Faça Parte

Sua bandeira no mastro é a história

Imagem: Twitter - @fdalvinegro
No dia 14 de abril de 1912, Francisco Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Junior convocaram uma assembléia na sede do Clube Concórdia para criação e fundação de um time de futebol. De lá pra cá, uma história imensa foi e continua sendo escrita.

São 108 anos de história, mais de 12.000 gols, 102 títulos (oficiais e não-oficiais), nenhum rebaixamento e uma galeria invejável de ídolos, entre eles, o maior jogador de futebol que o planeta terra já viu.

O clube que é mundialmente conhecido por ter parado duas guerras - do Congo e da Nigéria no fim dos anos 60 - curiosamente é o único clube grande do país que não está localizado numa capital. E mesmo que por vezes seja tratado como "patinho feio" pela grande mídia do país, tem uma das histórias mais belas e vitoriosas não só do futebol brasileiro, mas do futebol mundial. História essa, que não é contada apenas por títulos ou estatísticas.

Para se ter noção dessa dimensão, o Santos Futebol Clube além de ter 40 clubes de futebol homônimos espalhados pelo mundo, com pelo menos um em cada continente, também é citado do hino oficial do Olympiacos da Grécia, por conta de uma partida em 1961 onde o time grego saiu vitorioso.

Seja pela década de 60 liderada por Pelé num dos maiores times de futebol que o mundo já viu, na de 90 onde o intitulado "messias" Giovanni reascendeu a chama do torcedor, em 2002 no ritmo das pedalas de Robinho ou no ritmo de 2010 puxado pelos dribles, gols, dancinhas e títulos de Neymar, o torcedor santista tem motivos de sobra para encher o peito de orgulho e gritar - com perdão do linguajar - "AQUI É O SANTOS, PO#$%"  no dia de hoje.

O Santos não é gigante, o Santos é eterno. E enquanto os deuses do futebol continuarem soltando os raios na Vila Belmiro, o Santos continuará escrevendo sua história, de um passado, um presente e com certeza, um futuro só de glórias.

#Santos 108

Pedro Ramos | @peedrohramos
Linha de Fundo | @LF_Site

Postar um comentário

0 Comentários