Faça Parte

Aos 82 anos morre Zito, o "sargento" da era Pelé

Zito
(Foto: Instagram - @santosfcoficial)
Na noite desse domingo (14/06) José Ely de Miranda, conhecido como Zito nos deixou. Um dos responsáveis por relevar Neymar e Robinho, bicampeão mundial pelo Santos e pela Seleção Brasileira, Zito deixa uma lacuna enorme na história do futebol.

O ex-jogador já vinha recebendo acompanhamento médico após ter sofrido um AVC no ano passado, mas a assessoria do Peixe não confirmou a causa da morte.

Zito jogou por quase 15 anos no Peixe e fez parte daquele incrível time junto com Pelé, Pepe e Coutinho. Juntos eles conquistaram as Libertadores e Mundiais de 1962 e 63, além dos campeonatos paulistas, taças Brasil e Rio-São Paulo. Pela seleção disputou 3 Copas, sendo campeão em duas delas: 1958 e 1962.

Além de ter sido excelente jogador, dento de campo Zito era responsável por "colocar o Pelé na linha" e ficou famoso por sempre incentivar os jogadores a fazerem mais gols, mesmo que a vantagem já estivesse confortável.

Após a aposentadoria, Zito teve papel importantíssimo nas categorias de base do Santos e teve seu trabalho mais do que reconhecido por ser um dos responsáveis por revelar Robinho, Diego, Neymar e Gabigol. Os jogadores inclusive deixaram suas homenagens ao ídolo nas redes sociais:

Neymar deixou sua homenagem ao Zito
(Foto: Twitter - @neymarjr)
Gabigol também deixou sua homenagem
(Foto: Instagram - @gabigol)


















Além do talento indiscutível, Zito foi um dos maiores exemplos de profissionalismo no futebol brasileiro, tanto dentro quanto fora de campo. A cada gesto de incentivo ao time nas partidas já resolvidas, a cada puxão de orelha quando os jogadores se desconcentravam, cada título conquistado, cada gol marcado, jogador revelado, Zito ficará na memória de cada torcedor santista e brasileiro, até mesmo para os mais jovens (como eu), que não o viram jogar, mas ouvem seus avós contar sobre o espetacular time do Santos com os olhos brilhando, nos resta apenas lamentar não poder ter vivido aquela época e desejar conforto nos corações na família de Zito.

#RIPZITO


Pedro Henrique | @peeedrito17

Postar um comentário

0 Comentários