Faça Parte

Existe vida após Pratto?!

Alô alô amigo leitor, sócio-torcedor do Linha de Fundo. Um internauta mais desatento ao ler os versos da gordinha traída mais carismática do Brasil logo abaixo vai perguntar: Que diabos Marília Mendonça tem a ver com futebol, ainda mais com o Galo? Respondo com um nome: Lucas Pratto.

Ê, infiel. Eu quero ver você morar num motel
Estou te expulsando do meu coração  Assuma as consequências dessa traição
Ê, infiel. Agora ela vai fazer o meu papel
Daqui um tempo você vai se acostumar
E aí vai ser a ela a quem vai enganar. Você não vai mudar

Fonte: Hoje em Dia
A bomba do dia estourou de manhã, Lucas Pratto estaria a caminho do São Paulo por uma bagatela que giraria em torno de 10 milhões de Euros (33 milhões de reais). A torcida passional que só ela reagiu nas redes sociais tal qual Marília Mendonça nos seus piores momentos, como se estivesse sendo traída. Menos pessoal, menos. “Maluf prometeu que Pratto não sairia para o futebol Brasileiro”; Daniel Nepumuceno gênio há uma semana por Elias voltou a ser “Nepumusono” e agora corre risco até de impeachment se levar em consideração à ira da Massa. Teve até torcedor prometendo nas redes sociais cancelar o sócio caso a transferência se confirme como deve se confirmar... Ê infiel.

Contudo não estou aqui para engrossar o refrão da cantora, muito menos ser uma corneta a mais. Primeiro porque minha raiz é Rock and Roll, nada contra o sertanejo, os temas do campo sempre proveram à nossa MPB muita coisa boa. E o mais importante, o fato de que o futebol na ótica dos Atletas não deve ser encarado como paixão, torcida não pode se iludir quanto a isso, esse tempo se um dia existiu já passou há décadas. Futebol é negócio, temos que aceitar.

Bota um Pink Floyd na vitrola: 

“Money, it's a crime Share it fairly, but don't take a slice of my pie
Money, so they say Is the root of all evil today
But if you ask for a raise, it's no surprise that they're
Giving none away”

Fonte: http://www.efficienza.com.br/
Passando um pouco este lado sentimental e adentrando ao campo. Vamos ao título dessa breve crônica de meio de semana. Existe vida sem Pratto? Respondo de pronto: Claro que sim caras pálidas! É óbvio que se trata de uma perda técnica gigante, Pratto é titular da seleção Argentina, é um grande centroavante dados tempos de mediocridade da camisa 9. Contudo, também foi provado por A + B que a dupla Fred e Pratto não funcionou, um acaba roubando um pouco o espaço do outro, apesar de Pratto poder jogar sim fora da área, o instinto matador do Argentino às vezes automaticamente o empurra para dentro para situações de finalização. Pratto nunca teve a paciência necessária para roubar uma bola, trabalhar o jogo, não que seja um defeito, é uma qualidade até, mas com um cara igualmente fominha como Fred junto dele não funcionaria, como não funcionou.

Como possíveis soluções, farei duas reflexões: As internas, ou seja, como Roger pode se virar dentro do próprio elenco. E as externas: Algumas sugestões de contratações já que agora o Galo tem dinheiro em caixa para investir.

Se rememorarmos o trabalho de Roger no Grêmio, seu jogo sempre foi baseado em um tridente de meio campistas apoiadores com capacidade tanto ofensiva quanto defensiva, e três jogadores com mais liberdade de criação a frente, seja com centroavante fixo um móvel e um meia, seja com dois atacantes móveis e um meia ou até com três atacantes, um fixo, dois móveis sem a figura do meia. Nesse sentido vejo o meio campo que vai entrar como Joinville próximo do ideal, dadas às peças que temos disponíveis. Elias, Rafael Carioca e Danilo, três jogadores com capacidade de organização e destruição tal qual Wallace, Maicon e Ramiro.

