Faça Parte

Há quatro anos, Santos conquistava a América

Jogadores levantando a taça há 4 anos
No dia 22/06/2011 o Santos Futebol Clube conquistava sua primeira Libertadores da América após 48 anos e a terceira da história, consagrando de vez a geração de Neymar e Ganso e marcando pra sempre essa data nos corações santistas.

Após uma primeira fase muito conturbada e cheia de desconfianças, poucos apostavam na conquista do título pela equipe santista, muito por conta, também, da boa fase que estavam os outros brasileiros na competição. Mas, antes mesmo das quartas de finais, todos foram eliminados e só restou o Peixe como representante brasileiro.

Durante o mata-mata, o Santos também passou dificuldades, mas após eliminar América do México, Once Caldas e Cerro Porteño, o Peixe chegou a final contra o Peñarol (o mesmo adversário do título de 62, o primeiro da história santista).

Após um empate sem gols no Uruguai, o Santos precisava de uma vitória simples no Pacaembu e ela veio. No início da segunda etapa, após bela tabela de Arouca com Ganso, a bola chegou aos pés de Neymar, que finalizou forte de pé direito e contou com ajuda do goleiro para abrir o placar. Depois de muita pressão e inúmeras chances perdidas, o Peixe chegou ao segundo após bela jogada de Danilo, que fintou o zagueiro e bateu de pé esquerdo, sem chances de defesa, e a festa estava armada.

Jogadores comemorando o primeiro gol
Os uruguaios chegaram a diminuir a contagem com gol contra de Durval, mas nada que estragasse a festa da torcida e dos jogadores, que se estendeu por toda noite na capital e na baixada.

O Peixe ainda perderia a final do Mundial contra o Barcelona, mas no ano seguinte conquistou mais um Campeonato Paulista e a Recopa Sul-Americana. Do atual elenco santista, apenas Elano e Vladimir estiveram presentes naquela data tão especial. Muitos seguiram suas vidas para Europa e alguns se transferiram para outros clubes do país, mas cada um deles será sempre lembrado pela torcida e já está na história do clube.

Aproveitando o aniversário dessa conquista, muito deve se cobrar da diretoria santista em vários aspectos. Desde a grana recebida com a venda da maioria desses jogadores, os salários atrasados do atual elenco e as novelas de Lucas Lima e Robinho. Apesar do título estadual nessa temporada, há várias perguntas sem respostas e a torcida tem que cobrar.

Mas deixando as cobranças de lado, parabéns ao Peixe, sua torcida e todos que estiveram presente naquela linda noite no Pacaembu. Que noites como aquela se repita e o brilho dos olhos de cada santista volte a aparecer nos próximos anos.

Pedro Henrique | @peeedrito17

Postar um comentário

0 Comentários