Faça Parte

Entrevista com o Raphael Prates: O comentarista revela a diferença do rádio e TV

Raphael Prates é comentarista da Rádio Globo/CBN e ESPN, e ele nos contou algumas curiosidades,  como a diferença do Rádio e TV. 

Créditos da Imagem: Reprodução/ Twitter Oficial do Raphael Prates

Raphael Prates tem 11 anos de Globo/CBN e nos contou a trajetória como jornalista esportivo, a diferença do rádio e TV, e outras curiosidades. A entrevista está legal e você poderá acompanhar agora tudo isso e muito mais.


ME CONTE UM POUCO QUEM É O RAPAHEL PRATES?

EU ME FORMEI, EM JORNALISMO, NO FINAL DE 2005, E COMECEI NO MESMO ANO NA RÁDIO TRIANON DE SÃO PAULO. SEMPRE GOSTEI DO RÁDIO, SENDO O VEÍCULO QUE MAIS ME CHAMOU ATENÇÃO. EU ACHO QUE POR MOTIVOS FAMILIARES, POR ISSO SEJA UM VEÍCULO QUE ME FASCINOU MUITO. DEPOIS DA RÁDIO TRIANON, TRABALHEI NA RÁDIO RECORD, RÁDIO CAPITAL, E CHEGUEI A RÁDIO GLOBO EM 2009. CONTINUO TRABALHANDO AINDA NA RÁDIO GLOBO/CBN E NA ESPN COMECEI NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019, UM TEMPO MAIS CURTO. ME FORMEI EM JORNALISMO, GOSTO DO QUE EU FAÇO E SEMPRE GOSTEI MUITO DO RÁDIO E DO JORNALISMO ESPORTIVO.


QUAL A DIFERENÇA DO RÁDIO E TV?

RÁDIO E TV SÃO MEIOS DIFERENTES, O RÁDIO TEM UM DINAMISMO, IMPROVISO, VELOCIDADE E LINGUAGEM DIFERENTE DA TELEVISÃO. A TV É ALGO QUE MUITAS VEZES TE OBRIGA A RACIOCINAR EM RELAÇÃO A CRIAÇÃO DE TEXTOS E DE MATÉRIAS, MAS OS DOIS PRIVILEGIAM PELA INFORMAÇÃO. VOCÊ TEM UM ENTRETENIMENTO E REDE SOCIAL COM UMA INFLUÊNCIA MUITO FORTE. MAS O RÁDIO E TV VOCÊ TEM UMA EXIGÊNCIA DE PÚBLICO DIFERENTE DO OUTRO.
OS DOIS SÃO VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO, MAS ANALISANDO SÃO DIFERENTES.


QUAL FOI O SEU ÍDOLO NO JORNALISMO?

É DIFÍCIL VOCÊ FALAR UM ÍDOLO, A GENTE TEM ADMIRAÇÃO POR MUITOS. MAS POR GOSTAR MUITO DE RÁDIO, UMA REFERÊNCIA PARA QUEM OUVIU AS TRANSMISSÕES ESPORTIVA NOS ANOS 90, O OSMAR SANTOS É UM MARCO. VOCÊ TRABALHANDO NA RÁDIO GLOBO, VOCÊ PERCEBE QUE  A ÁUREA DELE AINDA É MUITO FORTE. ELE TEVE INFLUÊNCIA NA MANEIRA DE SE TRANSMITIR O FUTEBOL NO RÁDIO, MAS EU TENHO MUITA GENTE QUE ME AJUDOU E QUE EU ADMIRO, MAS SE VOCÊ ME PERGUNTAR UM NOME, ACHO QUE POR TRABALHAR E GOSTAR DO RÁDIO, EU FALARIA O OSMAR SANTOS.


NO SEU TEMPO LIVRE, VOCÊ COSTUMA FAZER O QUE?

NO TEMPO LIVRE, EU ACHO QUE TEM MUITO DE SE PREPARAR EM O QUE VOCÊ VAI FAZER EM RELAÇÃO A TRANSMISSÃO. ENTÃO, A GENTE RECEBE UMA ESCALA NO COMEÇO DA SEMANA, QUE ELA DIRECIONA O QUE VAMOS FAZER DURANTE ESSE PERÍODO, ISSO VALE PARA RÁDIO E TELEVISÃO. EU BASICAMENTE QUANDO ESTOU EM UMA TRANSMISSÃO OU PROGRAMA EU TENTO APROFUNDAR E ENTENDER MELHOR OS TEMAS, JOGOS OU JOGADORES. FORA ISSO, TEM O TEMPO LIVRE, VOCÊ NÃO PODE ABRIR MÃO DE LAZER, APESAR QUE É MUITO IMPORTANTE A VIDA PROFISSIONAL, MAS VOCÊ TEM QUE TER UM TEMPO PARA VOCÊ, COM OS AMIGOS  E FAMILIARES. ENTÃO NA FOLGA, EU NÃO SOU AQUELE QUE FICA VENDO TV, PROGRAMA ESPORTIVO E OUVINDO RÁDIO O TEMPO TODO. EU GOSTO DO QUE EU FAÇO, MAS ACHO QUE NÃO PODEMOS ABRIR MÃO DE DIVERSÃO.



