Faça Parte

Nacional rumo a série C

Será que esse ano vai?

Poster de campeão estadual de 2015. Crédito: Ennas Barreto
É o que todos os amazonenses estão se perguntando. Nesse ano de 2015, o Nacional tem a grande chance de, enfim, subir de divisão e tentar ajudar o falido futebol amazonense a crescer. Em meio ao ostracismo vivido pelo estado no futebol, o clube vai se preparando para estrear no dia 12 de Julho, contra o Náutico de Roraima, fora de casa.

Crédito: Ennas Barreto

O Naça começou o ano com atuações bem irregulares. Vitórias apertadas no estadual e uma derrota vexatória para o Paysandu em Belém fizeram a diretoria repensar o planejamento, demitindo Sinomar Naves e contratando Aderbal Lana. Para quem não conhece, Lana é um dos maiores técnicos que o Amazonas já teve, com seu cigarro na boca e uma personalidade ímpar, conseguiu feitos históricos com o São Raimundo. Seu estilo ''duro'' de ser é uma de suas marcas, fora o grande carisma, devido às entrevistas com muitas sinceridades (até demais). O futebol evoluiu, e muitas pessoas o criticam, chamando-o de velho, ultrapassado... Fatos que o treinador nega: ''São 17 títulos na carreira, amazonense são 8 ou 9, perdi a conta. Este é o primeiro título da Arena, e isso é muito emocionante. O título é dedicado aos atletas, que me aguentaram. Porque eu sou um cara chato e cobro muito. Eu posso estar velho de corpo, mas aqui ainda tem muito cigarro para fumar e muita coisa para aprender’’ - finalizou.

Lana tem história no futebol amazonense. Crédito: Ennas Barreto
E não para por aí. Seu auxiliar, Paulo Morgado, também exerce grande influência na equipe. O português é um estudioso do futebol, trazendo novas ideias e conceitos da Europa, que ajuda o time a evoluir em um todo. Com uma nova mentalidade, ele tem uma grande parcela nessa trajetória, até aqui, de sucesso.

Lana e Morgado. Dupla de respeito.

Além da coletividade e experiência, considerada uma das marcas do Nacional, o elenco é cascudo, com jogadores rodados e acostumados a grandes desafios. Muitos inclusive já viveram a emoção do acesso, tornando o time mais vivido. Um dos maiores exemplos é o goleiro Rodrigo Ramos, de 35 anos. Vindo do Sampaio Corrêa, o goleiro se tornou referência.

O paredão Rodrigo Ramos. Crédito: Ennas Barreto
Além dos dois fatores acimas, a equipe tem muita qualidade e regularidade, algo fundamental durante um trabalho. A zaga é segura e levam poucos gols, os laterais são rápidos e ofensivos, os volantes têm pegada e alguns têm até ótima chegada ao ataque e o setor de criação é um dos pilares do time, contando com os xodós da torcida Charles e Danilo Rios. Jr Paraíba, que terminou o campeonato jogando de atacante, é outro que joga por ali. Thiago Marin terminou o estadual muito bem e pode se tornar vital.

Charles: Mal conheço e já considero ''pakas''. Crédito: Ennas Barreto
O ponto fraco da equipe talvez seja o ataque. Apenas Wanderley realmente caiu nas graças da torcida, porém com a lesão, o jogador voltará aos gramados com a série D em andamento, e precisará voltar aos poucos... Hyantony e Verçosa até fizeram seus gols, mas longe de agradar. Nando chegou do campinense com a missão de marcar gols e se tornar referência.

Sobre a forma de jogar: Não dá show, porém é muito eficaz, lembrando muito o Brasil de 2009/10. Um time que tem uma forte marcação para sair em contra-ataques, quase todos letais, além de uma bola parada muito forte. Quando tem a bola, procura roda-la com calma, até achar os espaços para chegar à baliza adversária. O famoso ''jogar com regulamento debaixo do braço''. Raramente o time fica em situações de desespero na defesa, já que sabe controlar bem o jogo. Como dito anteriormente, a experiência ajuda muito. O sistema geralmente é o 4-3-1-2, mas muda de acordo com a necessidade do jogo e o adversário. O provável time de estreia e o time na opinião do colunista:

4-3-1-2. Marcação e bola em velocidade para o tridente ofensivo.
4-2-3-1 com qualidade de passe no meio campo e Felipe solto no ataque.
Sim, o Naça vem forte para série D. Vem para subir. O apoio das arquibancadas será fundamental para o acesso, já que em jogos de divisões inferiores, a torcida tem papel decisivo em decisões.

Agradecimento: Ennas Barreto pelas belas fotos cedidas ao post e pela oportunidade de fazer parte da equipe. Você é 10! Obrigado <3


AVANTE NACIONAL PARA VITÓRIA!

@gabrielantony_ || Gabriel Antony

Postar um comentário

0 Comentários