Faça Parte

Um guia completo sobre o retorno da NBA

Imagem: ClutchPoints

No dia 30\07 (quinta-feira), será dada a largada para o reinício da temporada regular da NBA. Paralisada desde o dia 12 de março por conda da pandemia do novo coronavírus, a liga preparou um protocolo extremamente cauteloso e inovador para garantir a segurança, o conforto e o melhor cenário possível para preparação dos atletas.

Chamada de “bolha”, o complexo no Walt Disney Resort, em Orlando, comporta em três hotéis de luxo no campus as 22 equipes que já haviam garantido classificação aos playoffs ou que ainda tinham chances matemáticas de se classificar pela quantidade de jogos que farão na bolha.

São elas: Nets, Nuggets, Magic, Suns, Jazz, Wizards, Celtics, Mavericks, Clippers, Grizzlies, Heat, Pelicans, Thunder, Kings, Rockets, Pacers, Lakers, Bucks, 76ers, Trail Blazers, Spurs e Raptors.

A maioria das equipes se apresentou com 100% do seu elenco em condições de jogo. Com exceção dos Lakers que perderam Rajon Rondo por lesão e Avery Bradley (que se recusou ir a bolha por motivos familiares) e os Nets que infelizmente perderam sua principal estrela, Kyrie Irving, a priori por lesão e outros atletas que importantes de seu elenco como DeAndre Jordan e Dinwiddie.

Entretanto, polêmicas, lesões e protocolos a parte, a NBA tem data e horário marcados para seu retorno. E aí vem a pergunta: Você se lembra qual era a situação dos times antes da paralisação?

OS FAVORITOS

O cenário com relação aos principais favoritos não mudou. Los Angeles Lakers, Milwaukee Bucks e Los Angeles Clippers seguem liderando todas as apostas de título por quem acompanha a liga.

As dupla LeBron James e Anthony Davies, Paul George e Kawhi Leonard chegaram à Orlando mostrando o velho entrosamento do início da temporada, além do provável MPV da Liga, Giannis Antetokounmpo que pode ser um fator decisivo para o título dos Bucks.

Numa segunda prateleira, podemos colocar Boston Celtics, Houston Rockets e até mesmo Philadelphia 76ers correndo por fora para chegar às finais.

Imagem: Instagram - @NBA
CANDIDATOS A SURPRESAS

Equipes como Miami Heat, Dallas Mavericks e Denver Nuggets se mostravam muito competitivas antes da paralisação e com algumas peças novas no elenco, podem roubar a cena contra os favoritos, principalmente levando em conta essa nova composição, onde o “fator torcida” deixa de existir.

Os Nuggets por exemplo, jogaram os primeiros amistosos na bolha com uma formação diferente, com Jokic na armação e Bol Bol finalmente estreando. Pelo lado do Heat, as aquisições de Iguodala e Jae Crowder podem ajudar muito na rotação da equipe durante os playoffs.

CLASSIFICAÇÃO E REPESCAGEM

Com essa nova configuração de jogos e movimentações da Liga, a classificação para os playoffs ganhou uma novidade, no mínimo curiosa. Os 7 primeiros de cada conferência, se classificam automaticamente. Porém, a última vaga de cada conferência pode ganhar uma repescagem caso a diferença do oitavo para o nono colocado, seja igual ou menor a 4 jogos.

Caso isso ocorra, a disputa será feita numa melhor de três jogos e o oitavo colocado ganha vantagem de se classificar vencendo apenas o primeiro jogo. E assim a Liga entrega um momento extra de emoção e uma possível competitividade maior aos fãs.

O cenário aparentemente foi montado com todo cuidado e atrativos suficientes para Liga se reinventar e manter todo seu sucesso, apesar do baque que foi a paralisação em março. Porém, nem tudo são flores.

Mesmo com um protocolo rigoroso, com testagem de atletas e pessoas envolvidas com os jogos TODOS os dias, segundo a liga, muito se discute a real segurança desse retorno, além de uma possível distração na mídia perante um momento onde as manifestações raciais no país acontecem dia após dia.

Apesar de movimentos como de Kyrie Irving, a maioria dos atletas optou por retornar e se utilizar desse momento de holofotes para dar voz aos protestos e se manifestar de alguma maneira antes, durante e depois dos jogos.

Nos resta agora, aguardar e entender como os jogadores vão se apresentar nessa nova realidade, onde não existe torcida ao redor da quadra, não há aquela troca de energia fora do ginásio antes de jogos decisivos, mas há muito talento, competitividade e um título muito esperado em jogo.

Recentemente, nós do Linha de Fundo gravamos um LinhaCast especial falando sobre o retorno da Liga, nossas expectativas e projeções sobre título, prêmios individuais e você pode nos acompanhar clicando aqui: https://open.spotify.com/episode/AVoltaDaNBA.

Pedro Ramos | @peedrohramos


Postar um comentário

0 Comentários