Faça Parte

Sobre a Copa Conmebol

O Olímpia foi a vítima do Galo em sua primeira conquista da Conmebol, em 1992.
(Foto: VAVEL)
Como vocês sabem, o Galo tem em sua galeria de troféus duas Copas Conmebol, conquistadas em 1992 e 1997. E eu costumo ver por aí muito atleticano se gabando desses títulos e, baseado nisso, refleti se a possante Copa Conmebol era digna de todo esse orgulho.

E a resposta é: não.

Quer dizer, a Copa Conmebol até tem o seu valor, por ser a primeira conquista internacional do Galo e tal... Mas é só. Para você ter uma ideia, ela era a TERCEIRA competição mais importante do continente, uma vez que a Supercopa Sul-Americana recebia mais atenção por reunir apenas campeões da Libertadores.

Além disso, a Conmebol não dava vaga pra Libertadores, fato que a deixa com relevância similar a da Primeira Liga. 

Eu não tive acesso aos números, mas eu tenho certeza de que a premiação deveria ser uma porcaria. Pense bem: nos anos 90 ainda não se pagavam grandes fortunas, ainda mais para a terceira competição da América. 

No ponto de vista técnico, a situação também não é das melhores. Equipes tradicionais como o Santos chegaram a jogar e ganhar o torneio, mas a regra era times sem tradição alguma participarem, como Rosário Central, São Raimundo, CSA, Vila Nova etc. Ou seja, o nível não era nada alto.

Enfim, a razão pela qual alguns torcedores do Galo se vangloriam por ter conquistado a Copa Conmebol é porque o clube não tem títulos importantes o suficiente para ignorá-la. Santistas e São-Paulinos nem se lembram de quando ganharam esse campeonato por terem várias outras taças mais dignas de comemoração.

Assim que ganharmos um Brasileirão e mais umas duas Libertadores, a Copa Conmebol cairá no completo esquecimento.

Me xingue nos comentários.

@victokkk

Postar um comentário

7 Comentários


  1. Não ia perder meu tempo em te xingar porque você é um mal informado em muitas partes. Deve ser um torcedor nascido nos anos 90, então vou te chamar de ignorante. Quero saber se pra você a Sul-Americana tem valor. No caso deve ser por conta da influência da televisão. Critérios da Sul-Americana é chegar entre a 9ª ou 10ª colocação do campeonato Brasileiro até a 14ª colocação. Hoje existe G8 pra Libertadores. Só disputava a Copa Conmebol o vice do Campeonato Brasileiro (isso mesmo), 3º e 4º colocados mais o vice campeão da Copa do Brasil. O torneio que o CSA chegou a final é por que a competição perdeu força com o anúncio de uma nova competição - a Mercosul- mas isso é culpa da Entidade. A Conmebol tinha o mesmo molde da Copa da UEFA que os nutelas de plantão (como deve ser o seu caso) puxavam tanto saco e acompanhavam pela TV. O problema da Conmebol foi não ter jogo transmitido pela Globo, capaz de transformar uma final de Recopa Sul-Americana que qdo Galo e Grêmio disputam não valer nada a ter o mesmo peso de uma Champeons League quando é disputada por São Paulo e Corínthians, como em 2013!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pra acrescentar ao seu texto bem mais ou menos, disputaram finais da competição o Olímpia (que já era bi da Libertadores e campeão mundial interclubes), Peñarol, São Paulo, Rosário Central e Lanús, além do próprio Atlético. Na mesma época Sporting Cristal (minúsculo do Peru) chegava a uma final de Libertadores! Realmente seu conceito foi por água a baixo.

      Excluir
  2. A CONMEBOL quando foi criada,era muito menor em expressão que a supercopa dos campeões que foi a segunda competição mais importante do continente e quando surgiu a Mercosul, aí literalmente deixou de ter menos prestígio ainda.
    Com relação aos clubes grandes que disputaram a competição,o que aconteceu foi que estes clubes não se classificaram para os torneios mais importantes de suas nações e também não estavam disputando a copa libertadores e por esse motivo disputaram a CONMEBOL,mas não por mérito e sim porque não estavam vivendo bons momentos .

    ResponderExcluir
  3. Não estou desmerecendo nenhum clube que disputou e ganhou a CONMEBOL,mas a realidade é que sempre foi uma terceira opção de copa a nível sulamericano

    ResponderExcluir
  4. essa copa commenbol tem cara de ser a florida cup dos anos 90 kk

    ResponderExcluir
  5. Copa Conmebol possuía critérios de classificação, Supercopa Era um torneio no qual participava os campeões da Libertadores. Vamos analisar os campeões da libertadores atualmente? Vasco da Gama e Cruzeiro estariam automaticamente classificados para a Supercopa sendo equipes de segunda divisão. O Corinthians vivendo péssimo momento estaria classificado para a Supercopa. Agora a Copa Conmebol teria como participantes o vice campeão brasileiro no caso o Internacional, o 3°Colocado do Brasileiro Atlético, o 4°Colocado o São Paulo e o Vice Campeão da Copa do Brasil Grêmio ou Palmeiras. As duas competições não davam vaga para a libertadores. E a premiação era irrelevante em ambos os casos em relação ao momento atual.

    ResponderExcluir
  6. Vcs dão ibope demais pra yalense. Texto claramente escrito por torcedor do extinto (RIP Yale/Ypiranga/ Palestra Mineiro/ Palestra Itália/ Crüseo 2003-2019). #2014eterno. Abraços do maior campeão da Copa Conmebol.

    ResponderExcluir