Faça Parte

Elenco reformulado e muitas dúvidas: Tupi ainda é uma grande incógnita

O Galo Carijó tenta se recuperar na temporada (Foto: Leonardo Costa/tupifc.esp.br)
Após a decepcionante campanha no estadual, o Tupi já se mostra bastante mudado em relação ao que enfrentou a Caldense, na última rodada do Campeonato Mineiro. E não poderia ser diferente depois das chegadas do mais novo ''homem-forte'' para cuidar do futebol do clube, Gustavo Mendes, e do técnico, Ricardo Drubscky, que não fizeram parte da montagem do elenco no início do ano. Nesse sentido, vários jogadores deixaram o clube e outros chegaram para o time, que em breve disputará a sua principal competição do ano, o Brasileirão da Série B.  

Dispensas

Com mais tempo de clube, entre os que foram saíram, Fabrício Soares e Osmar foram as dispensas que mais chamaram a atenção. Não que a primeira tenha sido surpreendente, já que o zagueiro quase não renovou no início do ano, ainda quando Cloves Santos cuidava do futebol do Tupi. Porém, o ''chefe'', como é conhecido o defensor, foi um jogador que teve a sua saída sentida pelo torcedor, que tem enorme gratidão pelos serviços prestados. Já em relação à Osmar, pode ser considerada sim surpreendente, o lateral era o capitão e foi um dos destaques do time que conseguiu o acesso em 2015. Ao todo, foram oito dispensas: George, Pirão, Willian Kozlowski, Ramon e Michel Douglas e Romário, completam a lista.

Contratações

Se o time teve muitas perdas, houve também chegadas de jogadores para compor o elenco, que nitidamente precisaria de reforços. Com um orçamento limitado, a diretoria trabalhou com a política do "bom e barato", nenhum grande nome foi apresentado. Porém, diversos jogadores são experientes e disputaram a Série B, alguns até já trabalharam com o treinador em outros clubes.

Apesar do bom desempenho de Glaysson na meta do Tupi, a comissão técnica entendeu que o time precisaria de um goleiro à altura do titular, que possa até brigar por posição: Rafael Santos (ex-Madureira) foi o nome escolhido e talvez seja o mais conhecido entre os que chegaram, ele foi revelado no Corinthians, onde chegou a disputar a Libertadores. 

A dupla de zagueiros titular na Série C e no Mineiro não atuará na Série B: Fabrício Soares deixou o clube e Sidimar, lesionado, provavelmente só voltará no ano que vem. As únicas opções que restaram, foram Helder e Euller, que permaneceram. Contudo, os novos reforços, Heitor (ex-XV de Piracicaba), Bruno Costa (ex-Mogi Mirim) e Rodolfo Mol (ex-Uberlândia) também devem brigar por duas vagas entre os onze titulares. 

Ainda na defesa, o lateral-direito Filippe Formiga (ex-Volta Redonda) e o velho conhecido do torcedor Carijó, Henrique (ex-Figueirense), chegaram e disputarão posição com Wesley Douglas, que já estava no elenco do estadual. Do outro lado, não houve nenhum reforço e a equipe só conta com Thiaguinho como lateral-esquerdo de ofício.

No meio de campo, as mudanças foram menores, já que a maioria dos jogadores que foram titulares no estadual permaneceram. No entanto, alguns reforços pontuais foram feitos, são eles: Gabriel Sacilotto (ex-Robur Siena), Marcos Serrato (ex-Ponte Preta), Raphael Augusto e Sávio (aprovados na peneira) e Jonathan (ex-Guarani). 

Desde a saída de Daniel Morais, em 2015, o time sofre com a ineficiência em seu ataque. Esse foi um dos maiores problemas do Tupi no estadual, Michel Henrique e Rubens, que eram, até então, os centroavantes da equipe, ainda não se firmaram. Porém, Giancarlo (ex-Paraná), foi contratado e chega com status de titular, o jogador é um dos mais experientes em disputar a Série B. Além do centroavante, Thiago Silvy (ex-Villa Nova) foi outro reforço no ataque, mas faz uma função diferente e deve atuar pelo lado do campo.

Elenco


O "novo" elenco tentará fazer um bom papel na Série B (Foto: Leonardo Costa/tupifc.esp.br)
Goleiros: Glaysson, Gonçalves e Rafael Santos;

Laterais: Wesley Douglas, Felippe Formiga, Henrique e Thiaguinho; 

Zagueiros: Hélder, Heitor, Euller, Bruno Costa e Rodolfo Mol;

Volantes: Filipe Alves, Rafael Jataí, Recife, Gabriel Sacilotto e Vinícius Kiss;

Meias: Hiroshi, Renato Silva, Jonathan, Sávio e Raphael Augusto;

Atacantes: Ygor, Thiago Silvy, Michel Henrique, Rubens e Giancarlo;

* Sidimar se lesionou e deve voltar apenas em 2017.

Estreia

A partida de estreia será em Juiz de Fora e a torcida está empolgada, porém com receio depois do estadual. Apesar da preocupação ser justificável, os torcedores podem esperar um time diferente, com a ''cara'' de Ricardo Drubscky, que é ídolo e tem plena confiança dos carijós, só que ainda é uma grande incógnita se essas diferenças serão positivas ou negativas. 

Nesta sexta-feira (14), às 21h30, o Tupi enfrentará um dos postulantes ao acesso: o Goiás no Estádio Radialista Mário Helênio. Para a estreia, o técnico ainda não devem contar com todos os reforços, alguns ainda não estão regularizados no BID da CBF e outros ainda buscam a melhor força física. Entre os jogadores que disputaram o estadual e permaneceram no elenco, quase todos estão à disposição, exceto Hiroshi com uma luxação no ombro direito.

Por: Marcelo Júnior || Twitter: @marcelinjrr

Postar um comentário

1 Comentários

  1. A caminhada é longa, o tempo é pai da razão, esperamos pelo menos luta e honra nesse tempo de competição. TOTC

    ResponderExcluir