2016

E chegou ao fim a primeira fase do Campeonato Paulista e começará a fase em que ficamos de cabelos em pés, unhas roídas e coração acelerado. São oito equipes classificadas para os jogos de mata-mata e apenas uma levantará a taça no dia 08 de maio.


Sem muitas delongas o que já era esperado ocorreu: Os quatro grandes de São Paulo classificados, mas engana-se quem acha que foi moleza para os times, pois as equipes do interior chegaram preparadas e dentro de campo não deram moleza.

O triste é que algumas equipes boas que foram surpresas do campeonato foram desclassificadas. Vamos aos grupos...

GRUPO A

Pelo grupo A do Paulistão, nenhuma surpresa quanto à primeira colocação. O Santos, atual campeão, perdeu apenas um jogo durante a competição e assegurou a primeira colocação. Já a surpresa, ficou por conta do São Bento. A equipe do interior fez grandíssima primeira fase, não perdendo para nenhum dos grandes que enfrentou (empates contra Corinthians e Palmeiras e vitória contra o São Paulo) e promete fazer jogo duro contra o Peixe pela vaga na semifinal.

Pelo lado negativo do grupo, o Oeste terminou o campeonato com apenas 12 pontos e disputará a série A2 em 2017. Linense e Botafogo fizeram campanha mediana e ao menos asseguraram a vaga na primeira divisão.

GRUPO B

Com toda certeza foi o grupo mais disputado e emocionante nos últimos anos de Campeonato Paulista. As cinco equipes chegaram para última rodada com chances de classificação.

Os classificados foram Palmeiras, que mesmo com pouco futebol apresentado, conseguiu se arrumar nas últimas rodadas e São Bernardo, mas Ponte Preta, Ituano e Novorizontino não deixaram nada a desejar, e conseguiram pontuação suficiente até mesmo para classificar em outros grupos (o que é uma vergonha esse regulamento, já que eliminou equipes com campanhas melhores), mas se serve de alento, todos mantiveram seu lugar na primeira divisão para próxima temporada.

GRUPO C

O único dos quatro grandes que não conseguiu ter seu mando de campo no mata-mata foi o São Paulo que jogará diante do Audax que terminou na primeira colocação. Em um grupo onde o Tricolor Paulista oscilou muito, poderia ter ficado de fora se a Ferroviária não tivesse falhado nas últimas rodadas. Aliás, que campanha boa a da Locomotiva, bateu de frente com os grandes, com exceção do Santos, jogaram bem, mas as falhas desperdiçando pontos bobos não os mantiveram no jogo.

O XV de Piracicaba e Capivariano não atingiram a pontuação e caíram para a A2 do Paulista, a zebrada venceu apenas três jogos sem mostrar qualidade tática e objetiva de seus jogadores. A cidade de Capivari se despede da elite com apenas duas vitórias e uma campanha medonha.

GRUPO D

Líder geral, o Corinthians mais um ano seguido terminou a primeira fase em primeiro lugar restando saber se conseguirá esse ano levantar a taça. Perdendo apenas dois jogos (Santos e Palmeiras), o Timão chegará para enfrentar o vice-líder do grupo Red Bull Brasil que sempre se torna surpresa. Com campanha mediana e contando com o artilheiro da competição, Roger, o Touro Loko de Campinas não foi tão surpreendente como no ano passado dentro de campo, mas mais uma vez em seu segundo ano seguido na elite do Paulistão chegou às fases finais da competição.

Água Santa, Mogi Mirim e Rio Claro deixaram a desejar e ambos caem para a A2 do Paulistão. Destaque para o time de Diadema foi à goleada histórica em cima do Palmeiras por 4x1, mas a pontuação não foi suficiente para chegar à almejada Série D do Brasileirão. O Sapão vem com uma irregularidade de jogos já não é de hoje, e com o futebol apresentado não era esperado outra situação. Rio Claro não fez nada para surpreender, venceu apenas dois jogos e somou nove pontos, foi o pior time desta edição do Paulistão.

ARTILHARIA

No quesito “bola na rede” do campeonato, até aqui os candidatos à artilharia decepcionaram e abriram espaços para novidades do interior.

Roger, atacante do Red Bull Brasil, guardou 11 gols durante a primeira fase e igualou à marca de Ricardo Oliveira, durante todo o campeonato temporada passada. A lista segue com Rodrigo Andrade, meia do Audax, que marcou oito vezes e Wellington Paulista (sim, ele mesmo), anotando sete gols com a camisa da Ponte.

Ricardo Oliveira ficou com apenas seis gols até aqui. Porém ainda terá as fases seguintes para tentar alcançar ou até mesmo superar sua marca.

REBAIXADOS

Nesta temporada, uma das grandes novidades no Paulistão, foi à quantidade de times que cairiam para série A2 em 2017, seriam seis. Água Santa, Mogi Mirim, XV de Piracicaba, Oeste, Capivariano e Rio Claro foram às equipes de pior campanha e vão amargurar o rebaixamento para temporada seguinte.

PROJEÇÕES NO MATA-MATA

Santos X São Bento (sábado, às 18h30min)
Palmeiras X São Bernardo (segunda, às 21h)
Audax X São Paulo (domingo, às 18h30min)
Corinthians X Red Bull Brasil (sábado, às 16h20)

Num primeiro momento, fica evidente o favoritismo dos quatro grandes para classificação, porém pelo que o campeonato nos apresentou durante toda primeira fase, não será tão fácil assim.

Corinthians e Santos lideraram a classificação geral e são os “mais favoritos” dentre os oito classificados, mas mesmo com todo retrospecto e mando de campo, ambos não terão vida fácil, já que Red Bull Brasil e São Bento vêm de boas campanhas.

Palmeiras e São Paulo foram às equipes de campanhas mais irregulares, o time alviverde, por exemplo, ainda correu risco de não se classificar na última rodada, mas a vitória suada contra o Mogi Mirim garantiu a equipe na segunda fase. O tricolor paulista, apesar da série de resultados negativos, ficou na segunda colocação do grupo e dos grandes, com certeza terá o confronto mais difícil, contra o Audax fora de casa.

Isabela Macedo || @ismacedo_
Pedro Henrique || @peeedrito17
Linha de Fundo || @SiteLF

Postar um comentário

0 Comentários