Faça Parte

Jesualdo Ferreira é demitido do Santos em nova trapalhada da diretoria

Foto: Ivan Storti/Santos FC

Chegou ao fim, da maneira mais vergonhosa possível, a passagem de Jesualdo Ferreira pelo Santos. Na tarde desta quinta-feira (5), o clube paulista anunciou a demissão do treinador. A decisão foi tomada numa reunião ocorrida durante o último final de semana, mas o diretor de futebol William Thomas, responsável pela contratação do técnico, tentou convencer o pseudopresidente José Carlos Peres a manter o português no comando do Peixe. O desligamento acontece a quatro dias da estreia do alvinegro praiano no Campeonato Brasileiro.

Jesualdo deixa o Santos com um trabalho marcado pela irregularidade. O português comandou a equipe em 15 partidas, com seis vitórias, quatro empates e cinco derrotas. No total, o técnico obteve 48,8% de aproveitamento. Outro fator que pesou contra o treinador foi o mau desempenho em campo. O Peixe não venceu após o retorno do futebol e foi eliminado precocemente do Campeonato Paulista.

O desligamento de Jesualdo Ferreira contempla o Santos com o quinto técnico a ser pago mensalmente. O português se junta a Dorival Júnior, Enderson Moreira, Levir Culpi e Oswaldo de Oliveira, que recebem do alvinegro praiano através de acordos realizados juridicamente. Portanto, se contarmos com o treinador que assumirá o clube nos próximos dias, o Peixe ficará pagando SEIS/6/MEIA DÚZIA técnicos.

Cuca é o mais cotado para assumir o alvinegro praiano. Afinal, ele combina bem com o atual cenário vivido pelo Santos. Trata-se de um técnico que é a representação física do fracasso. Por onde passa, transmite energia negativa. Além disso, é um cara extremamente problemático. Logo, preenchendo perfeitamente todos os pré-requisitos que agradam a amadora diretoria alvinegra, não me surpreendo em vê-lo na posição de favorito para comandar o Peixe.

Foto: Ivan Storti/Santos FC

Em 2018, Cuca tinha nas mãos um ataque composto por Bruno Henrique, Gabriel Barbosa e Rodygo. Naquela temporada, o Santos terminou o Brasileirão na 10ª colocação, com 50 pontos. Impressionante, não? Ou seja, além de ser uma pessoa desagradável, ele é um técnico ultrapassado, sem repertório. No ano passado, dois dos jogadores citados foram campeões da Libertadores da América pelo clube que defendem atualmente.

A demissão

Concordo que o desempenho da equipe sempre esteve longe do ideal, desde o início da temporada. Entretanto, nos últimos quatro jogos, o Santos caiu de rendimento após ter um jogador expulso. Qual é a culpa do Jesualdo Ferreira nesses fatos? Aliás, no meio de uma turbulência administrativa sem fim, o português tentou blindar seu trabalho. Não conseguiu, faz parte, mas ele já estava buscando contemplar os garotos das categorias de base para dar minutagem, coisa que a torcida tanto deseja.

Outra coisa: sabemos que a atual diretoria é uma vergonha, mas eles lutam para se superar a cada novo episódio que acontece nos bastidores do clube. Se Jesualdo Ferreira já tinha sido decapitado desde o último final de semana, qual a necessidade de manter o treinador no clube por mais dois dias? Isso vai além do amadorismo.

Por fim, convido-lhes para um reflexão. Odílio Rodrigues, Modesto Roma Júnior e José Carlos Peres: se o Santos sobreviver a essa tempestade sem rebaixamento, jamais vamos cair. Para a sequência da temporada, nos resta torcer por um fim tranquilo. Aos mais radicais, torçam para que tenhamos, na pior das hipóteses, um novo "Michael Jackson Quiñónez day".

O Santos estreia pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo (9), às 16h, contra o Red Bull Bragantino, na Vila Belmiro. A torcida ainda nem sabe se vai poder assistir ao jogo pela TV. Realmente, não está fácil para nós. Lamentável.

Twitter: @ralfsfc

Postar um comentário

0 Comentários