Faça Parte

“Domingo eu vou ao Maracanã...”


A definição de casa no dicionário é muito simples:

ca.sa sf (lat casa) 1 Nome comum a todas as construções destinadas a moradia. 2 Moradia, residência, vivenda.

Na linguagem popular, casa é todo e qualquer lugar onde você tem sensação de pertencimento, um local acolhedor que normalmente remete a família.

Saudade também tem um significado simples e até poético:

sau.da.de sf (lat solitate) 1 Recordação nostálgica e suave de pessoas ou coisas distantes, ou de coisas passadas. 2 Nostalgia.



Minha certidão de nascimento diz que nasci no dia 18 de julho de 1997. Para mim, essa data representa apenas uma pequena parcela do que é o início da vida. Posso afirmar que nasci no dia em que coloquei meus pés no Maracanã. A primeira lembrança que tenho é desse dia. Fui criada e me moldei dentro do estádio. Se eu sou quem sou hoje, devo muito ao futebol. Sei que não teria metade do que tenho – tirando o dinheiro, ah se eu gastasse menos... – se não fosse o esporte.

O grandioso Estádio Mário Filho, ah se ele fosse capaz de saber das grandes histórias passadas ali. Pessoalmente tenho tantas para contar que o peito dói de saudade. Quase todos os dias passo pelo “gigante adormecido”, torcendo para estar lá quando ele acordar.

Querido Maracanã, não peguei seus melhores anos, mas tenha certeza que gostaria de ter vivido cada um deles. Não vi seu maior artilheiro, Zico, marcar nenhum dos 333 gols e sacudir suas estruturas com a maior torcida do mundo, não vi o milésimo gol de Pelé, tampouco o “Macaranazo”. Mas vi, vivi e ouvi tantas coisas que marcam cada pedaço de você. E, para dizer a verdade, muitas delas não estão em sua história nem quando procuramos pela internet, mas tem tanta importância na vida das pessoas que nem você imagina.

Todas as vezes que piso em seus domínios, rezo mentalmente para que possamos viver juntos mais momentos de glória como antigamente. Lembro-me de todas as alegrias e toda força que você me deu quando tudo parecia perdido. No pior ano da minha vida, foi pisando no seu chão que eu encontrei a paz. Quem diz que o futebol é só um esporte não sabe o quão tolo é, assim como aqueles que pensam que é só mais um estádio.

6 de dezembro de 2009... e ainda tinha tanta gente pra chegar...
Sim, você pode ter mudado. O “banho de loja” te deixou mais moderno, mais requintado, menos você. Sinto falta daquele que tremia quando a torcida pulava, daquele que tinha o poder de juntar o pobre e o rico, lado a lado. Daquele que conseguia armazenar toda energia de mais de cem mil pessoas. Sinto falta de sua essência e também saudades do que não vivi. Sei que os padrões são outros, os tempos são outros. Mas também sei que, lá no fundo, ainda é você. Ainda é o mesmo que me faz sentir uma alegria no peito ao subir a rampa torcendo para mais uma vitória. Ainda é o mesmo que faz com que eu me sinta aquela garotinha de três anos entrando pela primeira vez para ver o paraíso.

No Rio de Janeiro, ao completar 65 anos, a pessoa tem o direito de entrar gratuitamente nas partidas de futebol. Por isso, meu Maraca, venho lhe convidar para sentar ao meu lado e assistir seu filho prodígio, que por muitos anos te trouxe tanto amor e alegria e, eu prometo, ainda o fará até demais.

Minha casa. (Foto: Mariana Sá)
A vida me fez Flamengo e eu fiz do Flamengo a minha vida. A vida me deixou escolher uma casa e eu escolhi, para sempre, o Maraca. Eu conto os dias, as horas pra te ver, rezo para que volte a ser simplesmente você.

O meu, o seu, o nosso Maracanã.

Mariana Sá || @imastargirl
Linha de Fundo || @SiteLF

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Quem viveu a fase do futebol enquanto ele respirava sempre irá sentir falta dos estádios antigos, que lindo texto!

    ResponderExcluir