Header Ads

Polêmico e simples, a Juventus muda seu símbolo novamente

A mudança que chocou o futebol nesta segunda veio de Turim (foto: FootyHeadlines.com)
O dia 16 de janeiro entra pra história do clube bianconero. A Juve espantou o mundo hoje com a repentina mudança de seu emblema que já seguia o mesmo por quase 12 anos para algo totalmente inovador e que gerou, sobretudo nos seus fanáticos, uma mistura de incredulidade com desgosto em maioria, mas afinal, por quê da mudança?

"Black and White and more" essa era a campanha da Juventus com a #2beJUVENTUS há algumas semanas sem que quase ninguém soubesse de fato o motivo, hoje o segredo revelado e a nova logo com uma letra "J" formado meramente por linhas simples e o nome do clube logo viralizou por conta do espanto geral. Segundo a Juventus, "o novo logo que será implementado a partir de julho de 2017 representa a Juventus na sua essência, linhas na camisa, o Scudetto da vitória, o J do nome. Três elementos que constituem o DNA da Juventus: Em primeiro, as linhas em preto e branco que se tornaram o tema comunicativo da nova identidade e interpretado sobre qualquer interface. Depois a estilização de um Scudetto a representar a determinação com que o Clube sempre perseguiu, e sempre perseguirá, a vitória. Em terceiro o J, uma inicial distintiva, afetuosa aos torcedores, entre eles Gianni Agnelli (lendário presidente falecido em 2003) que dizia: "Me emociono toda vez que vejo nos jornais qualquer palavra que começa com J". O novo logo funde este três elementos em um símbolo único e universal, em grado de representar não apenas uma equipe de futebol, mas também uma identidade, uma filiação e uma filosofia. É um sinal forte, essencial e inconfundível. É um logo desenvolvido com os princípios com os quais se constrói um ícone global nestes tempos: Capaz de exprimir-se com força em qualquer contexto físico ou digital. Sobretudo, é um logo que deixa para trás com coragem os conformismos dos emblemas futebolísticos".

A explicação é bonita, faz sentido com a imagem e tudo mais, todavia a revolta dos torcedores, repito que em grande maioria, é contrária não só a mudança como também irritadíssima com o design do emblema novo. A Juventus de fato se mostrou inovadora em algo tão relevante como seu símbolo até por significar a tradição italiana não só com jogadores, estilo, filosofia e seu modo até ortodoxo em algumas questões menos conhecidas ao longo dos anos.

A meu ver, as opiniões contrárias seguem a linha tradicional do clube que apesar disso mudou de emblema muitas vezes, como mostra a imagem abaixo:


No meu entendimento, o símbolo usado durante a década de 90 é o mais marcante, até por ter sido meu primeiro. Entretanto, gostei da novidade e achei simples demais, de forma puramente preto e branco, sem amarelo ou azul (cores da cidade de Turim), o touro que é o mascote citadino ou ainda a zebra que é mascote do clube. Duas cores, duas linhas, um nome. A Juventus fez a sua escolha e que até poderia ficar melhor em camisas alternativas ou de treinamento, mas assim o será nos uniformes a partir da próxima temporada. Alguns já mudaram aos poucos de opinião ao longo das visualizações da novidade, mas assim como alguns uniformes espantam e depois caem nas graças, espero que o mesmo aconteça com o novo emblema que dependerá também de como se encaixará nos novos uniformes a serem revelados no final do mês de maio. Sou da teoria que uniformes bonitos são os vencedores (camiseta rosa da temporada 2011/2012 foi ridicularizada por muitos e depois ficou desejada com o título invicto e o Scudetto no meio, por exemplo).

O tempo nos fará se acostumar e se acostumar a coisas boas é mais fácil, mesmo que radicais... Se as taças seguirem vindo, sobretudo aquela tão cobiçada que muitos preferem não nomear, certamente o símbolo será o menos importante perante o fato.

Inovadora, polêmica, moderna, simples e etc, pejorativos ou não os adjetivos não faltam para esta Velha Senhora que de cara renovada se prepara para o futuro brilhante (esperamos) em bianconero per sempre.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.