Faça Parte

Mourinho dá aula tática e Chelsea segura empate


O Chelsea foi ao Emirates querendo colocar o nono dedo na taça. Já o Arsenal tentava diminuir a vantagem de 10 pontos e Arsene Wenger tinha a missão pessoal de vencer José Mourinho pela primeira vez. Mas neste domingo (26) o placar não saiu do zero a zero e os Blues precisam de 6 pontos para se sagrar campeões.

Os azuis não puderam contar mais uma vez com Diego Costa, que era cotado para voltar já nessa partida, mas nem no banco ficou. Mourinho resolveu jogar sem centroavante e testar uma nova proposta de jogo: um 4-3-3, com Oscar fazendo a função de homem mais adiantado do time com mais frequência. E o técnico deu aula tática, complicando muito a vida dos rivais.

 1º tempo:


O Chelsea começou o jogo errando muitos passes e o Arsenal era melhor, mas aos 15 minutos os Blues tiveram a primeira chance. Cesc Fàbregas lançou e Oscar aproveitou a saída de Ospina para mandar a bola por cobertura, Bellerin salvou os Gunners e tirou quase em cima da linha. Logo que chutou, o goleiro adversário trombou forte no brasileiro e o juiz poderia facilmente ter marcado o pênalti, mas Michael Oliver deixou passar.

Aos 34 minutos, Sanchez chutou e Cahill deu um carrinho para impedir o gol, mas o inglês caiu com o braço levantado e a bola acabou batendo em sua mão. O árbitro novamente não deu nada e o jogo seguiu. Pouco depois, aos 37, Willian fez linda jogada e deu para Ramires finalizar, mas o brasileiro parou em Ospina e perdeu uma das melhores chances criadas no jogo.

O primeiro tempo foi equilibrado, disputado e o placar sem gols ficou justo. Apesar de mais perigoso, os azuis de Londres se fecharam nos minutos finais e os vermelhos foram superiores. Os torcedores pediram por mudanças assim que os jogadores começaram a se encaminhar de volta para o vestiário.

2º tempo:


Mourinho resolveu colocar um homem dentro da área do Arsenal e Didier Dorgba entrou. O marfinense é o maior artilheiro da história do derby e uma pedra no sapato dos rivais, já que tem 15 gols em 15 jogos – 13 com a camisa azul e dois com a do Galatasaray. Ele entrou no lugar de Oscar, que, graças ao encontrão com Ospina, foi para o hospital com suspeita de concussão, confirmada posteriormente. 

Os visitantes seguravam mais a bola e chegaram a ter 66% da posse, mas o segundo tempo começou sem nada muito significativo. A primeira chance clara veio aos 68 minutos quando Willian atingiu Koscielny ao levantar demais o pé e o Arsenal ganhou uma falta. Bola na área, Courtois saiu errado e Mertesacker pegou o rebote, mas chutou pra fora.

Aos 72 minutos, Fàbregas deu ótimo passe para Drogba, que tentou limpar a jogada e a bola bateu na mão de Koscielny, mesmo assim o atacante chutou, mas foi travado. Os jogadores do Chelsea reclamaram de pênalti, mas, mais uma vez, Oliver não marcou.

No final do jogo, o Chelsea recuou e o Arsenal cresceu, levando mais perigo. Wenger queria ganhar de qualquer jeito e colocou dois jogadores ofensivos (Welbeck e Walcott), quanto Mourinho trouxe Zouma e Cuadrado do banco para segurar o empate nos minutos finais.

Quando Michael Oliver apontou o centro de campo, os jogadores dos Blues comemoraram.  John Terry, que fez uma partida espetacular, era de longe o mais animado. O Chelsea está definitivamente classificado para a próxima UEFA Champions League e mantem os 10 pontos de vantagem. Agora mais duas vitórias dão o tão sonhado quinto título.

O próximo compromisso é quarta-feira contra o Leicester, em jogo atrasado da 27ª rodada. Domingo, contra o Crystal Palace, em casa, o orgulho de Londres já pode levantar o troféu.

Estatísticas:

Chutes: 12 - 7
Passes certos: 87% - 76%
Posse de bola: 56% - 44%

Ficha técnica:

Chelsea: Courtois; Ivanovic, Cahill, Terry (c), Azpilicueta; Matic, Fabregas (Zouma), Willian (Cuadrado); Ramires, Oscar (Drogba), Hazard.
Cartões Amarelos: Fabregas 23’, Willian 68’, Ivanovic 72’.

Arsenal: Ospina; Bellerin, Koscielny, Mertesacker, Monreal; Coquelin (Welbeck), Ramsey, Cazorla; Ozil, Giroud (Walcott), Sanchez.
Cartões Amarelos: Coquelin 34’, Ramsey 86’, Cazorla 90+2’, Monreal 90+4’.

Árbitro: Michael Oliver.
Público: 60.066.

Luiza Sá (@luizasaribeiro).

Postar um comentário

0 Comentários