Faça Parte

50 pontos em 50 anos: Bucks é campeão da NBA pela segunda vez

Giannis conquista o MVP Finals após partida histórica
Imagem: Divulgação/NBA

Se ao fim da temporada 1970/71 alguém dissesse aos jogadores, empresários e comissários da NBA que em 50 anos, um jogador nascido na Nigéria e criado na Grécia seria campeão e MVP das finais, anotando 50 pontos num jogo 6, eles provavelmente soltariam uma gostosa gargalhada e diriam ser impossível. Mas o esporte é saboroso justamente por nos proporcionar coisas ditas impossíveis, não é mesmo?

Há 50 anos atrás o Milwaukee Bucks conquistava seu primeiro título após apenas três anos da sua criação com um tal de Lew Alcindor que logo depois adotaria o nome muçulmano e que está marcado na história da NBA: Kareem Abdul-Jabbar.

De lá para cá, o Bucks ficou marcado por grandes nomes em sua história como Oscar Robertson, Ray Allen, Glen Robinson e Sidney Moncrief, mas não conseguiu sequer chegar perto das finais outra vez. Mas em junho de 2013 uma seleção de 15ª escolha geral no draft mudaria a história da franquia.

O então franzino, grandão e meio desajeitado Giannis Sina Ugo Antetokounmpo estrou na liga aos 18 anos e não teve grande impacto no início da sua trajetória, mas aos poucos foi melhorando seu jogo, seus números e as renovações aconteceram naturalmente com a franquia. 

Após uma sequência de prêmios individuais com dois prêmios de MVP (jogador mais valioso da liga) em 2019 e 2020, além de ser eleito o jogador defensivo da temporada no último ano, o Bucks tinha sua estrela, tinha grandes campanhas na temporada regular, mas não conseguia dar o salto para se tornar um time campeão. E Giannis deixou claro que não descansaria até esse momento chegar.

Tweet de Antetokounmpo em Julho de 2014
Imagem: Print do Twitter @Giannis_An34

Há 7 anos atrás o jogador tuitou: "Eu nunca vou deixar o time e a cidade de Milwaukee até construirmos um time com nível campeão". E ele não só cumpriu a promessa de não se juntar a outra franquia, como cravou seu nome na história com o título.

É bem verdade que apesar dos números assustadores e um domínio absurdo dentro de quadra, Giannis teve muita ajuda para chegar ao título. Do parceiro e grande pontuador Khris Middleton aos coadjuvantes Jrue Holiday, Brook Lopez e PJ Tucker. Um time montado cuidadosamente para potencializar sua estrela.

O adversário, Phoenix Suns, foi um oponente digno que não só dificultou cada posse de bola como desafiou o Bucks a se reinventar a cada partida. A maior tristeza das finais é ver Chris Paul, um dos maiores armadores da história, chegar tão perto do seu primeiro anel de campeão e não vencer. O que de forma alguma apaga a brilhante temporada da equipe texana.

O que também não pode ficar apagado em meio ao título dos Bucks é que três semanas antes das finais, Antetokounmpo teve uma hiperextensão no joelho no jogo 4 contra o Atlanta Hawks na final de conferência e saiu do status de "retorno incerto" na temporada para o título.

Ao fim da série vencida por 4x2 pelo Bucks, Giannis se tornou o primeiro jogador da história a ter 50 pontos, 14 rebotes e 5 tocos numa partida de final na NBA. Um ponto para cada ano que o torcedor aguardou ansiosamente para celebrar o título outra vez.

O torcedor que aguardou inquieto a contagem de cada segundo dos lances livres batidos fora de casa durante os playoffs, que assistiu aos analistas menosprezarem sua grande estrela e debocharem da capacidade desse time chegar ao título nos últimos anos. 

Os amantes de NBA que esperavam por Brooklyn Nets, Los Angeles Lakers, Kevin Durant, LeBron James, ganharam um jovem de 26 anos destinado a ser grande e que além dele, ninguém mais esperava que isso fosse capaz de acontecer.

Numa temporada que ficou marcada por super times e grandes trocas, venceu aquele que escolheu o caminho mais difícil, segundo o próprio: o caminho da lealdade. Lealdade à sua franquia e a sua cidade. E você conseguiu, Giannis. Você realmente conseguiu. Bucks in 6!

Pedro Ramos  |  @peedrohramos

Postar um comentário

0 Comentários