Faça Parte

O raio que há 103 anos cai no mesmo lugar

Pelé, Robinho e Neymar
(Foto: Autoral)
O Santos Futebol Clube chega aos seus 103 anos de história, de um passado e um presente só de glórias. Nascer, viver e no Santos morrer, é um orgulho que nem todos podem ter.

O Início

No dia 14 de abril, de 1912, três esportistas (Francisco Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior) fundavam em uma assembleia, o Santos Futebol Clube. Tendo como primeira partida, considerada jogo-treino, uma vitória sobre um combinado local, por 2-1 em 23 de junho do mesmo ano. A primeira partida oficial, aconteceria em 15 de setembro, contra o Santos Athletic Club, onde o Santos também venceu, por 3-2.

Em 1913, o Santos foi convidado para disputar a primeira competição oficial, o campeonato paulista e daquele ano em diante, nunca mais deixou de disputa-lo. O primeiro título santista veio em 1935, do mesmo campeonato paulista e o segundo, viria apenas 20 anos depois, em 55 e nascia assim a história vencedora do Santos.

A Era Pelé

Em 1956, chegaria a Vila Belmiro um menino de 15 anos, trazido por Waldemar de Brito, que mais tarde se tornaria o maior ídolo da história do clube e do Brasil, Pelé. O primeiro título oficial do Rei, veio em 1958, quando o Santos conquistava ali, seu quarto Paulistão e daí em diante, Pelé colocou não só o seu nome, mas o do Santos no cenário do futebol mundial.

Time bi campeão da Libertadores e Mundial
(1962/63) - (Foto: Esportes r7)
Gilmar; Lima, Mauro, Dalmo; Calvet, Zito; Dorval, Mengálvio, Coutinho Pelé e Pepe. O inesquecível time bicampeão da Libertadores e da Bi Mundial (1962/63). De 1956 à 1974, a Era Pelé foi um marco na história do futebol e o Santos conquistou inúmeros títulos, não só o cenário nacional, mas também no internacional e esse é um dos melhores times que o futebol já viu.

Os Meninos da Vila

Pós Era Pelé, o Santos marcou o início dos Meninos da Vila, com a geração de Juary, Pita e Ailton Lira, mas os títulos não vieram, com exceção do Paulista de 77 e o Peixe só voltaria a gritar é campeão outra vez, em 97 com o Torneio Rio-São Paulo e em 98, com a Taça Conmebol.

As pedaladas

Em 2002 o Santos renasceria no futebol, dessa vez com uma equipe formada praticamente dentro da Vila Belmiro. Léo, Elano, Renato e principalmente Diego e Robinho, encantaram o Brasil com um futebol alegre e vistoso e sagraram o Santos, campeão brasileiro daquele ano, em jogo memorável para qualquer santista.

Robinho e sua inesquecível pedalada em Rogério
(Foto: Globo Esporte)
Ainda com a mesma geração, o Santos viria a conquistar seu oitavo título brasileiro, em 2004 e ficar com o vice campeonato da Libertadores do mesmo ano.

Ousadia e Alegria

Santos de 2010, no ritmo das dancinhas
(Foto: ESPN BR)
Em 2009, surgiria a terceira geração dos Meninos da Vila, comandada por P.H. Ganso e Neymar. O Peixe ficou com o vice campeonato paulista daquele ano, mas dali em diante, foi só alegria.

Com a chegada de Robinho em 2010, o Santos voltou a encantar o Brasil com um futebol ofensivo, alegre e marcante. Se tinha gol, tinha dancinha e foi nesse embalo que o clube conquistou o Paulistão daquele ano (e dos dois anos seguintes) e a primeira Copa do Brasil da sua história.

Em 2011, venho então a afirmação e consagração da geração Neymar. O Santos conquistou sua terceira Libertadores e os garotos entraram de vez para história do clube, conquistando também a Recopa Sulamericana do ano seguinte.

  • ·         8 Campeonatos Brasileiros
  • ·         Tri Campeão da Libertadores
  • ·         Bi Mundial
  • ·         O único time a parar uma guerra
  • ·         Eleito pela FIFA, o 5º maior clube do século XX
  • ·         O primeiro clube do mundo a chegar a marca de 12.00 gols
  • ·         Nunca foi rebaixado

Dos pés de Anacleto Ferramenta (autor do primeiro gol na história do Peixe), aos de Lucas Lima (autor do último, até então). Da Era Pelé, passando pelas pedaladas de Robinho, até a ousadia e alegria de Neymar, o Santos Futebol Clube marcou e vai marcando o seu nome na história do futebol mundial.

Parabéns Peixe!!! Santos Sempre Santos.

Pedro Henrique
@peeedrito17

Postar um comentário

0 Comentários