UMA DICA E CONSELHO PARA QUEM QUER SER JORNALISTA?

É MUITO DIFÍCIL DAR UMA DICA OU UM CONSELHO, MAS EU ACHO QUE A GENTE TEM QUE FAZER O QUE GOSTA, NÃO NECESSARIAMENTE É UMA COISA QUE VAMOS FAZER BEM, PORQUE VAI ENTRAR APTIDÃO. E SE VOCÊ JÁ ESTIVER NO MEIO, QUE NÃO É FÁCIL DE ENTRAR, EU ACHO QUE TEM MUITA COISA QUE DEPENDE DE VOCÊ, COMO A FORÇA DE VONTADE, DO SEU INTERESSE, DO SEU ESTUDO, MAS ENFIM, UMA DICA E CONSELHO QUE EU PODERIA DAR É: SE VOCÊ GOSTA E QUER SER JORNALISTA E INDEPENDENTE DA ÁREA, FAÇA COM MUITO INTERESSE NAQUILO.



UM SONHO QUE AINDA QUER REALIZAR?

EU NÃO TENHO SONHO, APESAR QUE QUEM TRABALHA COM O FUTEBOL TEM O SONHO DE COBRIR UMA COPA DO MUNDO, MAS A RÁDIO GLOBO ME DEU ESSA OPORTUNIDADE DE ACOMPANHAR E COBRIR UM MUNDIAL. MAS EU NÃO TENHO SONHO, EU REALIZO CONSTANTEMENTE COM  OS PROGRAMAS E TRANSMISSÕES, EU NÃO TENHO UM SONHO HOJE DE QUERER FAZER ALGO. EU NEM PENSEI E PRETENDIA EM TRABALHAR EM UM CANAL DE TELEVISÃO E ESTOU TRABALHANDO HOJE, MAS ISSO, NUNCA FOI UM SONHO DE IR DO RÁDIO PARA A TV OU VICE-VERSA. O MEU SONHO ERA TRABALHAR NO RÁDIO, E ESSE SONHO EU REALIZEI.



QUANTOS ANOS DE JORNALISMO ESPORTIVO? SEMPRE ATUOU NESSE MERCADO? VOCÊ JÁ TRABALHOU EM OUTRO SEGMENTO DO JORNALISMO?

EU COMECEI NO JORNALISMO ESPORTIVO, EM 2005, ENTÃO AÍ SE VÃO MAIS DE 15 ANOS. SEMPRE TRABALHEI NO JORNALISMO ESPORTIVO, NÃO PASSANDO EM OUTRA ÁREA. QUANDO EU CHEGUEI NA CBN, EU COBRIR OUTRA ÁREA POUCOS DIAS, SENDO MUITO RÁPIDO, MAS EU NÃO ME TORNEI FIXO. EU ESTOU HÁ 15 ANOS TRABALHANDO NO JORNALISMO ESPORTIVO.



QUAL A SUA ROTINA DE TRABALHO? JÁ QUE ATUA NO RÁDIO E TELEVISÃO.

EU DIARIAMENTE EU ESTOU NO RÁDIO, LÁ TEMOS UMA FOLGA SEMANAL E UM FINAL DE SEMANA POR MÊS, NÃO NECESSARIAMENTE CONTANDO A SEXTA.
JÁ NA TELEVISÃO É MAIS ESPORÁDICO, SENDO DUAS OU TRÊS VEZES POR SEMANA, ENTÃO A ROTINA É TÁ NA TV DE MANHÃ, QUANDO ESTOU ESCALADO PARA UM PROGRAMA NO CANAL.

DE NOITE EU TRABALHO NO RÁDIO, EU ESTAVA INDO PRATICAMENTE TODOS OS DIAS, ENTÃO A ROTINA É 6 DIAS NA RÁDIO, SENDO INÍCIO DA TARDE COM A NOITE NOS PROGRAMAS ESPORTIVOS QUE A RÁDIO TEM. E DUAS OU TRÊS VEZES NA TELEVISÃO.

GERALMENTE DE MANHÃ ESTOU NA TELEVISÃO, PORQUE AÍ EU CONSIGO CONCILIAR, PORQUE AÍ EU FAÇO A TV NA PARTE MATUTINA E RÁDIO TARDE/NOITE.


O jornalista mandou um recado para os leitores, vejam o vídeo:



Postar um comentário

0 Comentários