Faça Parte

Um jogo para aprender

 Sem repetir a boa atuação das últimas partidas, o Grêmio encontrou muita dificuldade na forte marcação do adversário. Com um time misto, o tricolor empatou com o São José e se classificou com a segunda melhor campanha para a próxima fase da competição.

Foto: Lauro Alves/Agência RBS
Felipão acreditou nos reservas e se deu a luxo de poupar todos os jogadores pendurados. Marcelo Grohe, Rhodolfo, Ramiro, Luan e Braian deram lugar a Tiago, Erazo, Fellipe Bastos, Everton e Mamute. Além destes, o treinador deu oportunidade para Júnior e Walace começarem de titulares. Mas a resposta não foi positiva.

Até os 10 minutos, quem jogou melhor foi o São José, que chegou até a acertar a trave adversária. Aos 11 minutos, a bola sobrou para Fellipe Bastos, que dessa vez não pegou de revesgueio e abriu o placar em São Leopoldo. A equipe do São José marcou muito, o que dificultou bastante a vida do tricolor.  Não foi um primeiro tempo espetacular, o time criou duas boas oportunidades e em uma delas conseguiu fazer o gol.

Foto: Lauro Alves/Agência RBS
Fellipe Bastos vinha desde o ano passado tentando balançar a rede e finalmente conseguiu. Destaque pela raça e vontade, em 33 jogos com o manto, ele ainda não havia marcado pelo time gaúcho. O jogador mereceu muito o gol.

Na etapa complementar, o Grêmio começou muito mal e sofreu um gol aos 13 minutos, com direito a falha bizarra de marcação da defesa. A partir daí o jogo ficou todo aberto e ambas as equipes estiveram muito próximas de tomar a frente no placar. O jogo era lá e cá, mas ninguém conseguiu balançar a rede novamente. São José 1 a 1 Grêmio. Como o próprio volante Maicon afirmou “o Grêmio criou 200 mil chances, mas não foi eficiente”.

O time deste domingo não pareceu em nada a equipe dos últimos jogos. Mesmo com os desfalques, o time tinha todas as condições de vencer. A equipe não conseguiu se impor em campo. A impressão que se teve foi que o Grêmio subestimou o adversário e com isso afobou-se, ficou ansioso e deixou muito a desejar. O time fez muito pouco. O pouco criado até seria suficiente para garantir a vitória, porém, os jogadores não tiveram maturidade para aproveitar. Além disso, os gols que o Grêmio perdeu hoje, não podem, em hipótese alguma, ser perdidos a partir de agora, quando começa a segunda fase do campeonato e somente quem vencer segue na competição. O jogo mostrou também a importância do Luan para o time (se é que alguém ainda não tinha percebido). Um jogo que traz várias lições – que espero que sejam absorvidas.

Foto: Lauro Alves/Agência RBS
Entretanto, não foi no jogo de hoje que o Grêmio ‘perdeu’ a primeira colocação e eventual decisão em casa na final. Mesmo se tivesse vencido, o tricolor não teria terminado como líder desta primeira fase. Os pontos perdidos para Brasil, Veranópolis e Juventude em casa, foram os principais responsáveis pelo Grêmio não ter terminado na liderança. Mas, teria sim sido muito importante vencer o jogo contra o São José, já que a pontuação segue contando no mata-mata.

O Grêmio termina a primeira fase do campeonato com 30 pontos, ocupando a segunda colocação e irá enfrentar o Novo Hamburgo pelas quartas de final, provavelmente na quinta-feira. O São José terminou nas 11ª colocação com 18 pontos e não segue na competição.

A vitória não veio, mas o empate ajudou a manter a invencibilidade do Grêmio, que já dura 2 meses. São 11 jogos, 8 vitórias, 3 empates, além de 15 gols feitos e apenas 3 gols sofridos nesse tempo.

ESCALAÇÕES:
GRÊMIO: Tiago, Matías, Erazo, Geromel, Júnior, Walace (Lincoln), Fellipe Bastos, Giuliano, Douglas (Maicon), Everton (Everaldo) e Yuri Mamute.
Técnico: Felipão.

SÃO JOSÉ: Fábio, Bindé (Wilian Cirilo), Léo, Rafael Goiano, Brida, Roberto, F. Guedes, Jean Roberto (Danrley), Rafael Carrilho, Rafinha (Heber Collazzo) e Jô.
Técnico: Gilson Maciel.

ARBITRAGEM: Vin Diesel Jean Pierre Lima;
AUXILIARES: Leirson Martins e Jorge Bernardi.
GOLS: Fellipe Bastos (GRE) e Rafael Carilho (SJO).
CARTÃO AMARELO: Rafael Carilho (SJO).
PÚBLICO E RENDA: não divulgados.

Janaína Wille | @janainawille

Postar um comentário

0 Comentários