Faça Parte

Dor de cabeça para os Patriots


Deflategate, caso das bolas murchas, que vem movimentando o mundo do futebol americano pode ter chegado ao seu veredicto nesta segunda-feira (11), mas com certeza não chegou ao fim. Graças às longas investigações da NFL, o New England Patriots foi punido com multa de UR$ 1 milhão, além da perda da primeira escolha do Draft 2016 e da quarta em 2017. O que vem gerando mais polêmica é o suposto envolvimento do Quarterback Tom Brady, que ficará quatro jogos fora.

Vamos voltar ao início da história. Tudo começou com a denúncia inicial feita depois da final da AFC entre Patriots e Indianapolis Colts. A alegação era de que as bolas utilizadas na primeira parte do jogo estavam com menos pressão do que o limite estabelecido e que o esvaziamento seria maior do que o causado pelo frio, o que é comum na Liga.

A investigação feita por Ted Wells afirma que dois funcionários dos Patriots, John Jastrenski e James McNally, esvaziaram intencionalmente as bolas e Tom Brady sabia do feito ilegal. Wells utilizou a expressão “é mais provável que não” para caracterizar o envolvimento do QB, mas explicou em uma entrevista coletiva hoje que “utilizou essas palavras por serem as regras desse tipo de investigação”, o que vai contra a alegação do New England de que foi por puro “achismo”.

O investigador do caso também afirmou que os Pats não cooperaram, assim como Brady, o que contradiz algumas declarações do clube no momento em que o escândalo saiu na mídia. Na época, a equipe disse que ajudaria com tudo que fosse pedido, mas não foi o caso quando, por exemplo, Ted Wells tentou conversar com McNally. “O Patriots não ajudou no momento crucial da investigação, falaram que não iriam nem informá-lo do pedido”, disse Wells.


Robert Kraft, dono do New England, declarou hoje que “apesar da convicção de que não houve infração, a intenção do clube era aceitar qualquer medida disciplinar, mas que a punição excedeu todas as expectativas”. Ele reforçou que as provas são circunstanciais e que não existem provas concretas e conclusivas, o que contradiz a afirmação do investigador. Kraft ainda afirmou que tem confiança total em Brady e o apoiará até o fim.

Don Yee, agente de Tom Brady, foi mais polêmico. Além de dizer que a investigação foi parcial, dependente e que tudo foi premeditado, dando a entender que houve um complô contra os Pats. Yee foi mais além e questionou a forma como a NFL fiscaliza os equipamentos de jogo, já que ninguém conferiu as bolas naquele dia.

As punições aos Patriots foram pesadas, mas a NFL justificou dizendo que a equipe já é recorrente nesse tipo de situação – exemplo do Spygate em 2007. A multa aplicada já era esperada, assim como uma possível pena de Brady já que ele estava envolvido segundo as investigações. Porém muita gente, incluindo especialistas no assunto, achou que a perda das escolhas no Draft foi desnecessária, principalmente se o fato de que o clube no geral havia sido inocentado.

Ray Rice foi banido da Liga.
Não é de hoje que as punições e escândalos ligados a NFL geram muita discussão entre fãs e mídia no geral. Por anos a forma como a Liga puniu os atletas por outros casos legais, como violência domestica, acabou criando uma imagem negativa. Em 2014, por exemplo, Ray Rice do Baltimore Ravens virou suspeito de agredir sua mulher, mas como não existiam provas concretas ele recebeu apenas dois jogos de punição. Depois da confirmação, o jogador foi expulso do esporte e a forma como as infrações foram vistas mudou desde então. As críticas da época tornaram tudo mais rigoroso e é bem possível que esse seja apenas o início.


Para encerrar, gostaria de deixar clara a minha opinião sobre o caso. A grandeza de Tom Brady no esporte é inegável, assim como a do New England Patriots. Como disse Ted Wells na coletiva, a NFL não aceitaria punir uma de suas maiores estrelas e uma grande franquia se não tivessem certeza de que é o certo a se fazer. Para mim, a punição dos Drafts é desnecessária, principalmente porque a equipe não foi responsável pelos atos, mas a multa é aceitável e correta. Sobre o Quarterback, acredito que ele possa sim estar envolvido como foi indicado, até porque foi diretamente beneficiado com isso. A falta de cooperação claramente pesou muito no veredicto, o que não é fora do esperado.

Independente de qualquer opinião, é certo que Brady ficou insatisfeito. O QB poderá recorrer da decisão, mas se ela for mantida ele só voltará – ironicamente – contra o Indianapolis Colts.


E você, concorda ou não com a punição?

Mariana Sá (@imastargirl)

Postar um comentário

0 Comentários