Fonte: Superesportes
Na frente dois caras são intocáveis Fred, o centroavante e Cazares o único meia criativo do elenco. Quem completaria o Tridente: Resposta óbvia – Robinho.  O camisa 7 está machucado, mas entraria fatalmente quando voltasse e muito provavelmente no lugar de Pratto, o Pedalada meus caros é atacante, joga próximo a área e com o tridente por trás não teria tantas obrigações defensivas, podendo assim mostrar seu futebol na plenitude. Uma segunda alternativa dentro do elenco é de um jogador de lado de campo, esse jogador daria mais consistência defensiva dando liberdade ao próprio Cazares, essa figura pode ser muito bem Maicossuel, Luan ou até o Pé de Chumbo Otero. Sem contar Clayton, sim pessoal: Clayton (todo mundo odeia o Clayton!). Essa transferência do argentino pode ser o que o jogador precisava para finalmente jogar em sua posição, que é de segundo atacante! Clayton, assim como Carlos fica completamente desperdiçado jogando como assessor de lateral, uma das atrocidades que os professores que passaram por aqui insistiram em cometer.

Além disso, com 10 milhões de euros na conta para investir o Atlético pode também buscar dois tipos de jogadores: Um segundo atacante, ou até um meia.

O segundo atacante seria a reposição seis por meia dúzia, não acredito que seja o caso visto que temos boas opções no elenco para esse lugar. Mas se o Galo quiser vamos a alguns nomes:

Willian Pottker: O atacante da Ponte não se acertou com o Corinthians, seria uma aposta muito bem recomendada, ratificada por três bons campeonatos brasileiros por equipes menores.

Gustavo Bou: Caso o Galo opte por uma solução portenha, Bou foi um jogador sempre muito bem avaliado, experiência internacional, artilharia da Libertadores e talvez até um preço mais camarada visto que a fase do mesmo não anda muito benta por Avellaneda.

Martin Benitez: Ainda em Avellaneda, mas do lado vermelho (do Independiente), uma das maiores promessas do futebol argentino seria uma excelente aposta para suprir o ataque do alvinegro. Benitez inclusive foi especulado aqui nas duas últimas janelas. Soma-se o fato que o Independiente também se interessa pela venda do jogador.

Nilmar: atacante ex-Inter perdido nas arábias andou sendo especulado pelo lado azul da lagoa da Pampulha, apesar do histórico de lesões, é um atacante mais rápido com excelente faro de gol. Com o dinheiro levantado com Pratto seria uma contração possível.

Diego Tardelli: Esse talvez seria o sonho de uma noite de verão do Atleticano. Tardelli tem contrato com Shandong, mas nunca negou sua vontade de voltar. Talvez esses 10 milhões sejam o dinheiro necessário para repatriar o atacante completo.

Contudo temos também uma carência na meia cancha. Na Camisa 10. Cazares não tem sombra, inclusive coloco a queda de rendimento do equatoriano à falta de uma sombra que o incomode. Ano passado quando Datolo pedia passagem o equatoriano comeu a bola. Se o Galo quiser investir em um meia, vamos aos candidatos que poderiam ser pensados.

Camilo: O meia do Botafogo demonstrou ser o maior achado do futebol brasileiro do último ano, carregou o time da estrela solitária nas costas, e convenhamos gente, é o Botafogo. 10 milhões de Euros são suficientes para trazer o jogador de General Severiano.

Paulo Henrique Ganso: Especulou-se que o Galo negociaria Pratto com o Sevilla e com Ganso vindo de troco. Com esse 10 milhões, o último dos camisas 10, anos 80 poderia ser anexado ao plantel alvinegro.

Lucas Zelarayan: Meia Argentino, ex-Belgrano e atualmente no futebol Mexicano. Perna esquerda, velocidade de raciocínio, enganche clássico. É difícil tirar jogador do futebol mexicano? É! Mas 10 milhões de euros, talvez até um pingado a mais seriam suficientes para trazer esse jogadoraço! Olho nele Galo!

Concluindo meus amigos, jogadores vêm e jogadores vão. Pratto deve ser reverenciado por tudo que fez. Sempre honrou o manto, comeu grama. Que seja feliz em seu novo clube, menos quando nos enfrentar, óbvio! Vamos nos concentrar no que temos, e no que pode vir (certamente coisa boa!).

P.S. Se você que está lendo essa pequena crônica estiver naquela fossa, seja pelo Pratto ou pela gatinha, se for escutar uma gordinha com dor de corno pelo menos pluguem a Adele! Outro Nível!

Saudações Alvinegras e Aqui é Galo!

Por: @Mhfernandes89 e Equipe Vingadores LF

Postar um comentário

0 Comentários