Faça Parte

Os infelizes da mídia esportiva...

Responda: o que define grandeza de um clube é a Libertadores da América?


Não foi a primeira vez que assisti a comentários infelizes de jornalistas e comentaristas esportivos em grandes emissoras, tanto da TV aberta quanto a cabo, e fico me perguntando: não passou do momento de pessoas assim, que estão se tornando senis e amargas, deixarem espaços para uma nova (e boa) geração de comentaristas?

Em minha opinião, há muitos que nem deveriam estar onde estão e alguns programas que deveriam ser extintos, mas o "povão" gosta de baixaria e polêmica, a maioria da nova geração de torcedores conhece apenas o hoje. A verdadeira história e memória do futebol estão sendo desvalorizadas e destruídas por estes e grande parte destes "comentaristas" são culpados.

Fábio Sormani, do Fox Sports Brasil, deu a seguinte infeliz declaração:
O Corinthians era grande na arquibancada, mas não era em campo. A partir da década de 90, passou a ser grande. O Atlético-MG passou a ser grande quando conquistou, no campo, a Libertadores. Eram gigantes [Timão e Galo] na arquibancada, mas não eram no campo. O Santos  não é um time grande na arquibancada".

Acrescento que outro comentarista esportivo, Paulo Roberto Martins - o Morsa, reforça esta teoria e soma outras sandices como  “O Atlético Mineiro não é grande” e o “Atlético Paranaense nunca cresceu em nada”.

Tais declarações os contradizem e menosprezam seus próprios clubes de coração analisando friamente desde os primórdios da origem de cada um e a imagem de hoje.  Então vamos analisar alguns clubes contestando a "inteligência" destes dois comentaristas que foram tão "sábios" em suas colocações:

O São Paulo passou a ser grande após 1977, quando conquistou seu primeiro título nacional, e isso se consolida com a sua primeira Libertadores em 1992? Então a geração de Leônidas da Silva e os títulos paulistas e outras competições nacionais e internacionais da época de grande peso de nada valeram?

Academia de Futebol do Palmeiras era balela e de nada valeram seus importantes títulos e história de seus craques; passou a ser grande em 1972 e sua afirmação foi na Libertadores de 1999. E após tantos jejuns de grandes conquistas pode considerar que o clube alviverde voltou a ser pequeno?

O Esquadrão Santista, até quem não é torcedor sabe de cor a linha de frente poderosa do clube, mas isto apenas no Brasil, porque o mundo não conhece o Santos e tão pouco esta linha de frente, apenas existiu Pelé e agora o Neymar. Seria então Pelé e Neymar mais conhecidos e maiores que o Santos Futebol Clube?  Antes de 1962 era pequeno e voltou a ser grande em 2002 vencendo o Campeonato Brasileiro? Confere? Outros títulos não valem?

Em resumo, o Atlético Mineiro era pequeno até ganhar a Libertadores assim como o Internacional, Grêmio, Corinthians, Flamengo, Vasco da Gama, Cruzeiro e assim vai. Os craques, as conquistas, as histórias, os grandes feitos em campo e fora não valem absolutamente nada, de acordo com eles - o que engrandece é a Copa Libertadores da América.

Eu faço parte de um grupo com muitos historiadores, jornalistas, publicitário, entre outros, que ajuda a resgatar e valorizar a história e literatura do futebol. Este tipo de comentário feito por tais "doutores da bola", vendidos que criam polêmicas por ibope pessoal e contribuir para alimentar torcedores xiitas, levando ódio e violência contra os rivais, são um insulto para mim e para a história do futebol e seus clubes. 

Portanto, a melhor forma de não dar ibope para este tipo de jornalista é simplesmente ignorá-los e deixar que emissoras sérias e competentes com a Fox Sports Brasil e Rede Bandeirantes de Televisão tomem providências quando perceberem que este tipo de jornalista não traz algum benefício para a Empresa.

Deixo a seguinte frase a estes dois:

Desvalorizar e menosprezar a história alheia é rebaixar a própria.
Você conhece a sua grandeza quando reconhece a de seus adversários.
Menosprezar seu rivais é diminuir suas próprias vitórias contra eles”.

Texto: Rafael Carvalho (@frcarvalho1412)
Imagens: Google

Postar um comentário

3 Comentários

  1. História define um clube! Uma pena não saberem diferenciar história de grandeza.

    ResponderExcluir
  2. Eu não trocaria a história do meu time por nenhum título da Libertadores...Nem os bons nem os maus momentos. Essa noção de "proporcionalidade adjetivada de grandeza" colocada pelos que se dizem comentaristas esportivos não passa de artificio para aparecer. Foram infelizes nos comentários, como sempre.

    Calados seriam poetas.

    ResponderExcluir