Faça Parte

CORINTHIANS: 20 anos do primeiro grito de é campeão da Copa do Brasil!

21 de Junho de 1995, data em que o torcedor Corintiano soltava o grito de é campeão pela primeira vez em um torneio da Copa do Brasil, e o Corinthians somava mais uma taça para o seu memorial dando alegria ao povo.

Equipe que foi a campo no jogo da final.
O primeiro jogo foi contra o Operário na casa do adversário e terminou empatado em 1 a 1, Célio Silva marcou para o alvinegro que viu Valdo e Hermes serem expulsos logo no primeiro duelo. Se o jogo de ida foi complicado, o da volta foi tranquilo com uma goleada por 4 a 0. Célio Silva marcou dois gols, Henrique e Elivélton marcaram um cada. Ainda diante do Operário, o Corinthians teve mudança de técnicos, na ida contou com Mario Sérgio, e dentro do Pacaembu, palco de todos os jogos como mandante, o técnico foi Eduardo Amorim.

Nas oitavas de finais a parada foi fácil, o adversário foi o Rio Branco do Acre, dentro do José Melo foi 3 a 0 e no Pacaembu 2 a 0, ao todo foram três gols de Marcelinho Carioca e dois de Marques.

Corinthians e Vasco dentro do Pacaembu.
Dentro do Couto Pereira, Paraná e Corinthians fizeram um jogo morno que não passou de 0 a 0 pelas quartas de finais, o jogo de volta o Coringão venceu por 2 a 1 em jogo bastante movimentado, Bernardo foi expulso e Viola balançou a rede duas vezes.

Com um jogador a menos, o Timão venceu o Vasco por 1 a 0 dentro do Maracanã com gol de Marcelinho Carioca. Já pelo jogo da volta o alvinegro não teve dó do time carioca e atropelou pelo placar de 5 a 0. Ricardo Rocha marcou contra, Souza marcou um e Viola três vezes.

O adversário da final foi o "imbatível Grêmio de Scolari", que contava com Darlei, Arílson, Paulo Nunes, Jardel e CIA. Havia uma tensão ainda muito grande por conta de uma sequência de derrotas que o alvinegro tinha em cima do tricolor gaúcho em jogos válidos pela Copa do Brasil, tabu este que foi derrubado nos dois jogos.

Na época, a transmissão foi realizada pelo SBT em horário de novela, quem não quisses assistir ao jogo que fosse para outro lugar e vice-versa. Como os tempos mudam... O primeiro jogo da final foi marcado para o Pacaembu que contou com o apoio da sua torcida e o fator casa, com um jogador a mais e gols de Marcelinho Carioca e Viola, o Corinthians venceu por 2 a 1 o adversário, mas ainda não havia nada ganho, pois tinha o jogo de volta no Estádio Olímpico.

Jogadores do Corinthians comemorando o título.
O jogo foi tenso e tumultuado e o Grêmio como todo mandante foi pra cima do Corinthians e tiveram boas chances de gol sendo desperdiçadas, as duas equipes cometiam muitas faltas e dois jogadores foram expulsos: Paulo Nunes e Silvinho. Mas a estrela de Marcelinho se fez presente e quando Adilson do Grêmio afastou o perigo da bola dos pés de Viola, ela ficou livre para Marcelinho chutar para as redes: 1 a 0, gol do Corinthians, gol do título.

A campanha do time paulista foi muito boa e terminou de maneira invicta, ao todo foram 10 jogos, sendo oito vitórias e dois empates; 21 gols feitos contra apenas três sofridos; 15 cartões amarelos e cinco expulsões. Marcelinho Carioca e Viola foram os artilheiros com seis gols cada.

A sétima edição da Copa do Brasil teve nome e cores: o país estava em preto e branco porque o Corinthians levantou a taça e levou o Corintiano a loucura. Ronaldo foi uma muralha no gol com defesas incríveis. Na defesa, nomes como Célio Silva e Silvinho brilhavam ajudando tanto na defesa como marcando gols nos primeiros jogos. Marcelinho Carioca é sem dúvidas o maior nome dos meias daquele time, que contava com nomes de Souza, Tupãnzinho e Zé Elias, já no ataque, Viola sambava na defesa dos adversários. Outros jogadores deixaram seus nomes marcados na história do Corinthians em 1995, o time também foi campeão Paulista.

20 ANOS DO GRITO LIBERTADOR DE É CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL!


ISABELA MACEDO | @ismacedo_
Linha de Fundo | @linhadefuundo

Postar um comentário

0 Comentários