Faça Parte

2019: Não me acorde desse sonho

O ano de 2019 para o torcedor do Fortaleza foi o ápice de uma restruturação dentro e fora de campo e um prêmio para uma torcida tão persistente e fiel, que nunca abandonou o time mesmo nos momentos mais complicados. Foram vários jogos memoráveis, várias partidas decididas no detalhe e sobretudo muita raça, vontade e empenho de todos os jogadores e da comissão técnica.

1. Campeonato Cearense (42º Título estadual) 

O ano de 2019 começou da mesma forma que terminou 2018, levantando uma taça, com uma grande base da competição nacional anterior e várias contratações pontuais e importantes (Felipe Alves, Quintero, Osvaldo, Wellington Paulista, Carlinhos).

Foram 11 jogos, com 7 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, 12 gols marcados e 5 gols sofridos. Destaque para o Meio-campista Edinho que foi escolhido o craque do campeonato.

Na final foram dois duelos contra o seu arquirrival, duas vitórias do leão, 2 a 0 (2 gols de Edinho e 1 a 0 gol de Roger Carvalho).

Pôster de campeão estadual. (Opovo.com.br/esportes)
2. Copa do Nordeste (Título inédito) 

O grande momento do primeiro semestre foi a conquista inédita do campeonato do Nordeste, com uma campanha quase irretocável, time venceu a competição e firmou seu bom momento no cenário nordestino. Com essa conquista, o Fortaleza já garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2020.

Foram 12 jogos, com 7 vitórias, 4 empates e 1 apenas uma derrota. A fase de grupos foi bem regular, com a liderança do Grupo A com 13 pontos. E na fase de mata-mata o time se fortaleceu ainda mais e foi campeão sem tomar nenhum gol nos confrontos eliminatórios:

Quartas de final: Fortaleza 4 x 0 Vitória (Para muitos o melhor jogo tecnicamente do ano, poderia ser uma goleada ainda maior diante do domínio da equipe);

Semifinal: Fortaleza 1 x 0 Santa Cruz (Jogo emblemático, pois, coroou a estrela de Romarinho, que viria a ser uma das principais peças da temporada);

Finais: Fortaleza 2 x 0 Botafogo-PB *Placar agregado* (Brilhou a estrela de Wellington Paulista, autor dos dois gols decisivos).

Artilharia: Júnior Santos dividiu o prêmio com o atacante Gilberto do Bahia, ambos com 8 gols.

Resultado de imagem para copa do nordeste 2019 boeck"
Capitão Boeck levantou a tão sonhada "Orelhuda" (Divulgação/Globoesporte)

3. Copa do Brasil (Caímos de pé) 

Estávamos nas Oitavas de final (fruto da conquista da série B em 2018) e no sorteio enfrentamos o Athlético-PR. Sabíamos que essa não era a nossa principal competição da temporada, mas, lutar por uma vaga nas quartas de final era uma forma de mostrar que estávamos muito preparados para a elite nacional. 

No jogo de ida, em Fortaleza, time perdeu boas chances e não sofreu tantos riscos na defesa e o 0 a 0 ficou com um gosto amargo. 

Na volta em Curitiba, time suportou a pressão durante quase toda a partida, entretanto, aos 43' do segundo tempo, Marco Rúben acertou uma bela cabeçada e decretou a nossa desclassificação (que posteriormente seria o campeão do torneio. 

Resultado de imagem para athletico x  fortaleza copa do brasil"
Fortaleza vendeu caro a vaga ao Furacão. (Divulgação/Lance.com.br) 

4. Campeonato Brasileiro (Campanha sensacional) 

Chegamos ao certame nacional com muita desconfiança (por parte da imprensa e da torcida) estávamos vindo de um primeiro semestre desgastante, porém, vitorioso, e o nosso elenco apesar das limitações estava muito confiante e sabia onde poderia chegar na competição e sobretudo tinha ciência que o objetivo era a permanência na elite nacional. 

