Faça Parte

3 meses de trabalho e enfim um padrão de jogo.


Com 3 meses de trabalho, só agora o bicolor, atualmente, comandado por Dado Cavalcanti enfim encontrou seu padrão tático.

Isso leva o Papão a ter uma estabilidade maior entre as partidas, pois os jogadores mudam mas o estilo de jogo se mantem, aumentando assim o entrosamento entre todo elenco, que leva a um maior desempenho da equipe em campo como vem acontecendo.


O Paysandu hoje joga no 4-3-1-2, com constante movimentação no ataque, e forte proteção da defesa. Ricardo Capanema e Johnnatan são os jogadores chaves, Capanema protege a defesa enquanto Yago Pikachu avança e ao mesmo tempo faz a marcação individual em jogadores- chave do adversário  como aconteceu no primeiro ReXPa com Eduardo Ramos. No ataque, Johnnatan distribui bem a bola para os meias, e ao mesmo tempo auxilia Rogerinho e Bruno Veiga na criação e execução das jogadas, o que deu qualidade nas investidas bicolores nos últimos jogos. Além disso, Johnnatan tem servido de elemento surpresa ao avançar rumo o ataque em certos momentos do jogo, augusto recife algumas vezes também vem fazendo isso. Os três volantes, algo que foi muito contestado ano passado, mas que no fim deu certo, esse ano também vem dando fruto, pois trouxe o equilíbrio na transição entre defesa e ataque, com dois volantes ou a defesa ficava muito exposta ou o time ficava com uma saída de bola deficiente prejudicando o ataque. Capanema, Recife e Johnnatan deixam a equipe com uma forte marcação, e também adicionam qualidade a saída de bola.


Na defesa, setor muito criticado pela torcida, mudanças como uma cobertura mais eficiente de Capanema e Augusto Recife fizeram com que o bicolor levasse apenas 1 gol nos últimos 3 jogos. Outrora temos também um maior empenho dos jogadores de meio e ataque na marcação, pressionando a defesa adversária, fazendo com que a bola demore a chegar no campo do Paysandu e sem tanta qualidade para o adversário, coisa que estamos acostumados a ver nos grandes clubes e que o Clube de Suiço apenas agora começa a usar, pois todos os jogadores tem função tanto na defesa quanto no ataque.

Outro fator, foi que se encontrou sua dupla certeira ou trio defensivo, Dão mais Marquinhos ou Pablo, a dupla da base tem qualidades em comum como: marcação, agilidade e altura. E todos, menos Willian Alves, o mesmo mostrou muitos problemas técnicos e de posicionamento, além de ser extremamente estabanado. Enquanto Dão e a dupla, vem fazendo uma boa marcação e deu segurança nas jogadas aéreas, estas que vinham sendo um problema esse ano.

Outro ponto a se falar, é a movimentação inteligente de Aylon e de todo ataque bicolor. O 9 bicolor,  não fica fixo na grande área e se movimenta bastante pelas laterais para fazer tabelas ou o pivô com bruno Veiga e Pikachu, enquanto Rogerinho distribui as jogadas. Se Aylon sai da área, Rogerinho e Johnnatan avançam junto com Pikachu ou Bruno Veiga dependendo do lado onde está ocorrendo a jogada. Yago Pikachu, possui uma movimentação diferenciada, ele se movimenta em diagonal, jogando nas "costas" da defesa adversária, assim surpreendendo em velocidade.

O entrosamento, tem sido um dos fatores que vem ajudando no sucesso recente. Entretanto, alguns jogadores vem pecando pelo excesso, Bruno Veiga e Yago vem prendendo muito a bola durante os jogos e perdendo grandes chances por isso como aconteceu nos dois clássicos.

O ponto negativo, tem sido a baixa contribuição de Marlon, o mesmo não avança muito ao ataque e quando avança não vem mostrando qualidade. Além de pecar na marcação, ao deixar espaços na sua lateral, por onde os adversários vem explorando, e é lógico que seu problema físico vem atrapalhando as atuações. Outro, é Rogerinho, que vem errando muitos passes, e em alguns momentos do jogo desaparece. No entanto, todos sabemos da qualidade do mesmo, sua visão de jogo e técnica são altas, entretanto, ele vem apresentando um baixo rendimento, podendo ser ou não um problema físico ou de adaptação, pois Rogerinho passou 9 anos longe do futebol paraense.

"Bicolor jogue com raça, cantaremos por você"

Eduardo Maya
@eduardomaya7
@Camisa7bicolor

Postar um comentário

0 Comentários