Faça Parte

Volta Redonda 2017: Altos, baixos e um quase acesso "improvável"

Resultado de imagem para escudo do voltaço
Escudo do Volta Redonda FC (Fonte: Wikipédia)
É meu amigo. Tirei umas "férias" do @SiteLF e retorno com uma missão: Realizar uma retrospectiva do maior time da Região Sul do Estado do Rio de Janeiro, o Volta Redonda Futebol Clube.

O ano não foi um dos melhores. A troca de técnicos durante o Campeonato Carioca (saiu Cairo Lima, entrou Felipe Surian) fez com que a equipe não fizesse uma boa campanha: Foi apenas o 7° colocado na classificação geral e está fora da Copa do Brasil 2018*.

Integrante do Grupo C ao lado de Bangu, Fluminense, Resende, Portuguesa-RJ e Vasco da Gama, a equipe não conseguiu a classificação para as semifinais de nenhum dos dois turnos (Taça Guanabara e Taça Rio).

Na primeira etapa, a equipe ficou na 3ª posição com seis pontos se classificando para o quadrangular extra da Taça Guanabara. Na semifinal, eliminou o Boavista com uma vitória por 1 a 0 e acabou sendo vice-campeão ao perder a decisão, nos pênaltis, por 5 a 4 após empate em 2 a 2 no tempo normal (o clube vencia a partida por 2 a 0).


Na segunda etapa, a equipe voltou a ficar na 3ª posição do Grupo C agora com oito pontos - três a menos que o Fluminense, 2° colocado - novamente se classificando para o quadrangular extra, que dessa vez era da Taça Rio, onde acabou sendo eliminado pelo Boavista por 1 a 0 na semifinal.

Resultado de imagem para voltaço 0x1 boavista pelo quadrangular
Volta Redonda 0x1 Boavista pela semifinal do Quadrangular Extra da Taça Rio 2017. (Fonte: Saída de Bola)
Dando uma pausa pro Estadual, disputamos também a Copa do Brasil, onde enfrentamos o todo poderoso Cruzeiro-MG na primeira fase. Infelizmente, por ironia do destino, fomos derrotados, mas tivemos uma atuação de gala, onde poderíamos ter aproveitado algumas falhas bizonhas do goleiro cruzeirense para sairmos com um bom resultado: A derrota por 2 a 1 ficou cara pro Tricolor de Aço.

Retornando ao Estadual, o empate em 2 a 2 com o Macaé na última rodada da Taça Rio culminou com a posição final da equipe no Campeonato Carioca, frustrando os apaixonados que já tinham acompanhado o "rebaixamento" do Resende, maior rival na atualidade, à seletiva do Cariocão 2018, junto com o próprio alvianil praiano.

Resultado de imagem para macaé 2x2 voltaço 2017
Macaé 2x2 Volta Redonda pela última rodada da Taça Rio 2017. (Fonte: FutRio)
Reformulação no elenco e estreamos na Série C do Campeonato Brasileiro. Era a primeira a participação da equipe desde 2007, quando a terceira divisão nacional ainda era a última a qual os times tinham o direito de disputar. Em uma campanha totalmente irregular, com apenas uma vitória fora de casa e nenhuma derrota em casa, o Tricolor de Aço se classificou para o "mata-mata do acesso" diante do Sampaio Corrêa-MA.

A equipe integrava o Grupo B ao lado de Botafogo-SP, Bragantino-SP, Joinville-SC, Macaé-RJ, Mogi Mirim-SP, São Bento-SP, Tombense-MG, Tupi-MG e Ypiranga-RS.

O clube fez uma campanha, em certo ponto, positiva: Foram seis vitórias, sete empates e cinco derrotas, totalizando 25 pontos na fase de grupos e a classificação na quarta posição. Foram 24 gols pró e 17 contra. Mas engana-se quem acha que esses números foram fáceis de ser obtidos.

Passada a estreia contra o Macaé, o clube perdeu fora de casa pro Joinville-SC (2 a 0) e venceu as duas partidas seguintes: 2 a 0 no Botafogo-SP e no Tombense-MG, ambas realizadas no Estádio Raulino de Oliveira.

