Faça Parte

A balela da tal "Neymar-dependência"

Fã de esporte, responda estas perguntas friamente: quantos jogadores desta seleção brasileira você gostaria de ver jogando em seu time? Qual seria sua reação se no mínimo 3 deles acertassem com seu clube?


Pois bem, não existe algo mais infeliz do que esta cria da mídia chamada "Neymardependência". Não serei incoerente e tapado em dizer que o Neymar não é um grande jogador de futebol, ao contrário, é a melhor e maior revelação do futebol brasileiro dos últimos dez anos ou mais.

Mas existem dois tipos de Neymar: o humilde garoto e que joga em equipe do Barcelona, e o garoto mimado e protegido da seleção brasileira. Um joga coletivo e é um dos protagonistas, o outro exagera no preciosismo, não joga coletivo e não tem condição algum de exercer um cargo de capitão. Mas a superproteção da mídia "puxa saco" encobre tudo - ERRADO!

Enquanto o argentino Lionel Messi jogar futebol e o Neymar tiver este comportamento na seleção brasileira, jamais será considerado melhor do mundo. Messi joga e faz o simples, apenas usa de genialidade quando necessário e decide, é isso que o faz ser admirado e ser o melhor jogador do mundo há tempos.

O restante dos convocados foram jogadores primordiais com boas atuações em temporadas vitoriosas por seus clubes, ou seja, não são qualquer um. Criar esse tipo de dependência e que 'se não é o Neymar estamos ferrados' ou 'sem o Neymar somos fracos' é diminuir e desvalorizar grandes jogadores de nosso futebol.

Concordo que o nível do futebol no mundo despencou em relação ao passado bem distante, mas não podemos desprezar os que ainda fazem a diferença. Vou citar alguns exemplos: Thiago Silva é um brilhante zagueiro e joga em qualquer clube do mundo, mas alguns boçais da mídia esportiva o detonam porque mostrou um lado humano, peso de competição, pressão e chorou, uma forma de aliviar a sensação - quanta covardia.

E os excelentes Jeferson, Miranda, Daniel Alves, Filipe Luis, Marcelo, Philippe Coutinho, entre tantos, são jogadores fracos assim? Pergunte aos clubes quanto custaram e como são importantes para suas temporadas. Quem acha que existe a tal "Neymardependência", mostra sua ignorância ao conhecimento de futebol e vão para o caminho do modismo e do marketing, dois grandes aspectos que estão assassinando o futebol.


É hora dos corintianos entoarem o 'nunca vou te abandonar', como os são paulinos afirmam que o 'campeão voltou', reforçados pelo 'eu acredito' dos atleticanos de Minas Gerais, somados todos os gritos de incentivo de todas as torcidas do Brasil, mas com o foco na nossa seleção brasileira.

Vamos ganhar essa Copa América contra tudo e contra todos e calar aqueles que não colaboram com o avanço de nosso futebol ou resgate do verdadeiro.

Viva, nossa seleção!

Abaixo o futebol moderno!

Texto: Rafael Carvalho (@frcarvalho1412)

Fotos: Google Imagens

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Esse discurso de contra tudo e contra todos é muito felipão, não gostei. Mas o texto tá excelente.

    ResponderExcluir