Faça Parte

Botafogo joga mal, é derrotado mas segue líder da Série B

A fase do Botafogo não é das melhores na Série B do Brasileiro. Após empate sem gols com o vice-lanterna Ceará na rodada passada, o alvinegro carioca foi derrotado pelo Bragantino fora de casa, nesta sexta, dia 10. Com o tropeço do Paysandu, o Glorioso segue líder da competição com 24 pontos. O próximo adversário na Série B é o Náutico, sábado, às 16h30, no Nilton Santos, porém, antes, na terça, dia 14, o time de General Severiano mede forças com o Figueirense pela Copa do Brasil, no Rio. 

O JOGO

O Bragantino foi melhor durante o entediante primeiro tempo. Logo aos 5 minutos, acertou o travessão de Jefferson num chutaço de Alan Mineiro. No minuto seguinte, porém, o Botafogo respondeu com Rodrigo Pimpão, que recebeu na entrada da área e chutou. A bola tinha caminho certo: o ângulo. Mas o goleiro Douglas fez boa defesa e mandou para escanteio. 

Com posse de bola, o Bragantino trocava passes. Aos 11', Rodolfo, de muito longe, chutou na direção do gol, mas a bola passou por cima da trave de Jefferson. Aos 20', Jocinei cobrou falta para defesa tranquila do melhor goleiro do Brasil. O Massa Bruta, como é conhecido o Bragantino, encontrava dificuldades para chegar ao ataque, mas seguia trocando passes, o que ocasionou as várias faltas sofridas por seus jogadores. As opções eram os chutes de longa distância. 

Aos 31', Alan Mineiro soltou uma bomba. A bola bateu na rede pelo lado de fora, assustando o Botafogo, que nada criava no jogo. O Bragantino apertava a marcação. Aos 34', Alan Mineiro sofreu falta. O volante cobrou mas o goleiro Jefferson, de forma segura, fez a defesa. 

Aos 37 minutos, Willian Arão cometeu falta e foi expulso levando o cartão vermelho direto injustamente. O árbitro exagerou. O cartão amarelo já bastava. Se a situação do Botafogo era ruim no jogo, com um jogador a menos, piorou. Aos 41', Roger Carvalho cometeu pênalti em Alemão. Para sorte do Glorioso, no minuto seguinte, Jobinho cobrou e errou. A bola bateu na trave. Aos 43', foi a vez de Alemão, que sofreu o pênalti, ser expulso da partida por uma agressão ao lateral Thiago Carleto. 

O Botafogo poderia ter aproveitado os vacilos do Braga, que não converteu o pênalti e ainda teve um jogador expulso, porém, aos 45', em bobeada da defesa botafoguense, Jocinei roubou a bola, driblou dois jogadores e bateu cruzado sem chances para a defesa de Jefferson. Bragantino 1 a 0.  Aos 47', o árbitro encerrou o primeiro tempo. 

O Botafogo voltou para a etapa final com mudança no time. O técnico René Simões trocou Lulinha por Camacho. Aos 3', Carleto cruzou para Rodrigo Pimpão, que ficou livre com a bola após furada do zagueiro do Braga. Mesmo sem ângulo, ele finalizou com muito perigo. Aos 5', Luis Henrique arrancou pela esquerda e chutou fraco, facilitando a defesa do goleiro Douglas. 

Aos 7', Jefferson fez milagre (o que é normal). A zaga do Botafogo afastou e a bola sobrou para Alan Mineiro, que bateu no canto, colocado. O mito saltou e fez bela defesa. O Bragantino fazia uma blitz no meio-campo do Bota. Insatisfeito com a atuação do time, René Simões fez outra substituição na equipe carioca: saiu Luis Henrique para a entrada de Sassá. Aos 13', Diego Giaretta arriscou de longe mas a bola foi por cima do gol de Douglas. Aos 16', Pimpão sofreu falta perto da grande área. No minuto seguinte, Carleto cobrou com uma pancada e a bola explodiu na barreira, saindo pela linha de fundo. Quase o empate. Aos 20', o Bragantino respondeu com Roberto, que sem marcação, avançou e soltou uma bomba. A bola tocou na zaga e foi para escanteio. Alan Mineiro cobrou, Luan desviou e Jocinei, de cabeça, acertou o travessão. 

Aos 21', René Simões fez a última alteração na equipe do Bota: Diego Giaretta foi substituído por Fernandes. Aos 22', Tomas recebeu de fora da área e bateu colocado. A bola passou muito perto do ângulo. Seria um golaço. Aos 23 minutos, Tomas, novamente chutou. A bola desviou em Luan e ia entrando no canto. O goleiro Douglas esticou-se e salvou. Rodrigo Pimpão quase chegou antes para fazer o gol. Passado o raro momento de lucidez do Botafogo, o Bragantino voltou a arriscar com cruzamentos seguidos na área do Glorioso. Camacho desabou no gramado aos 37 minutos e saiu sem condições de jogo. O Bota voltava a ter um jogador a menos na partida. 

Aos 42', mesmo com nove em campo, o Botafogo pressionava em busca do empate. Fernandes acertou uma bomba de fora da área para defesaça de Douglas, que espalmou. Segundos depois, Carleto cruzou e achou Pimpão livre na cara do gol, mas o atacante furou na hora de finalizar. Foram duas ótimas chances em menos de um minuto. 

             Rodrigo Pimpão lamenta gol perdido no fim. (Foto: Mauro Horita/LANCE!Press/Agif)

O Bragantino passou a controlar a bola até o fim do jogo, que foi encerrado aos 47'. 

OBSERVAÇÕES

Dos últimos 15 pontos disputados, o Botafogo fez apenas 5. Foram 2 empates, 2 derrotas e apenas 1 vitória. O rendimento caiu. 

A cada jogo o nível piora; são atuações ridículas. Não há padrão, jogadas trabalhadas...

Mais uma vez o Bota não aproveitou o tropeço dos rivais diretos. Caso vencesse, abriria vantagem e acumularia gordura, o que seria essencial. Por sorte ainda é líder. 

Sábado, o jogo é EM CASA, onde segue INVICTO. Ao lado da TORCIDA, espero que o time reencontre o caminho das vitórias. 

FICHA DO JOGO

Bragantino 1
Douglas, Alemão, Gilberto, Luan, Roberto; Everton Dias, Bruno Costa, Jocinei (Sandro Silva), Alan Mineiro; Rodolfo (Diego Maurício), Jobinho (Chico). Técnico: Wagner Lopes. 

Botafogo 0
Jefferson, Luis Ricardo, Renan Fonseca, Roger Carvalho, Thiago Carleto; Diego Giaretta (Fernandes), Willian Arão, Tomas, Lulinha (Camacho); Rodrigo Pimpão, Luis Henrique (Sassá). Técnico: René Simões. 

Estádio: Nabi Abi Chedid (SP).
Árbitro: Avelar Rodrigo da Silva (CE).
Assistentes: Anderson Moreira (CE) e Daniel Cotrim (PR).
Cartões amarelos: Renan Fonseca, Luis Ricardo, Fernandes e Sassá (Botafogo).
Cartões vermelhos: Alemão (Bragantino); Willian Arão (Botafogo).
Público: 1.356. 
Renda: R$ 23.620,00. 

Acompanhem-me no Twitter: @biel_dluca

Postar um comentário

0 Comentários