Faça Parte

Entrevista com o Oscar Ulisses: O narrador conta qual foi a melhor seleção que ele transmitiu, como surgiu o seu bordão e muito mais

O narrador Oscar Ulisses nos contou o que ele gosta de fazer nas horas vagas, como surgiu o seu bordão para gritar gol, partidas emocionantes e muito mais.

Créditos da Imagem: Reprodução/ Twitter Oficial Oscar Ulisses

O narrador é irmão do Osmar Santos, considerado por muitos o maior narrador de rádio no Brasil. Ele tem 62 anos, natural de Marília-SP, e locutor esportivo da Rádio Globo/CBN. Oscar ainda passou pela Jovem Pan, Rádio Bandeirantes, SBT e pela RecordTV.

Ele nos explicou como surgiu o bordão "Pro Gol", qual partida ele não conseguiu narrar, quem é o seu ídolo na narração esportiva e muito mais. Vocês irão gostar da entrevista com esse grande nome da locução esportiva. Vamos as respostas do narrador:

1)   QUEM É O OSCAR ULISSES?

Sou eu mesmo. Locutor, pai, marido, irmão, mas sem ser essa ordem, as ordens variam de acordo com os momentos.


2)   VOCÊ GRITA SEMPRE “PRO GOL” PARA GRITAR O GOL, ISSO SURGIU NATURAL?


Eu gostava de ouvir o Flávio Araújo, que era um locutor de São Paulo, que obtinha o slogan “o locutor que anda em cima da bola”. Então, eu ouvia muito ele. O slogan nasceu: um dia o jogador chuta e a bola vai “pro gooool”. Então foi naturalmente que surgiu o bordão “Pro gol”. 


3)   ME CONTE UM JOGO QUE VOCÊ NÃO NARROU E QUE GOSTARIA DE TER NARRADO?

Muitos jogos, mas um deles e especial foi a copa do mundo de 2002, jogo entre Brasil e Alemanha. Eu não narrei essa copa, então gostaria de ter narrado esse jogo.

4)   QUAL A PARTIDA QUE MAIS TE EMOCIONOU PROFISSIONALMENTE?

Muitos jogos me emocionaram, como as finais das libertadores no Pacaembu, sendo uma do Santos e do Corinthians. Outra final de libertadores que me emocionou foi a do Palmeiras, no antigo Palestra Itália, em 1999.
Os jogos dos mundiais de 1993 e 2005 vencida pelo São Paulo, e o título do Corinthians, em 2012, foram outros jogos emocionantes. 
O jogo entre Brasil e Holanda, em 98, foi muito emocionante, partida ficou 1x1 no tempo normal, mas o Brasil venceu nos pênaltis. Se for pra escolher um, fico com a partida entre Brasil e Holanda, em 1998.


5)   QUEM TE SERVIU COMO ÍDOLO PRA VOCÊ CHEGAR NA NARRAÇÃO ESPORTIVA?

Eu ouvia muitos locutores de São Paulo quando eu morava no interior, em Osvaldo Cruz e Marília, isso bem garotinho. E acompanhei muito de perto a carreira do Osmar Santos, meu irmão. Ele me orientou muito, pois ele é oito anos mais velho que eu. Sempre fui fã do Osmar, e sempre acompanhei as narrações dele com muita atenção, então ele foi o grande mestre que eu tive. Fui influenciado por ele, ouvindo atentamente as dicas que ele me dava, foi o meu professor. Mas eu ouvi muitos outros, trabalhei com o Fiori Gigliotti, sendo um mestre também, e ouvi tantos, como o Haroldo Fernandes, Alfredo Orlando, Joseval Peixoto, locutores mais das antigas. Waldir Amaral e Jorge Cury, no Rio. Mas o Osmar foi o mestre.


6)   UMA PARTIDA QUE VOCÊ COLOCOU EXPECTATIVA E FICOU DECEPCIONADO COMO NARRADOR ESPORTIVO?

Foram muitos jogos, você vai pensando que é uma coisa, e de repente fica bem aquém daquilo que você esperava. São várias partidas, com isso, não dar pra citar uma.

    7) QUAL A DIFERENÇA EM NARRAR PELA RÁDIO GLOBO E A FUSÃO COM A CBN?


Não tem nenhuma, é a mesma pegada, mesmo ritmo, são pouquíssimas as diferenças. As vinhetas, as plásticas mudam um pouco. Mas não tem diferença, é a mesma coisa.
    

    8) O QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER NAS HORAS VAGAS?


Quando não tinha essa pandemia, o Coronavírus, a gente brigava para ter um tempinho livre, mas agora eu estou cheio de horas vagas. Eu fico lendo, ''pendurado'' no computador, então hoje não sei, pois só tenho horas vagas.
As horas vagas são boas quando são poucas, quando você briga para ter elas, então você vai fazer coisas que você gosta. No meu caso é sair com a minha esposa, ir ao cinema, teatro ás vezes, jantar em restaurantes, reunir os amigos, conversar, exercícios, corridas. Seria isso.

                                                                                                                                                    
         9) QUAL A MELHOR SELEÇÃO E TIME DE FUTEBOL QUE VOCÊ JÁ NARROU?

Eu narrei bastantes jogos do Palmeiras na década de 90, que tinha um “supertime”. Eu acompanhei um pouco do time do Palmeiras nos finais dos anos 70, mas o time de 90 era melhor. Eu transmiti o São Paulo na época de Cilinho, foi um baita time. O time do Tele Santana foi muito bom. O time do Corinthians que venceu a libertadores de 2012 foi bacana.
A seleção de 2002 era uma tremenda seleção, fiz alguns jogos dela. Outras seleções eu também acompanhei, algumas boas, mas é isso.


Oscar Ulisses mandou um vídeo para os leitores do portal: 


         


Algumas narrações do Oscar Ulisses, narrador da Globo/CBN, nos títulos dos clubes paulistas:

Final da libertadores de 2005, competição vencida pelo São Paulo:

Créditos do vídeo: Gols Históricos Osmar Santos 70/80/90


Libertadores vencida pelo Palmeiras, em 1999:

Créditos do vídeo: Gols Históricos Osmar Santos 70/80/90


Título do mundial de 2012, vencida pelo o Corinthians:

Créditos do vídeo: Daniel Augusto Wandrey


Santos campeão paulista 2016:

Créditos do vídeo: TopzeraSports



Postar um comentário

0 Comentários