Faça Parte

Dortmund perde em casa e se complica

Fala galera aurinegra! Realmente, a temporada 2014/2015 é para se esquecer. Derrota para o maior rival dos últimos anos no Westafalenstadion, e o pior: jogando um futebol totalmente pobre com um dos principais jogadores escondidos da partida. Com a derrota de hoje, fica cada vez mais difícil almejar ao menos uma UEL. 5 pontos atrás do último colocado, que ainda tem um jogo a menos. Quase sem ambições na Bundesliga, o clube praticamente só irá cumprir tabela e esperar o fim. Temporada para rever conceitos e repensar atitudes, que serão mencionadas no fim do texto.


O Dortmund começou no 4-4-2, que contava com Kampl e Kuba abertos voltando muito pra marcar. Deixava Reus e Aubameyang livres para movimentação, sacada que não deu certo. O time começou marcando em cima, forçando o Bayern a dar chutões. Havia compactação e pressão no homem da bola. Ao passar o tempo, os bávaros começaram a trocar passes e comandar as ações ofensivas. No 3-1-4-2, Schweinsteiger era o maestro que marcava e chegava para apoiar. O volume de jogo foi aumentando até o gol sair. Com a vantagem no placar, o time recuou suas linhas e, diferentemente do usual, aceitou não ter a bola. O time contava com vários desfalques e privilegiou o jogo feio. Mesmo tendo a bola, o Dortmund tinha enormes dificuldades para propor o jogo e se chutou uma vez na meta de Neuer foi muito. Era possível ser visto um time mal treinado, onde não conseguia criar oportunidades de gol. Hummels era quem organizava o jogo a partir do meio campo, algo parecia estar muito errado no time de Klopp. O Bayern que não tinha nada a ver com isso assustava com Lewandowski e Muller.

Bayern com controle do jogo e à vontade em campo.
Na volta do intervalo, o Dortmund mudou sua atitude: definitivamente, passou a marcar adiantado, com a linha de zagueiros quase no meio campo. Começou a explorar as costas de Dante e Benatia e obrigar Alonso a fazer faltas desleais. O adversário sentiu-se acuado e tentou reagir trocando Schwein por Rode. Até deu certo, o Bayern passou a marcar melhor e puxar contra-ataques mais efetivos. Ainda assim, os aurinegros tinham mais ímpeto no ataque porém criavam pouquíssimas chances. No 4-2-3-1 com Kagawa pelo meio e Reus pela esquerda, atacavam na base da coragem, na força, no coração... Esbarravam no belo sistema defensivo armado por Guardiola. O tempo foi passando e as oportunidades não surgiram, uma apenas desperdiçada por Reus. Jogando no abafa, literalmente, o Dortmund começou a cruzar bolas na área. Ramos e Mkhitaryan entraram para reoxigenar o ataque. Em vão. Mesmo em um 4-1-3-2 suicida, Klopp abriu Ramos pela esquerda e deixou Aubameyang centralizado. Surgiu pouco efeito as alterações, somente o armênio que deu mais movimentação e qualidade ao meio campo e imprimiu intensidade. O Bayern se aproximou de um  5-3-2 que explorava as costas dos dois laterais. Gotze era o homem de velocidade que tentou procurar Lewandowski, mas já era tarde. O jogo não saiu disso e os bávaros conquistaram mais 3 pontos fora de casa. A Bundesliga é questão de tempo.

Dortmund até pressionou mais, porém sem sucesso.
Após essa péssima campanha, alguns conceitos tem que ser revistos. Uma grande parte da torcida já começa a perder a paciência com o time devido as péssimas atuações do time. Mesmo sendo a primeira derrota no returno, o time não joga bem a um bom tempo e isso ficou evidente no jogo de hoje, onde o time não conseguia trabalhar de forma decente a bola. Ramos foi definitivamente a pior contratação da temporada. Por que Immobile não teve mais chances? Depois de gastar um bom dinheiro no italiano, Klopp não deu às devidas oportunidades a ele uma transferência de volta para Itália parece cada vez mais real. É necessário jogar a vida na Pokal e tentar o título, para salvar a temporada. Não é impossível, já que em jogos de copa a garra prevalece. O time precisa recuperar a forma de jogo pelo qual ficou conhecido; Intensidade, velocidade e pressão. Marcas do time que há pouco tempo encantava o mundo pela disciplina. Atualmente, parece masi um bando em campo, infelizmente.



Gabriel Antony || @gabrielantony_

Postar um comentário

0 Comentários