Resultado de imagem para volta redonda 2x0 bota sp
Volta Redonda 2x0 Botafogo-SP pela 2ª rodada da Série C 2017. (Fonte: Futebol Interior)
Ah, que festa!!! A liderança do grupo estava consolidada e era só manter... E quem disse que isso foi fácil? Tratando-se de Volta Redonda, nada - ou melhor - tudo é possível!

A equipe desandou fora de casa conquistando apenas empates e derrotas... O 1 a 1 diante do Bragantino-SP foi tão frustrante quanto os 3 a 1 do Tupi-MG. A sequência de vitórias em casa preocupava e o avanço dos adversários temia.

Paralelo a isso, começou a disputa da Copa Rio, cujo adversário da primeira fase era o Audax-RJ, que disputa a Série B1 do Campeonato Carioca. No primeiro jogo, uma vitória fora de casa por 2 a 0 e certa "tranquilidade" para o jogo da volta.

No segundo jogo, o técnico Felipe Surian resolveu usar os reservas. Um ligeiro DESASTRE aconteceu no Estádio Raulino de Oliveira que eu nem sei se anotaram a placa do carro: Um incrível 5 a 1 assombrou o Volta Redonda que estava eliminado da competição estadual.

Resultado de imagem para voltaço 1x5 audax
Volta Redonda 1x5 Audax-RJ pelo segundo jogo da primeira fase da Copa Rio 2017. (Fonte: Site Oficial da FFERJ)
Depois dessa lamentável situação, o foco voltou-se totalmente para a disputa do Brasileirão Série C, já que um acesso iria coroar a campanha irregular do time na temporada. E ele QUASE veio! Mesmo com tropeços fora de casa, o time seguia invicto em casa, mas frustrava seus torcedores, como no empate em 2 a 2 diante do Tupi-MG quando vencia por 2 a 0, compensado pelo empate diante do Ypiranga-RS por 3 a 3 fora nos acréscimos.

Resultado de imagem para voltaço 2x2 tupi
Volta Redonda 2x2 Tupi-MG pela 17ª rodada da Série C 2017. (Fonte: FutRio)
Passado mais esse sofrimento da fase de grupos, veio o tão sonhado "mata-mata do acesso". O adversário do Volta Redonda era o líder do Grupo A, o Sampaio Corrêa-MA, que havia conquistado nove vitórias, cinco empates e quatro derrotas, totalizando 32 pontos.

No primeiro jogo, em casa, veio a primeira derrota: Com um gol nos acréscimos, a equipe maranhense levava vantagem para o segundo jogo da "decisão" na Série C.

Resultado de imagem para voltaço 0x1 sampaio
Volta Redonda 0x1 Sampaio Corrêa-MA pelo primeiro jogo das quartas de final da Série C 2017. (Fonte: Futebol Interior)
No segundo jogo, a Jaguatirica cresceu. Com várias chances de gol, quase chegou a marcar olímpico com Dija Baiano. Mas um contra-ataque matou o sonho: o Sampaio Corrêa-MA saia na frente no placar aos 37 minutos do 2° tempo e o Voltaço arrancava o empate aos 41, de cabeça. Como diz Galvão Bueno no jogo de PlayStation 2, PES 2009, "é jogo de teste para cardíaco". E foi!

O time pressionou, lutou, mas a redonda não quis dar a volta por dentro do gol maranhense. O empate encerrou o sonho de disputar a Série B em 2018 e, junto com ele, a temporada 2017 do Volta Redonda Futebol Clube.

Resultado de imagem para sampaio 1x1 voltaço
Sampaio Corrêa-MA 1x1 Volta Redonda pelo segundo jogo das quartas de final da Série C 2017. (Fonte: Saída de Bola).
*No início da reportagem, dissemos que o clube está momentaneamente fora da Copa do Brasil 2018. E está, visto que para se classificar, é preciso que três clubes do Rio avancem para a Libertadores. Nesse momento, apenas uma equipe está classificada.

E assim encerramos a nossa retrospectiva 2017 do Volta Redonda. Curtiu? Deixe seu comentário e compartilhe. Em breve voltaremos com novidades do clube para a temporada 2018.

#AVANTEVOLTAÇO
#SÉRIEBÉLOGOALI
@SiteLF

Postar um comentário

0 Comentários