Faça Parte

O ridículo 'Nação Esmeraldina'

Programa 'Nação Esmeraldina' é um total fracasso nesse início de ano.
Eu não queria me dispor á fazer um texto sobre esse assunto, pois ele já foi muito criticado por vários jornalistas da imprensa goiana, porém, depois do ocorrido dos últimos dias, não tive como me conter. Nesse texto, falarei sobre o mais ridículo programa sócio-torcedor que já vi, pois pelo o que vejo, não se trata de ser um 'torcedor oficial', mas sim de ser um torcedor que apoia esse contra-senso da diretoria. A meta do "Nação Esmeraldina", que ficou parado por 2 anos e retornou em 2015, era de conseguir 5 á 8 mil inscrições para o orçamento do clube melhorar, mas esse objetivo da diretoria está muito longe de ser alcançado, pois apenas 561 torcedores aderiram ao 'Nação Esmeraldina'. Mas qual o motivo desse número tão baixo? Existem vários...


O primeiro deles é a desmotivação do torcedor. Eu nunca neguei que o torcedor esmeraldino é 'modinha', por mais que seja ruim admitir isso, é a mais pura verdade, só aparece nos estádios quando tem jogo com time grande, e grande parte torce para times do eixo RJ/SP além do clube que representa a sua terra. Isso é lamentável, mas com a violência nos estádios, ingressos caros, e principalmente falta de emoção e bom futebol no campeonato, porque é melhor ver Barcelona, Real Madrid ou Chelsea na UEFA Champions League pela televisão do que assistir Goiás, Atlético Goianiense ou Anapolina no estádio. 

Outro motivo é o ingresso caro. O nível técnico do Campeonato Goiano já é baixo, e a 'brilhante' diretoria do Goiás coloca preços absurdos para quem não é o sócio-torcedor, ou seja, se você não quiser pagar caro pra ver seu time, tem que participar dessa micareta que eles criaram e apoiá-los com esse time horrível que montaram. Se já é caro no estadual, imagina quando as competições nacionais começarem.

Um outro motivo bem importante é a falta de participação do Goiás no Campeonato Brasileiro, pois o torcedor cansou de ver o seu time querido ser saco de pancadas das equipes grandes e ficar sempre em décimo lugar na competição, isso se ele não estiver ameaçado de rebaixamento. Ás vezes, chega perto de arrancar uma vaga na Libertadores, mas essa fama de 'amarelão' vive assombrando o Goiás, como na perda do título da Copa Sul-Americana em 2010, e na perda da vaga da Libertadores em 2013 pelo Brasileiro. 

Outro caso que incomoda o torcedor esmeraldino é o fato do time não poder votar no presidente do clube, pois isso é o maior medo da família Pinheiro, que é hoje é o maior 'câncer' do Goiás Esporte Clube. Eleições com a participação do torcedor é algo que já acontece em vários clubes, que querem se aproximar de seu torcedor, e que pensam em evoluir. Já pensou como seria bom um programa 'sócio-torcedor' em que o torcedor tivesse o direito de participar e decidir a melhor pessoa para cuidar do futuro do time, infelizmente, no Goiás, você tem que se contentar com a pessoa em que Hailé Pinheiro escolhe e vai fazer o que ele acha necessário. O Verdão está longe de ser uma democracia.

Duvido muito que o Goiás tenha um ano bom pra ser sincero, infelizmente, a realidade é essa. Espero ao menos que a diretoria perceba que a culpa do 'Nação Esmeraldina' ser esse total fracasso, é completamente dela.

Texto de Wagner Filho, colunista do Goiás Esporte Clube.

Postar um comentário

0 Comentários