Faça Parte

Dunga e a nova seleção brasileira

O Brasil enfrentou o Chile em um jogo amistoso na manhã deste domingo (29/03) e saiu vencedor. A partida ocorreu no Emirates Stadium, estádio do Arsenal (ING). O jogo não valia os três pontos mas foi bastante pegado, com faltas duras e entradas violentas. Firmino entrou no segundo tempo e acabou por decidir um jogo complicadíssimo. É uma nova  equipe, com rostos novos e a tentativa de jogar um futebol diferente da copa passada. O próprio treinador afirma privilegiar o jogo coletivo, entretanto sem esquecer ou duvidar da capacidade individual de seus jogadores. Neymar talvez seja o único fora de série do grupo, e vai ser importante nesse trabalho de reconstrução, mesmo tão novo. O coletivo deve ser fortíssimo.

Neymar foi maltratado durante o jogo.
Dando uma nova cara ao time, Dunga vai impondo suas ideias e tentando deixar a seleção mais moderna. Nota-se algumas semelhanças da sua primeira passagem e outros novos conceitos que estão tentando ser aplicados. O sistema utilizado por ele é o 4-4-2 (que varia constantemente pro 4-2-3-1) que dá total liberdade a Neymar para circular por todo campo procurando espaço e utilizando os flancos. O sistema varia bastante, visto que os jogadores se movimentam muito para furar bloqueios defensivos. De acordo com a "dupla de ataque", a seleção se comporta de maneira diferente. Contra a França, Neymar foi mais atacante, já que Firmino-Oscar-Willian cuidaram da criação. Contra o Chile, o atacante do Barcelona teve Luiz Adriano ao seu lado, um jogador mais de referência, obrigando-o a criar mais jogadas pelo centro de jogo. Firmino é a grande surpresa dessa nova seleção, o jogador que atua na Alemanha tem boa visão de jogo e consegue ler bem o que acontece na partida, correndo para o local certo. Foi assim que saiu seu gol diante do Chile, hoje.

Brasil x França; Seleção mais móvel com um quarteto ofensivo buscando espaços.
A seleção tem um jogo vertical, com uma rápida transição defesa/ataque, procura marcar adiantado e roubar a bola ainda no campo de ataque para pegar a defesa adversária desprevinida. Jogando em bloco, a compactação melhora a cada jogo, impedindo o adversário de penetrar no sistema defensivo. Quando não marca lá na frente, recua suas linhas para esperar o adversário. O sistema em si precisa mais de treino e coordenação. Os setores ainda são um pouco espaçados e os volantes não tem tal qualidade para fazer a saída de bola. A zaga joga com segurança de Jefferson e Miranda. O último citado é titular, deixando David Luiz e Thiago Silva disputarem posição. Danilo é um lateral direito que costuma roubar bolas e apoiar com qualidade. O meio campo deve logo contar com a presença de Lucas Silva, visto que possui excelente saída de jogo e dá uma dinâmica diferente. Elias tem capacidade para repetir boas atuações, sendo o ''box-to-box'' que é no Timão. Na parte da criação, Coutinho, Oscar e Willian disputam duas no meio campo, já que Firmino disputa vaga com Luiz Adriano (E/ou Tardelli).

Brasil x Chile: L.Adriano masi fixo não deu certo, Neymar sobrecarregado e pouca criação.
Em evolução, a equipe já pode ser considerada bem a frente da seleção que disputou a copa. É claro que falta muito ainda, mas não pode ser negado os grandes resultados de Dunga, que venceu Chile, Argentina e França. A seleção é competitiva, não joga bonito porém é eficiente. Já dá para ter a ideia de um time titular para a Copa América, que ocorrerá no Chile esse ano. As pessoas podem até não gostar do esquema de jogo, ou até do Dunga, agora, tem de ser reconhecido o belo trabalho de reconstrução que está sendo feito. NADA irá apagar o 7x1, porém a equipe precisa seguir em frente e se reinventar. A seleção objetiva e que só tem a crescer. Um abraço, leitor!

Firmino comemorando seu gol, diante o Chile.

Gabriel Antony || @gabrielantony_ 

Postar um comentário

0 Comentários