Faça Parte

Ponte Preta, a torcida que tem um time

Hoje venho escrever esta coluna de maneira diferente, não falarei sobre o jogo, tampouco sobre erros de arbitragem mas falarei de uma coisa que todos conhecem, ou deveriam conhecer, o amor. No dicionário: “Afeição profunda a outrem, a ponto de estabelecer um vínculo afetivo intenso, capaz de doações próprias, até o sacrifício” 

O  torcedor pontepretano conhece bem a palavra amor, não só conhece como vivencia a mesma no dia-a-dia, não suporta ouvir que seu time é pequeno, que não possui torcida, está sempre pronto para contra-argumentar e defender sua paixão centenária.

Ao longo de sua estória a Ponte Preta sempre sofreu dentro e fora de campo, nada nunca veio fácil. O estádio por exemplo, foi construído pelos próprios torcedores, os títulos, que títulos? O torcedor da veterana de campinas não precisa disso para amar seu clube! É comum os alvinegros serem taxados de virgens por parte dos rivais, mas isso parece não incomodar mais, o amor, cuja definição cita vinculo intenso, descreve perfeitamente o sentimento do povo do Moisés Lucarelli.

Torcida presente na Arena Corinthians pelas quartas de finais do Paulistão 2015
(foto: 
O fato da macaca campineira nunca ter levantado um caneco faz esse sentimento crescer e romper barreiras, ao longo da estória podemos citar inúmeras provas de amor, quem não se lembra daquele Pacaembu lotado em 1977 para Ponte Preta 2x1 Corinthians, jogo tido até hoje como publico recorde no Morumbi com mais de 120 mil torcedores, ou então a vitória histórica na Argentina ante o Velez, até mesmo em época de vacas magras a goleada contra o Mirassol trazendo o acesso para série A1 do campeonato paulista em 1992.

Time da Ponte Preta 1977
Momentos distintos que tem uma coisa em comum, o amor do pontepretano, que nunca cessará, nunca diminuirá, campeão ou não? Pouco importa, nós, o povo majestoso, amamos somente e incondicionalmente a Ponte Preta, nada nem ninguém mudará isso. A torcida fiel, sempre presente, vibrante e pulsante que não mede sacrifícios para ver seus representantes entrarem em campo, comemora como poucas, representa sua nação com desdenha e raça. Na Ponte Preta é diferente, não somos um time que tem torcida, somos a torcida que tem um time!

Gostaria de salientar que realmente não é fácil ir aos estádio ano após ano, década após década e nunca gritar é campeão, mas fica cada vez mais fácil gritar : “ PONTE EU TE AMO”!

Mosaico da torcida pontepretana na final da copa Sulamericana 2013 no Pacaembú



Lucas Castanheira / @lucas_aapp

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Parafraseando o Gabriel Uchida em seu grande trabalho frente ao Fototorcida, a Ponte Preta é maior que o próprio interior!

    ResponderExcluir