Faça Parte

Nacional vence derby amazonense

Na noite desta segunda feira (20/04) o Nacional venceu o clássico de maior tradição do Amazonas, ganhando por 3x0 do Rio Negro. O Rio Negro atualmente é um time fraquíssimo, devido a péssimas administrações, o clube praticamente declarou falência há alguns anos atrás. Longe do cenário de títulos de outrora, os ''barrigas preta'', popularmente conhecidos no estado, têm um time com uma folha salarial extremamente baixa,  repleto de garotos (quase todos subiram do sub-20) que luta contra rebaixamento no estadual. Afundado em dívidas, o Rio Negro até que tentou, mas foi superado facilmente pelo Nacional, que em ritmo de treino, controlou a partida durante os 90 minutos. O derby mais tradicional do Amazonas foi assistido por pouco mais de 500 torcedores, algo realmente lamentável, já que nas décadas de 70/80/90, essa partida levava mais de 30 mil torcedores pro estádio.
Público pequeno para tamanha tradição. Fonte: Grupo HDFAM

O JOGO:

O Nacional jogou no seu habitual 4-3-1-2, que vai encorpando e sendo preparado para série D gradativamente. A equipe ganhou velocidade e dinâmica com as chegadas de Charles e Jonatha Fumaça. Diferente de Fininho, Charles, o enganche se movimentava pelo campo todo, fazendo a equipe variar para o 4-3-3 de base alta. Pressionando a saída de bola do adversário e trocando passes com velocidade, o Leão do Amazonas mandava no jogo. Em ritmo de treino, a equipe impôs seu ritmo para cima do jovem time rio negrino. No 3-1-4-2, os barrigas preta abusavam nas ligações diretas para Ronan e Naílson, os únicos que procuravam fazer a diferença. O time até tentava marcar em cima, pressionando o Nacional no campo de ataque, mas deixava espaços generosos na sua defesa, já que o time não conseguia jogar compactado. Foi assim no primeiro gol do jogo, onde a equipe nacionalina trocou passes até achar o espaço, conseguindo infiltrar nos espaços deixados pela zaga e marcar. O Naça seguia em ritmo de treino, e tinha as melhores oportunidades de gol. O Rio Negro atacava esporadicamente, pelos pés de Ronan.
Jonatha Fumaça marcou em sua estreia! Fonte: ASCOM Nacional FC
No segundo tempo, o Nacional veio com duas substituições: Jr Paraíba e Fininho nos lugares de Jonatha Fumaça e Bruno Potiguar, reoxigenando o meio campo e valorizando ainda mais a posse de bola. O time começou no losango, que deixava Fininho centralizado e Charles livre no ataque, para fazer a diferença. Era possível ver uma intensidade controlada, já que o Rio Negro não oferecia tanto perigo. O galo até começou melhor, ameaçando com Ronan, porém logo a equipe foi neutralizada e recuando ainda mais esperando um contra-ataque que não surgiu. Lana repaginou o time no 4-4-2 que aproveitava os espaços nas laterais, já que a cobertura dos alas no meio campo rio negrino era péssima. Assim saiu o terceiro gol, Charles penetrou pelo lado direito, cruzou e encontrou Thiago Verçosa livre para completar. O fim de jogo foi administrado com tranquilidade pelo Leão, que não sofreu sustos.

Jr Paraíba fez sua estreia. Fonte: ASCOM Nacional FC
A proposta do Rio Negro era até boa, tentando criar superioridade numérica com os alas no meio campo e encaixando a marcação no losango nacionalino. Faltaram qualidade e contundência, tornando-se presa fácil para o melhor time do Amazonas, atualmente. O Nacional vai moldando seu time para série D. Charles e Fumaça já mostram que suas características somarão muito a equipe, que vai crescendo e aumentando de desempenho a cada jogo. Com a futura volta de Wanderley para a disputa da 4º divisão, o time pode ''dar liga''. É esperar pra ver!



Gabriel Antony || @gabrielantony_

Postar um comentário

0 Comentários