O começo foi muito difícil e até a parada da copa América, sofremos com lesões e resultados ruins dentro de casa. Após a parada o time se acertou mais e se mantinha longe da zona da degola. 

Na 13° rodada após a derrota para o arquirrival, Ceni surpreendeu a todos e aceitou a proposta do Cruzeiro e Zé Ricardo veio para o seu lugar. Essa passagem não durou muito tempo (Nesse período tivemos um desempenho razoável e o fantasma do rebaixamento estava presente) e após 8 rodadas, Ceni já estava de volta ao nosso tricolor. 

Na reta final, tivemos um rendimento espetacular (após a derrota para o Corinthians na 31° rodada) foram 7 jogos, com 5 vitórias e 2 empates (um deles diante do Inter no Beira-rio, com um pênalti ao nosso favor desperdiçado no final do jogo). Terminamos o certame com 53 pontos (9° colocação, melhor Nordestino da competição, somente 3 pontos separando da pré-libertadores e uma vaga na copa Sul-Americana (competição inédita na nossa história). 

JOGOS MEMORÁVEIS 

  •  Atlético MG 2 x 2 Fortaleza - 11° rodada 
Um jogo cheio de nuances, pênaltis para os dois lados e ficou ainda mais marcada pela reviravolta do volante Juninho (havia marcado um belo gol contra e se redimiu empatando a partida), Felipe Alves muito decisivo (com defesas espetaculares e sendo muito frio em duas cobranças de pênalti do rival).

Resultado de imagem para atlético x fortaleza felipe alves"
Felipe Alves foi o nome do jogo. (Divulgação/FortalezaEC)
  • Santos 3 x 3 Fortaleza - 16° rodada
Com certeza o jogo mais emocionante e impactante do nosso time, no intervalo do jogo já estava 3 a 0 Santos e a derrota praticamente consolidada, mas, no segundo tempo com uma raça incrível fomos buscar o empate aos 50' minutos e levamos um pontinho para a capital cearense. 


Resultado de imagem para santos x fortaleza"
Paulista marcou duas vezes e comandou a nossa reação (Divulgação/ Metropoles.com)
  •  Fortaleza 1 x 0 Ceará - 32° rodada 
Clássico no momento crucial do campeonato, os dois empatados na tabela e com o gol do "WP9", conseguimos o resultado positivo e foi o início da arrancada na reta final. 

Com um show da nação nas aqruibancadas, leão vence o arquirrival por 1 a 0 (Divulgação/ Gustavo Simão)
  • Fortaleza 2 x 1 Santos - 35° rodada - Jogo do alívio 
Um dos jogos mais tensos e complicados da temporada, tínhamos uma tabela complicada e esse resultado dentro de casa nos deixaria praticamente livres do rebaixamento, com muita emoção, catimba, pênalti perdido por Sanchez. 
Resultado de imagem para fortaleza x santos"
Osvaldo marcou o segundo gol do leão na partida (Leonardo Moreira/FortalezaEC)
  •  Goiás 1 x 2 Fortaleza - 36° rodada -"VEM  SULA" 
Num jogo cirúrgico da nossa equipe, vencemos um concorrente direto e nos garantimos na Sul-Americana. 

Goiás x Fortaleza - 36ª rodada Série A 2019
Fortaleza conquista uma vaga inédita na sulamericana (Heber Gomes/AGIF)
  • Fortaleza 2 x 1 Bahia - 38° rodada - Abraço aos nossos guerreiros 
Jogo de festa, torcida lotou o Castelão, fez vários mosaicos e foi ao delírio com o gol de Tinga que decretou a nossa vitória e nos garantiu na importantíssima nona colocação. 
Ao final dessa partida, uma festa surreal da nação tricolor. 
Um dos mosaicos da torcida tricolor (Samuel Andrade/MyPhoto Press/Folhapress)
No último jogo da temporada, torcida tricolor fez mosaico diferente, com luzes e Castelão sem refletores (Camila Lima/Diariodonordeste)

Postar um comentário

0 Comentários